em Colunistas, Julia Alves

Hoje o Brasil ocupa a oitava posição global no consumo de produtos para cuidados com a pele. O mercado de skincare tem conquistado relevância na rotina das brasileiras de todas as classes sociais, idades e por todo território nacional.

A pandemia da COVID-19 trouxe novos hábitos para a vida dos consumidores de todo o globo. Localmente, vimos dois grandes movimentos na rotina dos brasileiros. Primeiramente começamos a conversar mais sobre a exposição solar, a importância do sol para a saúde, mas também o impacto gerado pela grande incidência desses raios na pele. Da mesma forma, muitas mulheres começaram a preencher as horas de confinamento assistindo tutoriais de cuidados com a pele e aplicando os aprendizados em casa.

Dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos, mostraram que as novas rotinas iniciadas em 2020, mantiveram-se mesmo após o lockdown, e o mercado de skincare foi impulsionador de crescimento do setor de HPPC desde então. Um setor que apresenta a cada ano, evolução e entrada de novos players deve ser considerado nos salões de beleza.

 

Antes pouco conectados aos serviços de salões de beleza, os cuidados com a pele eram exclusividade das clínicas de estética. Porém a contínua busca dos consumidores por espaços plurais, que apresentem complemento de serviços secundários, nos traz o insight de replicar a rotina de cuidados com a pele dentro dos salões de beleza.

A crescente busca dos consumidores por resultados especializados já exigiu que alguns estabelecimentos incorporassem tricologistas às suas operações, com intuito de oferecem cuidado adequado às questões relativas ao couro cabeludo. Apostar em protocolos de cuidados básicos com face e corpo é um ótimo caminho para geração de receita incremental para os salões.

Para muitos consumidores o salão é também um local de buscar informações advindas de autoridade profissional (cabeleireiros, coloristas, esteticistas e etc) e este fato traz a oportunidade de criar espaços de revenda com itens usuais na rotina das clientes, que vão além do cuidado capilar. Se a internet se tornou um grande ambiente de consumo, o salão, através de atendimento pessoal e profissional pode fazer valer seu diferencial e oferecer soluções em produtos para corpo e rosto.

Olhe atentamente para as mudanças cotidianas de hábito de seus clientes e desenvolva maneiras de atendê-las dentro de seu negócio. Aproveite o novo modelo integrativo de canais e faça de seu salão um ecossistema de serviços de bem-estar e beleza.

Julia Alves

Colunista

Julia Alves é CEO da Nodo Marketing Estratégico e tornou-se uma referência do mercado de cosméticos e bens de consumo, participando de diversas áreas como comunicação, desenvolvimento de produtos, estratégia de mercado, trade marketing, treinamento, eventos e digital. Estabeleceu-se como Diretora de Marketing do Brasil e América Latina em empresas de grande porte como Alfaparf, Beleza Natural, L’Oréal e Grupo Technos, entre outras.  Hoje dedica-se à sua recém-lançada consultoria de marketing estratégico: Nodo.

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