em CARLA BIANCHI, Colunistas

Assim como houve uma preocupação com alimentação e uma mudança de comportamento de pessoas que se tornaram vegetarianas, veganas, agora, mais do que nunca,  elas se preocupam em usar produtos cosméticos naturais, orgânicos, veganos e cruelty free . É uma mudança de hábito e novo lifestyle.

As pessoas estão desejando cada vez mais produtos e serviços que tenham no seu DNA a consciência do bem, da sustentabilidade, mais simples, natural e querem consumir produtos e serviços com essa mesma ideologia.

Hoje, esse desejo não é mais uma tendência é uma realidade! O negócio global de beleza natural e orgânica deve atingir um faturamento total de US$ 22 bilhões até 2024 e o Brasil se destaca como o país que apresenta maior potencial de crescimento entre 30 países avaliados, segundo pesquisa da Persistence Market Research.

No Brasil, estima-se que o setor movimenta R$ 3 bilhões e tem potencial para crescer 20% ao ano. Como o segmento ainda carece de regulamentação e as certificadoras são independentes, ainda há uma deficiência de dados precisos, mas o número de empresas certificadas mais que triplicou nos últimos 7 anos, somando cerca de 600 marcas em todo Brasil, segundo a certificadora ECOCERT. E com elas vieram os movimentos Slow Beauty, Green Beauty, Green Live, Programa Beleza Verde (certifica salões de beleza sustentáveis), feiras, eventos e market place de produtos naturais. Esse segmento começou com pequenas empresas e produções artesanais, hoje as grandes marcas de cosméticos já lançaram linhas de produtos naturais e orgânicos no mercado.

Outro ponto interessante, para os empreendedores do ramo de cosméticos naturais, são o crescente faturamento com exportação de produtos brasileiros. Segundo o SEBRAE, o que favorece esse potencial é justamente o caráter natural e orgânico dos produtos brasileiros a serem exportados.

Que vem de encontro com o princípio de empoderamento feminino, valorizando a diversidade, a natureza e característica única de cada pessoa e que reforça a preferência pela beleza natural e verdadeira.

Com crescimento de 20% ao ano no Brasil, os orgânicos e naturais tem potencial e abrem diversas frentes de investimentos.

Toda cadeia produtiva ainda está se adaptando a essa nova realidade e exigência do consumidor.  Ele quer ser ouvido e espera se relacionar com marcas que reflitam seus valores pessoais. Hoje, mais do que oferecer produtos e serviços, as empresas devem criar uma conexão emocional com seu público de interesse e mostrar que estão engajados na construção de um mundo melhor.

Antes o foco das marcas, comunicação e marketing era produto e/ ou cliente, agora são valores, tendo o ser humano como ponto central.

Por isso, a nova coluna, pretende explorar todos os temas pertinentes a esse universo, não perca, fique atento a essa nova oportunidade!!! 

Carla Bianchi

Colunista

Carla Bianchi é CEO da agência, Carla Bianchi Comunicação, especializada em beleza, no mercado há 25 anos. Além de assessoria de imprensa, trabalha com marketing de influência, produz e administra conteúdos para mídias digitais.  

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