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São décadas de inovação e de amor pela beleza. Por meio de sua marca-líder, a Inoar, Inocência Manoel fala – sempre de maneira franca e direta-como é usual – sobre suas conquistas, seus sonhos, suas apostas e seus planos para o futuro próximo

Deise Garcia (@deisegarcia)

A INOVAÇÃO DAS FÓRMULAS NO BRASIL

O Brasil é um imenso laboratório para o desenvolvimento de produtos capilares. A miscigenação do país possibilitou a formação de tipologias capilares bastante abrangentes, onde as raças americana, europeia, asiática e africana trouxeram características, hábitos de cuidado e necessidades muito diversas e complexas. Além disso, estamos localizados geograficamente em um local com muita exposição solar e, ao mesmo tempo, com matérias-primas ricas e uma cultura que “põe a mão na massa” para criar seus próprios tratamentos.

A inovação aqui nasce no nosso quintal. Temos terra fértil e criatividade fértil, e eu sempre tive essa inquietação no meu DNA. Tanto que foi assim que criei um dos primeiros produtos que fizeram sucesso em nossa marca. Eu simplesmente não me satisfazia com produtos caros e importados quando sabia que podia fazer melhor “dentro de casa”.

Eu penso que inovar também tem a ver com ouvir as demandas e, sem dúvida nenhuma, essa é uma característica da Inoar. Nós sempre estivemos muito atentos ao que o consumidor deseja, até mesmo antecipando tendências, porque nascemos assim, sem muitos layers entre nosso público e a gente.

Não somente nas fórmulas, a Inoar sempre inovou na forma de apresentar seus produtos, com frascos inteligentes, com o uso do vidro para o óleo de argan, por exemplo, muito antes disso se tornar comum no mercado. Também inovamos ao comunicar a marca, com campanhas de pessoas reais usando o produto muito antes de grandes players internacionais usarem isso como estratégia.

Para a gente, inovar tem a ver com a forma com que você impacta de maneira positiva a sociedade, para além do produto.

O compromisso com a inovação é marca da Inoar Cosméticos. A principal característica da empresa, que fez com que a gente tenha reconhecimento nacional e internacional, é o pioneirismo.

Para você ter uma ideia, é um de nossos marcos o lançamento da primeira escova progressiva sem formol do mercado. Fomos a primeira empresa a utilizar o ácido glioxílico como redutor de volume, em 2010, uma das maiores descobertas do mercado, levando o nosso país a um elevado patamar também em cosmetologia.

Hoje o mundo inteiro utiliza este ativo em suas composições, incluindo grandes multinacionais como a KAO e a L’Oréal.

Porém, muito antes disso a Inoar, em uma iniciativa própria, submeteu no dia 15 de maio de 2014 o ativo ácido glioxílico à análise da COSING (European Commission Health and Consumers Cosmetica), órgão estratégico de regulação na Europa, que revisou as funções desta matéria-prima

No dia 3 de setembro de 2014, obtivemos a resposta com um agradecimento e o comunicado que, além de acidificante (que equilibra o PH), o ácido glioxílico passaria a ter a função de antistático e ondulação ou alisamento de cabelos e segue liberado para fabricação e vendas no continente.

Importante lembrar que este ativo foi incluído na Cosing com função alisante dos cabelos graças a uma solicitação da Inoar Cosméticos, conforme o e-mail transcrito abaixo:

“Cara Sra. Inocência/Inoa ,Obrigado por chamar nossa atenção para este assunto. Gostaríamos de informar que o banco de dados Cosing, o banco de dados da Comissão Europeia com informações sobre substâncias e ingredientes cosméticos, é regularmente atualizado com denominações INCI e todas as informações (CAS, CE, Funções, etc. e tal) divulgadas pelo Conselho de Produtos de Cuidados Pessoais (PCPC), que é responsável por tal classificação.

Verificamos no banco de dados do Conselho de Produtos de Cuidados Pessoais (PCPC) a informação relacionada com o seu ingrediente “ácido glioxílico” e confirmamos que atualizamos suas funções no banco de dados Cosing como relatado na base de dados PCPC.”

Então este ativo, um verdadeiro sucesso na Europa, foi incluído também no PCPC (Personal Care Product Council) – uma associação da indústria americana de cosméticos − com função alisante dos cabelos.

