Chegou a hora de recomeçar - HM em Revista
 em Colunistas, Lucinha Mauro

2020 nos fortaleceu, apesar de tantos desafios. Quando o novo coronavírus eclodiu no mundo, ele não veio com manual de instruções para vencermos as dificuldades impostas. Não importa o tamanho do salão de beleza, todos nós ficamos vulneráveis e atônitos com tantas mudanças e incertezas.

Ainda que a economia do nosso setor tenha retomado uma lenta trajetória de recuperação, temos que continuar lutando e nunca podemos desistir. Você deve concordar comigo que a pandemia alterou a dinâmica da tomada de nossas decisões. Por isso, resolvi compilar cinco caminhos que podem ajudar nossa prosperidade em 2021:

1 – Não comece sem afinar seu planejamento

Seja qual for o tamanho da sua empresa, tenha em mente o que você pretende com ela em 2021. Se investir, quitar, quanto pode se comprometer mensalmente e o que espera receber. Esse será o primeiro passo do seu primeiro passo.

2 – Identifique os erros frequentemente

É importante não sabotar essa fase. Faça avaliações periódicas e considere os pontos negativos que enfrentou mês a mês. Nem sempre os problemas são financeiros, às vezes, eles acontecem por uma má gestão, erros na equipe e até a falta de organização.

3 – Quais são seus pontos francos?

A resposta dessa pergunta deve pairar na mente de cada empreendedor. Ainda que você tente, nem tudo é possível ou acontece da noite para o dia. Literalmente, não dê passos maiores que suas pernas, nem faça algo que possa comprometê-lo além do possível. Reconheça e reavalie o que ainda precisa e pode melhorar. Isso é válido para todo time.

4 – Não colecione problemas

Tentar resolver um problema colocando outro no lugar, não facilita a vida de ninguém e nem melhora a situação. Esse tipo de erro pode colocar você em uma enrascada. Tente resolver uma questão por vez.

5 – Não gaste além da conta

Não extrapole seu orçamento financeiro com coisas que não dão retorno. Avalie seus gastos sempre que for necessário e corte o que não for prioridade. Sugiro fazer isso trimestralmente.

Ter um salão de beleza não é tarefa fácil, ainda mais difícil é mantê-lo de forma sustentável, sobretudo em tempos desafiadores durante a pandemia, principalmente quando a nossa economia não ajuda. Porém, mesmo com os vários desafios que o empreendedorismo pode oferecer, é possível ter sucesso nos negócios e garantir vida longa à sua empresa.

Lucinha Mauro

Colunista

Lucinha Mauro é empreendedora no setor de beleza há mais de 20 anos. Sua experiência nesta área a transformou em referência no mercado. Desde 2010, é owner das duas unidades do Salão 1838 – um dos endereços mais famosos e conhecidos de São Paulo para serviços de beleza e bem-estar.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar