Aproximação de empresas e investimento em educação e tecnologia são tendências para o mercado brasileiro de beleza em 2021 - HM em Revista
 em Colunistas, Robson Trindade

Em um ano com um recorde de fusões e aquisições, a aproximação de empresas é uma tendência que chega ao mercado de beleza, junto com o investimento em educação e os cuidados com o meio ambiente, buscando novas oportunidades para profissionais que buscam um novo fôlego para voltar a crescer.

A pandemia trouxe um cenário inusitado para o mercado de modo geral. Em um novo mundo, os mais diversos tipos de profissionais se viram diante de uma necessidade de adaptação que poderia influenciar diretamente na sobrevivência de suas empresas. Especificamente no mercado de beleza, onde mais de 375 mil salões fecharam as portas em 2020, segundo dados da ABSB (Associação Brasileira de Salões de Beleza), encontrar novas oportunidades se mostra ainda mais urgente.

De acordo com o relatório The Future 100, desenvolvido pela Wunderman Thompson Intelligence, o setor de beleza deve passar a ser considerado, em 2021, como parte de um movimento em busca de bem-estar. O relatório destaca, ainda, que o período de isolamento levou as pessoas a novos conceitos de beleza. As buscas por produtos para cuidados com a pele, por exemplo, cresceram 68% no primeiro semestre de 2020, de acordo com estudo realizado pela agência Corebiz, de São Paulo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABIHPEC), o Brasil se mostra consolidado e equilibrado no setor de beleza, mostrando crescimento, ainda que pequeno, durante a pandemia. A Revista Forbes, em Janeiro de 2021, divulgou uma matéria com as previsões de sete especialistas nesse mercado, que apontam para a necessidade de os profissionais de beleza investirem em conhecimento e inovação, aproveitando a solidez do mercado brasileiro para voltar a crescer através de uma estratégia bem desenvolvida.

Diante desse cenário, profissionais como Robson Trindade e Glauber Serafim vêm trabalhando para aproximar empresas, unir negócios e construir novos caminhos através do investimento em educação. Esse movimento de união de interesses entre empresas tem mostrado resultados positivos. De acordo com dados divulgados pelo Correio Brasiliense, fusões e aquisições cresceram 14% no ano de 2020, em comparação a 2019, atingindo o maior volume histórico para esse tipo de operações no Brasil.

Uma iniciativa que vem apresentando crescimento no setor de beleza brasileiro foi idealizada pela 3,2,1 Beauty. A empresa trabalha com o objetivo de abrir as portas para salões que, passando a fazer parte de sua rede, recebem treinamento para os profissionais, acesso a ferramentas e estratégias de marketing e o direito de uso da marca 3,2,1 Beauty. Na prática, o processo é semelhante à aquisição de uma franquia, com a diferença de que os profissionais que entram para a rede geralmente já têm um salão e buscam um novo fôlego para voltar a crescer. Atualmente a rede já conta com 95 salões entre estabelecimentos de rua, dentro de condomínios e em ambientes corporativos. A meta estabelecida por Cecília Ribeiro e Luciana Vida, criadoras da marca, é chegar a 2.000 salões.

Mestre, doutorando e Professor de Visagismo Robson Trindade, líder responsável geral pelo Visagismo da CNN – Brasil, Diretor Educacional e Técnico da 3, 2, 1 Beauty, Diretor Artístico para América Latina da Sensùs/Colorando, junto com Glauber Serafim, cotado entre os 23 hairstylists mais conhecidos do mundo em 2018 pelas mídias internacionais e pela Revista Forbes, ressaltam a importância do investimento dos profissionais de beleza em educação para alcançar bons resultados em 2021. Os dois profissionais se uniram à 3, 2, 1 Beauty, sendo responsáveis pelas diretorias educacional e técnica e treinando todos os profissionais que fazem parte da rede. A ideia é fazer com que todos esses indivíduos, que ocupam as mais variadas posições dentro de um salão, indo da recepção aos procedimentos mais complexos, possam se aprimorar com procedimentos técnicos padronizados.

Outra tendência que ganha cada vez mais espaço entre as indústrias de cosméticos nacionais e internacionais é o uso de produtos veganos, sem testes em animais e com todos os cuidados com o meio ambiente. A Sensùs, marca italiana que acabou de chegar ao Brasil, é um exemplo desse tipo de política ambiental. Uma das maiores produtoras de cosméticos do mundo, com mais de 150 milhões de tubos fabricados por ano, a empresa aposta no mercado brasileiro sob a orientação dos seus embaixadores Robson Trindade e Glauber Serafim.

Trabalhando à frente das duas marcas citadas, Robson e Glauber vislumbraram a possibilidade de construir mais uma aproximação entre empresas, com o intuito de alcançar resultados mais expressivos do que seria possível individualmente. A dupla revela que houve uma construção de inteligência estratégica para chegar a esse cenário de aproximação entre Sensùs e 3, 2,1 Beauty. Como profissionais e em uma franca relação de pai e filho, eles se unem para construir um grande projeto educacional, técnico e artístico que contempla a união de conhecimento, gestão administrativa e tecnologia cosmética.

Ainda no primeiro semestre de 2021, em Recife, Robson e Glauber participam de um evento que oferecerá prêmios como reconhecimento dessas três frentes. A 3, 2,1 Beauty é premiada como a empresa no mercado de beleza brasileiro que mais cresceu no último ano, em plena pandemia; a Sensùs Colorando como a empresa de técnica cosmética que mais trouxe inovações para o mercado nos últimos 12 meses; e Robson e Glauber são reconhecidos pela visão de negócios e a maneira com que eles uniram os interesses em gestão, as necessidades de produtos veganos e as carências educacionais do mercado.

 

Referências:

 

https://321beauty.com.br/profissionais

https://colorando.com.br/

https://globalfashion.academy/en/

https://321beauty.com.br/

https://ndmais.com.br/economia-brasileira/375-mil-saloes-de-beleza-no-pais-fecharam-as-portas-na-pandemia/

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/01/4903549-pwc-fusoes-e-aquisicoes-batem-recorde-historico-de-operacoes-em-2020.html

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39048/conheca-as-tendencias-para-o-mercado-de-beleza-em-2021.html

https://www.terra.com.br/noticias/dino/mercado-da-beleza-apresenta-novas-tendencias-para-2021/

https://negociossc.com.br/blog/o-surpreendente-mercado-de-beleza-no-brasil-e-seu-publico

https://forbes.com.br/forbeslife/2021/01/7-especialistas-preveem-as-maiores-tendencias-da-industria-de-beleza-para-2021/

Robson Trindade

Colunista

Mestre e Doutorando em Visagismo, no departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD-PUC/SP. MBA, Pós-Graduação, bacharelado, Graduação e Cursos de Extensão. Formação em Administração, Direito, Marketing, Empreendedorismo, Novos Negócios e Master em Negócios da Moda. Especialização em Pensamento Visual da Moda. Professor e Coordenador do curso MBA Visagismo Negócios e Projetos para Imagem Pessoal. Faculdade Monitor Pioneiro no Visagismo acadêmico.

CEO – Criative Man, Birô de Visagismo/Red Team – Consultoria de Imagem Beleza & Estilo.
Diretor Artístico do Beauty International Academy – www.Bia2020.com
Presidente e Sócio Vitalício e incentivador da A.N.V. Associação Nacional dos Visagistas.
Membro do CriativusLab.

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