Ele está regulamentado pelo FDA desde 2018, é aceito como Ácido AHA (orgânico de plantas) na comunidade científica desde começo da década de 50. Ainda, é aceito até 30% PURO em produtos capilares. Diversos estudiosos divulgam amplamente que apenas no Brasil o ácido glioxílico não é liberado para o alisamento.

EUA, Japão e Canadá têm poucas restrições e o Ácido Glioxílico participa de listas positivas. Variam os tipos de teste de segurança e os fabricantes podem escolher que tipo de teste realizar.  Destaque para o Japão, que tem uma categoria adicional de “quase-drogas” com regulamentação mais cautelosa do que outros cosméticos. Na COLIPA, órgão sanitário que regulamenta todo o bloco UE, o Ácido Glioxílico também participa de lista positiva que facilita sua fiscalização. A ASEAN (Associação das Nações Unidas do Sudeste Asiático, o Mercosul e as regiões da Comunidade Andina (Pacto Andino) utilizam o modelo europeu, havendo variações apenas nos tipos de estudos para comprovação de segurança na formulação final.

Hoje vemos as indústrias usando a matéria-prima que partiu de uma descoberta da Inoar, algo que fazemos há mais de uma década para os produtos de exportação. A indústria de cosméticos gasta milhões por ano investindo em pesquisa e novos produtos, mas no Brasil, são mais de 10 anos aguardando ainda a liberação do ácido glioxílico como alisante pela reguladora nacional.

Desde 2017 estamos estudando essa matéria-prima, não é de hoje. Sempre fizemos pesquisas em torno deste ativo. A Inoar tem diversos estudos que comprovam a segurança do ácido glioxílico, que foram anexados a outros testes feitos por laboratórios renomados internacionalmente e com pesquisas premiadas e enviados aos órgãos reguladores brasileiros pela ABC e ABHIPEC.

O mundo inteiro tem se beneficiado da nossa descoberta, um marco na indústria nacional e internacional, uma revolução que aquece a economia, gera muitos empregos e que, infelizmente no Brasil, ainda não pode ser utilizada.

Tanta agilidade e o pioneirismo, características marcantes da Inoar, se alinham às ações para o desenvolvimento sustentável propostas pela ONU no Pacto Global, do qual somos participantes.

Graças às descobertas da Inoar, os tratamentos capilares à base de ácidos são um novo marco na indústria, sem dúvida a maior transformação cosmetológica dos últimos tempos, tanto que estamos lançando em 2022 mais um produto que irá revolucionar o mercado: Inoar Vegan Revolution Smooth, 100% vegana e botânica, sem formol, com ativos e protocolos patenteados e um sistema de tratamento multifuncional, que permite aos profissionais diferentes resultados: do alisamento duradouro até o crespo bem definido, com um só produto.

Infelizmente, o produto, pelas questões que expus acima, ainda não poderá ser comercializado no Brasil, mas está pronto para a exportação. Sorte dos países que vão levar a nossa tecnologia revolucionária, não é?

O MERCADO DE BELEZA PROFISSIONAL NO BRASIL PÓS-PANDEMIA

Não é novidade para ninguém que o mercado de beleza brasileiro é um dos maiores do mundo. Diversas fontes diferentes de pesquisa, entre elas a Euromonitor, comprovam que somos o 4o mercado mundial consumidor de hair care e essa característica não mudou completamente com a pandemia, mas obviamente se transformou. Nosso setor seguiu em crescimento graças à criatividade e agilidade em migrar os serviços e produtos para a nova realidade.

Não podemos negar que 2020 e 2021 deixaram marcas profundas em todos os setores, mas a Inoar chegou até aqui íntegra, produzindo, trabalhando muito para driblar o cenário devastador causado pela pandemia. Sempre trabalhamos com criatividade para vencer. Não ficamos paralisados, pelo contrário: a gente se movimentou para poder pensar em novos caminhos e agora os frutos estão aí: novas linhas, novas marcas e prêmios.

Uma das coisas que a pandemia trouxe de mais significativo, e que vai ficar na vida das pessoas é a importância do autocuidado. Trancadas em casas, as pessoas encontraram-se consigo mesmas como nunca. Houve um movimento de aproximação de valores essenciais, do cuidado consigo mesmo e com aqueles que você ame, e isso foi fundamental para vencer as agruras do lockdown.

