em Colunistas, Valéria Vargas

Sabemos que a indústria da beleza não para de crescer no mundo. Segundo dados de pesquisa de mercado  da Euromonitor International (2019), o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais, atrás apenas de países como Estados Unidos, China e Japão. Acompanhar o que as marcas nacionais e internacionais estão fazendo mundo afora durante a pandemia mundial é um tanto desafiador e ao mesmo tempo importante para os profissionais que apostam no crescimento deste setor.

Apaixonada por este segmento há 33 anos, nos úlitmos meses destaco  algumas movimentações importantes nas empresas. Começo a falar sobre a abertura da loja física Natura & CO em Kuala Lumpur, na Malásia. Com a expansão da empresa, após a compra da Avon, é natural que a marca tivesse em seus planos alcançar a ásia, pois é o maior mercado de beleza seguido por Estados Unidos e Brasil. Então, nada melhor que aterrissar em solo asiático.

Ainda com alguns desdobramentos nas ações das marcas durante a pandemia, percebemos o aumento de acesso ao e-commerce de varejo no Brasil que teve uma crescente. Notícias quentinhas sobre Inteligência Artificial chegou aos consumidores depois que a Givaudan anunciou o robô que acelera o desenvolvimento de fragrâncias. Fantástico, porque o processo que imaginávamos estar muito distante de se concretizar, chegou até nós. Além disso, a marca brasileira Água de Cheiro tem um novo plano de negócios, com parcerias importantes entre marcas e cria um container de beleza onde a consumidora terá uma experiência única. Quem não se lembra de Absinto e Água Fresca, itens teens nos anos 80 e 90? Bem nostálgico…

Já na área internacional de beauté e cosméticos, o grande destaque foi o que a marca japonesa Issey Miyake fez ao reeditar o seu principal perfume. A empresa reaproveitou a icônica tampa de metal que virou um segundo perfume ideal para carregar na bolsa. Já a marca francesa Sephora expandiu a categoria Clean At Sephora de olho nos negócios do mercado online.

Outra grande movimentação no setor foi sobre o rapper americano Kanye West  lançar uma linha de cosméticos. A Yeezy Beauty irá produzir diversos produtos de beleza como maquiagens, cílios postiços, máscaras faciais, cremes hidratantes, óleos corporais, gel de banho, cremes depilatórios e esmalte para unhas.

Para finalizar as novidades deste ano, a marca francesa Estée Lauder nomeou Jane Lauder, como Vice-Presidente Executiva da empresa, além de Michelle Freyre assumir o comando da marca Clinique, antes exercida por Jane. A notícia é de grande importância para o setor, pois sabemos que cargos de liderança feminina ainda é tímido nas grandes corporações. Mundialmente, apenas 50% das mulheres estão representadas na força de trabalho global, comparadas a 76% dos homens.

Valéria vargas

Colunista

Valéria Vargas – CEO da agência VV4PR Comunicação e Estratégia, apaixonada pelas relações humanas e marcas. Viajante, RP conectada com o mundo e pronta para unir e reunir marcas e pessoas, sempre com olhar atento ao integrar a comunicação o marketing e o cliente nos 360o.

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