em Notícias

Uma expressão muito usada atualmente é “de raiz”. Significa que aquilo a que se atribui tal palavreado é original, feito de forma tradicional, o “das antigas” no melhor dos sentidos. Pois se tivéssemos que elencar indústrias brasileiras de beleza “de raiz”, com certeza a Aneethun estaria no top 3. Sua história – e lá se vão 25 anos – se mistura com o próprio crescimento do setor, em especial dos cosméticos capilares. E mescla elementos clássicos do sonho brasileiro: muita luta, muitos altos e baixos, uma fibra inquestionável, criatividade diante das maiores adversidades e paixão, muita paixão pelo segmento. Para falar – um pouco mais – sobre esta fórmula de sucesso, líderes de duas gerações, Roberto Amaral e Victor Amaral

 

 Quais os valores que guiam a marca?

Nosso princípio básico é a admiração pelos profissionais de beleza de todo Brasil. São eles que fazem dos nossos produtos as grandes transformações na vida das pessoas. Nosso compromisso em produzir com excelente relação custo-benefício, vem com intuito de atender aos nossos clientes, salões de beleza, para que tenham melhor rentabilidade com a venda de nossos produtos. Prezamos sim pela inovação, excelência no atendimento, responsabilidade ambiental e social, mas mais ainda, prezamos por estes grandes parceiros.

 

Poucas marcas são tão longevas. Qual o segredo de se viver tanto e bem?

O mercado de beleza é gigante, mundial. Temos muitas marcas oferecendo diferentes tipos de produtos e serviços para atender as diversas expectativas existentes em cada consumidor. Mas, nós, sempre prezamos por algo maior: alimentar e cuidar dos nossos relacionamentos com as pessoas. Enxergamos quem está por trás dos nossos números mensais e acreditamos que é nessa sensibilidade que mora nossa longevidade. Além de entender quais são as verdadeiras necessidades a serem atendidas por uma marca essencialmente brasileira.

 

Qual a sensação de celebrar 25 anos muito bem vividos de uma marca?

É incrível! Principalmente se olharmos para a nossa trajetória e levarmos em consideração o início de tudo e a evolução gradual, honesta e ascendente pela qual passamos em todo esse tempo. Comemorar nossas bodas de prata com a qualidade do que levamos aos salões e consumidores desde sempre, é de uma satisfação imensurável.

 

Estamos vivendo tempos inimagináveis. O que a marca tira como lição de tudo isso?

Ainda estamos processando todas as repentinas mudanças como toda empresa, marca ou indivíduo. Mas começamos pelo desafio de prezar por quem esteve junto conosco até aqui. Os salões de beleza, cabeleireiros e profissionais da beleza, parceiros diversos e nossos colaboradores que por todo o tempo de nossa existência já se tornaram uma grande família. Esperamos passar por tudo isso ao lado de todos eles e aprendendo juntos a nos reinventar, mantendo nossos laços fraternais e a estabilidade de negócios guiados por boas práticas.

 

A marca é conhecida por dar muito valor ao seu material humano. Parceiros são parte do sucesso?

Sem sombra de dúvida! Nossa ampla e valiosa relação com nossas franquias não é segredo pra ninguém. Consolidamos-nos no mercado por meio desse modelo de negócio e prezamos muito esse vínculo que passa por afeto e admiração aos que conduzem a marca por todo país. Mas há também os muitos salões e profissionais da beleza, que além de confiar seus procedimentos a qualidade dos nossos produtos, amam a Aneethun com uma intensidade inacreditável. E nós, sabendo disso, buscamos sempre retribuir essa dedicação da melhor forma possível.

 

 

 

 

A concorrência na área da beleza (em especial a de produtos capilares) é gigante. Como crescer e aparecer neste mundo tão competitivo?

A concorrência é um estímulo para aprimorarmos cada vez mais nossa produção e atendimento. Os nossos produtos são elaborados pensando na busca constante de tratamentos inovadores que façam a diferença no lavatório e na vida do consumidor. O nosso relacionamento é outro diferencial. Buscamos oferecer o melhor aos clientes (profissionais da beleza), criando um vínculo duradouro. Preocupamo-nos em ter um relacionamento estreito com nossos parceiros, superando as expectativas e encantando cada um. Ou seja, vamos muito além de apenas atender as necessidades com nossos cosméticos, estamos atentos aos detalhes. E para este atendimento diferenciado, proporcionamos treinamentos para as equipes de consultores que se tornam multiplicadores da marca. Nossos programas de educação buscam fortemente capacitar os profissionais, nos quais falamos sobre os nossos produtos e ampliamos o conhecimento em gestão de salão, técnicas de cortes, descoloração e tratamento.

 

Qual o segredo da entrega de produtos de qualidade com preço justo? Como fazer a conta fechar?

Hoje somos uma empresa com 60 franquias e 70 mil salões atendidos. Temos alta capilaridade que favorece a escala de produção e negociação de insumos de qualidade, que nos leva a um excelente produto por um preço justo. Somado a isto, oferecemos um atendimento especializado e a experiência com uma marca brasileira que tem reputação de 25 anos, onde o que conquistamos foram consumidores apaixonados por Aneethun.

 

Como sobreviver como empresário em um país como o Brasil, do tamanho de um continente e com diferenças regionais enormes?

É um grande desafio, mas acreditamos que com um trabalho focado nas pessoas, conseguimos criar uma rede de parceiros em todo o país. Temos os empresários das franquias que são grandes aliados e deles chegam informações que norteiam decisões que respeitam a especificidade de cada região.

 

O que dizer de um ano como 2020?

Estamos no 1º semestre de 2020 e já podemos dizer: que ano! Ninguém esperava algo avassalador como a Covid-19 (doença originada pelo coronavírus), mas ela veio para que todos nos reinventemos. Talvez o que tem importância hoje, possa não ter amanhã. Todos voltaremos diferentes. Mas para a Aneethun, a cooperação e união com e entre franqueados, equipes internas, parceiros da beleza, fornecedores e consumidores, será o ponto forte neste retorno.

 

O que esperar de 2021?

Acreditamos que vai ser um ano de grandes desafios para todo mundo. Novos hábitos de comportamento e consumo, e esperamos que para melhor em todos os sentidos.  Mas sabemos da conexão e confiança existentes entre nós, nossos clientes e parceiros. E após esses 25 anos de história, estamos prontos para escrever mais capítulos na companhia de todos eles. Juntos iremos nos reinventar e fazer o que for preciso para continuar como sempre fizemos.

Qual a mensagem da Aneethun para o mundo da beleza neste momento tão delicado?

Honestamente, é difícil pensar em uma palavra ou expressão que possa confortar todos os corações espalhados pelo Brasil. Mas nossa marca sempre foi,acima de qualquer coisa, uma crença de que somos capazes de redescobrir as formas de encontrar beleza todos os dias. E isso também vale para momentos como esse. Olhe para você, para as pessoas, as boas coisas que têm sido realizadas e tente se manter confiante. Como profissional é hora de se reinventar. Como ser humano de repensar. E para ambos, esperamos que você conte com a Aneethun.

Matéria de Deise Garcia para HM 26 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar