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As empresas estão sendo obrigadas a uma reinvenção por causa dos efeitos da pandemia. As atividades on-line foram estimuladas, os consumidores passaram a ser mais ouvidos e o comércio eletrônico ganhou força.

É o que constata a diretora internacional de operações digitais da L’Oréal, Lubomira Rochet, em uma entrevista ao jornal Financial Times. De acordo com a executiva, “a crise acelerou profundamente a transformação digital no setor de beleza; no comércio eletrônico atingimos em oito semanas o que de outra forma teríamos levado três anos”.

A L’Oréal acredita que boa parte desse novo comportamento dos consumidores vai continuar mesmo quando o ritmo da Covid-19 arrefecer. Novas ferramentas de marketing como testes virtuais de maquiagem e tinturas de cabelo, além de consultas de beleza personalizadas, por meio de conversas de vídeo, se mostraram fundamentais para a marca diante das lojas fechadas.

Lubomira Rochet afirma que, no início, os consumidores estocaram produtos de cuidado pessoal, como o shampoo Garnier, mas, depois, ao perceberem que as medidas de confinamento seriam estendidas, compraram produtos como tintura de cabelo, esmalte para unhas e máscaras faciais de beleza para uso em suas próprias casas.

Atualmente, 20% da receita da L’Oréal vem dos sites de suas próprias marcas ou do varejo on-line de empresas como Amazon e Wal-Mart. No primeiro trimestre deste ano, as vendas do grupo francês por comércio eletrônico cresceram 53% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em meio à crise provocada pelo coronavírus, a L’Oréal transferiu uma parte maior de seus investimentos em marketing e publicidade para a Internet, elevando a proporção de 50%, antes da pandemia, para cerca de 70%.

Na América Latina, as vendas on-line saltaram 300% em abril e, na África e Oriente Médio subiram 400%. A diretora de operações digitais ressalta que a empresa está se preparando para um mundo no qual metade dos negócios será efetivada no comércio eletrônico e 80% das interações dos consumidores se darão on-line.

Fonte: Valor Econômico

 

No Brasil, pesquisas apontam que:

. 65% dos consumidores realizam buscas na Internet antes de comprar um produto

. 60% dos brasileiros usam ferramentas de pesquisas de voz em seus celulares

. Para as empresas, o custo para prospectar um novo cliente pode ser até sete vezes maior que manter os seus atuais

. 68% dos compradores deixam a empresa por causa do modo como foram tratados

. 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência nas compras

 

Por Caio Camargo 

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