em Colunistas, Telma dos Santos

A diversidade de beleza sempre foi uma das riquezas do nosso país. Em todo território temos belezas peculiares, principalmente dos cabelos. Temos talentosos cabeleireiros que se tornaram especialistas para os tratamentos de todo tipo de madeixas.

No Sul, temos especialistas das variações das cores de loiro. No Nordeste, a especificidade é para a fibra capilar e para os tons para a morena iluminada. No Norte, os cuidados são para os cacheados, fios secos e penteados afros. No Sudeste, os profissionais são voltados para a modernidade de cortes e cores.

Possuímos profissionais de primeira linha, com conhecimentos variados. Neste momento onde as atividades deles foram paralisadas, nós empreendedores do mercado da beleza temos a obrigação de ser a vitrine destes talentos.

Se por um lado, a pandemia fez com que os trabalhos deles fossem valorizados, fazendo com que clientes se mostrassem fieis, abrindo a porta de suas casas para receber o cabeleireiro, uma outra faceta se fez presente: o da consultoria.

Sim, os profissionais viraram consultores, nunca esteve tão em alta a troca de conhecimento e temos que estimular este outro lado do negócio.

Como empresária da beleza, desde o início da quarentena, tomei a iniciativa de criar grupos nas redes sociais de profissionais, reunindo os cabeleireiros dos vários cantos do país, com o objetivo deles trocarem experiências sobre técnicas. As conversas estão sendo produtivas, uns conhecendo o que o outro faz, já que este país é imenso e nem todos estão nos grandes meios de comunicação. Nas conversas do grupo os temas são variados: com conselhos, dicas e sobre cuidados para a nova fase de atendimento que está por vir.

Além das conversas é importante estimular o empreendedorismo dos profissionais, orientar como usarem a imagem deles, gerando engajamento com a marca dentro da tríade: prestação de serviço, produtos e o consumidor final.

Paralelamente ao grupo, oferecemos os canais online da empresa para os cabeleireiros exibirem técnicas e trocarem ideias em lives entre eles e, entre os consumidores. Foi estimulado também que criassem meios de comunicação pessoal para estarem presentes na vida confinada dos clientes e para que o trabalho de consultoria se fortalecesse.

Nesta vitrine on line foi possível aproximar uma categoria que passou a ter conhecimentos regionais de tratamento de beleza, que ampliou o networking e que desenvolveu o lado consultor que conquistou novos clientes, que irão lembrar destes profissionais na retomada aos salões de beleza.

Telma dos Santos

Colunista

CEO da Raiz Latina, empresa de cosmética capilar e Educadora de Beleza e Empreendedorismo.

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