em Colunistas, Roberta Rovella Radichi

A comunicação tem o poder de construir uma imagem forte e sólida de uma pessoa, marca ou empresa. Ela é a responsável por criar uma conexão com o cliente e por passar a mensagem desejada. Sem ela, de nada adianta estimular as relações e gerar novas expectativas e experiências. Se não for bem consistente, pode fazer tudo que já foi feito ruir.

O segredo? Digo sempre que tudo começa na forma como essa comunicação é realizada. É preciso entender o momento, ter habilidades para conduzir as notícias da melhor forma possível, ter relacionamentos que vão ajudar em situações decisivas, comprometimento e o principal: ter um excelente estrategista pensando para você. Contar com um especialista capaz de criar cenários, possibilidades e ações de alto e imediato impacto para o seu negócio vai te ajudar muito e, o assessor de imprensa é essa pessoa.

O que faz um assessor de imprensa?

Antes de tudo é fundamental que o assessor de imprensa conheça e acredite profundamente na atividade do seu cliente. Só assim será possível convencer as pessoas de que a mensagem que quer passar é importante. Um bom assessor tem o dom da negociação. É função dele “vender” a notícia, elaborar planos, soluções e ferramentas para entregar resultados. Mas, vale lembrar que o marketing precisa estar alinhado com o propósito e com a estratégia do cliente e que trabalhem unidos. Se não tiver uma equipe coordenada a divulgação ficará comprometida. Quando uma empresa decide contratar uma assessoria de imprensa ela deve ter em mente que esse serviço é um poderoso meio de exposição e esse trabalho vai desde colocar uma marca ou produto nos principais canais de comunicação do país como tvs, jornais, revistas, sites e rádios até o gerenciamento de crise e de imagem do seu negócio.

Como escolher uma assessoria de imprensa?

Comece pela seleção natural de compatibilidade da assessoria com o seu negócio. Não adianta você ter uma marca de beleza ou saúde e sua assessoria ser especializada no setor automotivo, por exemplo. Os contatos, a linguagem e a abordagem são diferentes, sem contar nos relacionamentos. Feito isso, pesquise mais sobre as assessorias que selecionar, pergunte para conhecidos, acompanhe nas redes sociais, agende reuniões, entenda o que podem te oferecer e principalmente, atente-se, se vocês tem sinergia e propósitos parecidos. Acredite, isso é imprescindível! Agora, que a decisão foi tomada, é importante que tenham contato permanente, que seu assessor seja o primeiro a saber de tudo e que você tenha plena confiança no trabalho dele. Por muitas vezes ele será seu conselheiro e terá a missão de apresentar. os melhores caminhos e possibilidades para cada situação.

Roberta Rovella

Colunista

diretora da Rovella & Schultz Boutique Press, agência de comunicação e assessoria de imprensa especializada em beleza, saúde, bem-estar, varejo e lifestyle com 25 anos de mercado e desenvolve projetos de marketing, relações públicas, produção de conteúdo e mídias sociais.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar