em Ana Paula Marçal, Colunistas

Até o final de 2030, no Brasil, o número de pessoas acima dos 60 anos será maior do que o de crianças e adolescentes de até 14 anos. E em 2060, a população acima dos 80 anos será de 19 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pesquisa realizada em 2018. Não sei se todos os empresários se atentaram para esses números, mas eles impactam toda sociedade das mais diversas formas.  Alimentação, saúde, esportes, lazer, turismo, todos terão que se voltar para essa realidade, e não será diferente para o setor de beleza. Então acredito que a chave para o sucesso seja essa: pensar agora nesse target.

A beleza ultrapassou a linha rasa do belo pelo belo, hoje, as pessoas buscam o bem-estar, o sorriso ao se verem em frente ao espelho, independentemente do tamanho do seu manequim, da cor da sua pele, do tipo do seu cabelo, porque graças a Deus, uma parcela do mundo descobriu que cada um tem a sua beleza, e que isso precisa ser respeitado. Um absurdo dizer isso, algo tão óbvio, mas que precisa sempre ser lembrado.

Mas deixando algumas bandeiras do bem de lado, o mercado da beleza é gigante para esse público acima dos 50 anos, isso tanto para homens, como para mulheres, e como a expectativa de vida está cada vez mais alta, as marcas precisam saber: Qual é a dor desse público?  Quais as expectativas de quem hoje tem 50 e como quer chegar aos 80? Qual parte do corpo ele quer trabalhar mais, esteticamente falando: rosto, corpo, cabelo, ou tudo isso junto?

Esse olhar atento é o grande pulo do gato. Mas como identificar essas necessidades? Para as empresas cabe a realização de pesquisas de mercado, que vão mostrar, com precisão os novos nichos e as oportunidades pouco exploradas. Essa pesquisa pode ser feita desde a forma mais simples, como coletar dados em pontos de venda, e nas suas redes sociais, até as mais elaboradas, quando se contratam empresas especializadas.

Seja qual for a opção a empresa conseguirá traçar suas estratégias e, com isso, conhecer e/ou definir seu público alvo. É o que chamamos de persona, uma estratégia que o marketing desenvolve para representar o seu cliente ideal, e a partir da persona, a marca passa a saber a forma correta de chegar no seu público, a idade que ele tem, onde mora, suas necessidades, onde compra. Enfim, hábitos essenciais para ter uma comunicação assertiva. Esse mapeamento é essencial.

Dentro dessa pesquisa, além das informações exclusivas, também é importante observar o mercado, o que a concorrência está fazendo, e o que deixou de fazer. Não é vergonha olhar para fora e ter insights que levarão a novos produtos.

Sabemos que muitas empresas já possuem linhas completas para o consumidor maduro, mas também é sabido que esse mercado tem muito a crescer, e não serão necessários 30 anos para ver o resultado desse investimento.

Segundo o Presidente da Academia Brasileira de Estética e Beleza, Sr. Éverton Lopes, as informações para esse público precisam ser facilitadas, e a abordagem dever ser simples e objetiva, sem elevar o custo final. “Os produtos para jovens costumam ser mais completos, com menos etapas de aplicações, e o mesmo deve acontecer com o público de pele madura, as empresas precisam desenvolver itens que agreguem mais ativos, dispensando o uso de muitos produtos para o mesmo fim, sem tantas sobreposições”, explica Lopes.

Mulheres e homens esperam isso do setor de beleza, de um olhar mais atento e intuitivo, que levarão a grandes oportunidades de negócios.

Sucesso.

Ana Paula Marçal

Colunista

Ana Paula Marçal

Jornalista e assessora de imprensa há 25 anos. Com a minha empresa, APS Consultoria, já desenvolvi os mais variados projetos, para empresas de todos os portes e os mais variados segmentos. A comunicação é minha paixão e os desafios do dia a dia são o meu combustível.

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