Foi neste momento que a Inoar, empresa criada por mim e por meu filho Alexandre Nascimento Manoel Aroza, adquiriu a marca Banho a Banho, um ícone dos anos 80.

Pensamos em trazer memórias para esse momento de autocuidado. Essas lembranças citadas em nossas pesquisas foram o ponto crucial para nossa criação: entendemos que a marca traz uma conexão com a família. Ou seja, a Banho a Banho tem todos estes atributos intangíveis que faz com que se diferencie dos seus concorrentes. Isso nos deu certeza de ir por este caminho criativo.

É isso que queremos com este trabalho de resgate de Banho a Banho: uma lembrança involuntária, que desencadeia memórias positivas, de aconchego, da casa da sua infância. Tudo isso aliado às novas fórmulas, que trazem o que há de mais atual e seguro em termos de cuidado de higiene pessoal.

Por outro lado, o mercado profissional também passou por mudanças profundas, com muitos cabeleireiros, hair stylists e profissionais de salão que tiveram que reinventar a forma de trabalho, utilizando novas plataformas para realizar atendimento on-line, por exemplo. Essa retomada tem sido gradativa. É com um olho nos aprendizados do passado e outro no futuro que vamos seguir daqui para a frente.

A CONCORRÊNCIA ENTRE AS MARCAS BRASILEIRAS E AS INTERNACIONAIS

Me sinto muito privilegiada por criar uma marca aqui no Brasil, o país com maior número de tipos de cabelos no mundo, conforme dados da Abihpec.

Somos um verdadeiro laboratório de estudos de tipos capilares e matérias-primas e é muito enriquecedor ter tudo isso somado aos nossos consumidores, exigentes e extremamente informados.

O que poderia ser um desafio é uma vantagem gigantesca para mim, tanto que a concorrência não abala, apenas nos motiva, pelo respeito que tenho à indústria e aos seus líderes.

Além disso, as marcas brasileiras são muito valorizadas no comércio exterior. A Inoar ganhou grande notoriedade nos mais de 45 países em que atua pela qualidade dos produtos e inovação nas técnicas de tratamentos.

A mulher brasileira tem uma relação de amor com seu cabelo e está sempre fazendo algum tipo de tratamento. Ela investe tempo e dinheiro para cuidar ou transformar seus fios, isso de forma rotineira.

Então a gente não exporta só produtos, mas uma verdadeira cultura de amor aos cabelos, que, aliás, é a essência da Inoar. Toda essa paixão se reflete nos nossos produtos.

E, de novo, acredito que lá fora os profissionais e distribuidores têm aproveitado os nossos produtos ao máximo, muito mais do que podemos usar aqui, devido às restrições do Brasil. Ou seja, a gente exporta a nossa tecnologia, nosso conhecimento e nossa excelência para os maiores centros comerciais – muita gente tem se beneficiado disso.

A CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL BRASILEIRO NO QUESITO TÉCNICO

O profissional brasileiro também é motivo de orgulho para a gente, além de ter sido parte da história da Inoar – afinal eu fui cabeleireira, dona de salão, antes de fundar a companhia com meu filho, Alexandre.

Mas a verdade é que, até mesmo pela demanda dos clientes, a gente nunca para de estudar, de se capacitar.

Se antes os profissionais brasileiros tinham que sair do país para fazer cursos, hoje são responsáveis por ministrar vários cursos fora do Brasil. Nós criamos mais que produtos, mas muitas técnicas e protocolos de uso de produtos, tratamentos que fazem sucesso no mundo.

Isso faz com que a indústria mundial volte os olhos para o Brasil quando se fala em cosméticos capilares, o que nos proporciona oportunidades de expansão para mais países e o fortalecimento da nossa marca.

O ESTILO BRASILEIRO DE LIDERAR

Engana-se quem pensa que os líderes são aquelas pessoas prontas para qualquer batalha. A liderança, especialmente nos momentos de crise, se mostra quando pessoas conseguem ver novas perspectivas, e conseguem criar apesar dos tempos difíceis.

O melhor remédio para nossas dores é curar as dores dos outros – esse tem sido meu lema.

Aprendemos muito nos tempos de pandemia. É quando você vê a Missão, Visão e os Valores de uma empresa saindo do papel, para se tornarem ações reais e tangíveis, que as empresas devem mostrar aquilo que preconizam. Não podemos ficar no discurso, temos que partir para a ação, sempre.

O DESAFIO DE SER EMPREENDEDOR NO BRASIL

Empreender é difícil no país, não existe receita pronta, manual, coaching ou nada parecido que consiga te transformar em um empresário de sucesso no dia para a noite.

Mas para as mulheres, ainda há mais barreiras na jornada. As metas de Igualdade de Gênero são claras na busca por mais mulheres em cargos de alta liderança, mas na realidade o que se vê ainda é um comando muito masculino, com poucas aberturas para as mulheres poderem ter sua voz ouvida.

Vou dar um exemplo: o mercado de cosméticos é um dos que mais crescem no mundo. E dados do censo americano apontam que, no mundo do consumo, uma mulher pode valer por dez homens. Isso porque elas decidem 85% das escolhas de consumo, um número que se torna ainda mais expressivo quando se trata de produtos de beleza.

Porém, a indústria da beleza tem uma média de apenas 29% de liderança feminina em conselhos e equipes executivas, de acordo com o LedBetter Gender Equality Index, grupo de pesquisa que administra um banco de dados e aplicativo que mostra o número de mulheres na liderança

É um paradoxo ter mais homens nos cargos de alta gestão de um setor essencialmente voltado para nós, mulheres.

A questão das restrições aos usos de algumas matérias-primas também é um grande entrave para nós. Poderíamos estar colaborando com mais profissionais, mais salões e mais distribuidores se alguns produtos fossem liberados para comercialização no Brasil.

O IMPACTO DO DIGITAL NOS NEGÓCIOS

O digital nunca me assustou. A Inoar nasceu num ambiente de muitas mudanças, em que a transformação digital veio para somar.

Para a gente, lidar com tudo isso deixa de ser um desafio quando passamos a ver como oportunidades.

E, por mais que a transformação digital ocorra em todos os aspectos da organização, quando ela vem da liderança, a implementação para o resto da companhia acontece de forma natural.

Eu e meu filho, Alexandre Nascimento Manoel Aroza, sempre tivemos isso em comum: adoramos tecnologia, temos plena consciência que as tendências dessa era digital são excelentes ferramentas para a empresa, para o Marketing e para as vendas.

Então essa nova era é muito mais que bem-vinda na Inoar. Aliás, já estamos nela.

A INOAR COMO GRUPO E SEU MAPA DE CRESCIMENTO

A Inoar não para e estamos expandindo globalmente, com muito orgulho. Desenvolvendo cosméticos há mais de uma década, temos um portfólio internacional de produtos para cabelos, além da aquisição da linha Banho a Banho, de higiene.

São mais de 500 produtos cobrindo as maiores demandas e necessidades do segmento de cosmética e anualmente são lançados novos itens, estratégia que vem contribuindo fortemente para o crescimento da empresa no Brasil e no exterior.

Há alguns anos fizemos uma grande modificação de fórmulas, adequando os produtos para composições 100% veganas e com muitos elementos botânicos.

Atualmente a marca está presente em mais de 45 países, número que cresce consistentemente uma vez que os produtos têm excelente aceitação fora do Brasil. Desde 2009 a Inoar também vem aumentado a participação em feiras internacionais e abre novos mercados anualmente, com excelente resultado.

A empresa conta com uma filial Inoar em Miami – EUA, de onde atende os mercados da América do Norte e América Central

Principais países em que a empresa atua:

Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Guiana Francesa, Guatemala, Honduras, Holanda, Inglaterra, Irã, Iraque, Jordânia, Lituânia, Malásia, Marrocos, México, Omã, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Qatar, Rússia, Suécia, Ucrânia, Uruguai. Para a empresa, ver este crescimento além das fronteiras é motivo de orgulho, porém sem nunca deixar suas raízes. Para a Inoar, a essência simples e verdadeiramente brasileira é a base do negócio.

O FUTURO DA BELEZA PELOS SEUS OLHOS

Eu penso que a beleza estará sempre conectada com transformações muito profundas nas pessoas. Pode ser um momento, uma fase da vida, uma necessidade, um motivo, uma inspiração. Mas tem a ver com aquilo que vem de dentro. E, sendo assim algo tão grandioso, que não é puramente estético, mas conectado com a essência das pessoas, eu busco o melhor em cada criação.

Para mim, criar e divulgar procedimentos éticos soma-se à busca do consumidor por mais informações sobre o impacto dos ingredientes para a vida, para o meio ambiente e para os animais.

Todos os novos produtos Inoar vêm sendo criados com esta filosofia e são 100% veganos, ou seja: não são testados em animais e não contêm ingredientes de origem animal. Além disso, estamos trabalhando composições livres de silicones, parabenos ou conservantes sintéticos, buscando, cada vez mais, ingredientes botânicos. Desde 2015 as composições passaram por uma revisão e estão sendo reformuladas para termos uma Inoar cada vez mais verde, em toda a cadeia produtiva.

Verde sempre foi a nossa essência, muito mais que nossa cor. Criar produtos com ingredientes botânicos, naturais e livres de crueldade não se trata de uma tendência, mas sim de uma atitude que diz muito sobre os nossos valores.

Banho a Banho

A marca Banho a Banho, criada pela J&J e atualmente pertencente a Cellera, que detinha as marcas “BANHO A BANHO”, “BANHO A BANHO ADVENTURE” e SHOWER TO SHOWER”, passa a integrar o portfólio da Inoar. Com um investimento de R$ 12 milhões na nova linha, a indústria de cosméticos espera conquistar novos espaços de gôndola dentro das lojas (farmácias, supermercados, perfumarias), gerando maior visibilidade da marca para os consumidores, e maximizando resultados no e-commerce, tanto no Brasil quanto no exterior. Além de manter o desempenho do seu canal online de vendas que quadruplicou durante a pandemia.

“Nossa estratégia para o ano de 2022 é aumentar a participação na área de vendas onde ainda não estamos presentes – produtos de higiene: desodorante, sabonetes líquidos, sabonete íntimo, talco, e fortalecer nossa marca no exterior que deve acontecer com a entrada de Banho a Banho. Para isso, a linha sofrerá uma transformação em relação ao que está hoje, voltando ao seu primeiro visual. Ou seja, a Inoar buscou relembrar os produtos dos anos 80/90, e trará em seu lançamento: Desodorante em aerosol, spray, creme e roll on; Talco, Sabonete íntimo, Sabonete líquido, Óleo Corporal, Hidratante. Outros produtos serão lançados em uma próxima etapa, como por exemplo uma linha infantil vegana”, afirma Inocência Manoel, sócia-fundadora da Inoar Cosméticos.

A nova linha Banho a Banho, como todos os produtos Inoar Cosméticos, será 100% vegana, sem ingredientes de origem animal e sem testes em animais. As fórmulas foram renovadas com o que há de mais atual e seguro em termos de cuidado de higiene pessoal. A tecnologia de ponta da marca brasileira passa a integrar um produto considerado “vintage”.

Crescimento na pandemia

A linha Banho a Banho Inoar não é a única novidade da indústria nesse período de pandemia. Assim como muitas empresas, a marca se reinventou. Segundo Alexandre Nascimento Manoel Aroza, sócio-fundador da Inoar Cosméticos, um dos pilares da estratégia da companhia é a agilidade nos lançamentos.

Além de abrir novas categorias dentro do PDV e conquistar mais espaço nas gôndolas, para aumentar sua competitividade e agilidade no mercado, a marca também investiu no espaço logístico ao mudar de um local de 3 mil m2 para um galpão em Embu das Artes (SP) com mais de 10 mil m2, que trouxe muito mais fluidez e melhor produtividade no dia a dia. Com um número maior de máquinas entre empilhadeiras e transpaleteiras, amplo espaço para separação, conferência e expedição de pedidos.

“A nova estrutura permitiu muito mais agilidade no processo de carregamento e entrega de pedidos e, graças a isso, triplicamos nossa área de montagem de kits e rotulagem, fazendo com que a espera pelo kit montado diminuísse em mais de 95%. Também conseguimos abastecer 20 caminhões de uma só vez ao invés de 3. Isso também impactará nas nossas exportações, que fazem parte do nosso plano estratégico”, reforça Alexandre Nascimento Manoel Aroza, da Inoar, marca presente em mais de 45 países, em todos os continentes.

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