em Notícias

O ano de 2020 começou como um filme de ficção científica. Quem um dia imaginou que viveríamos em quarentena? O mundo não chegou a parar, mas o impacto da COVID-19 ficará não somente em nossas mentes, mudando também os nossos hábitos de consumo e relações interpessoais, podendo deixar o mundo talvez um pouco mais humanitário, quem sabe. Eu me atrevo a dizer que existe o mundo antes e depois da COVID-19.

O impacto no varejo foi gigantesco. Quando a pandemia terminar, precisaremos resgatar urgentemente a confiança dos consumidores e trazê-los de volta ao salão de beleza. Para se ter uma ideia, esses estabelecimentos ficaram fechados na China durante dois meses, entre o final de janeiro e início de março. Após a reabertura, o movimento ficou 75% abaixo do normal, pois as clientes procuravam o salão de beleza apenas para fazer serviços rápidos, evitando permanecer muito tempo no local ou sequer iam ao salão, por insegurança. Alguns salões, cientes disso, acharam melhor permanecer fechados, pois o custo seria menor.

O que podemos aprender com a China? Logo antes da reabertura do seu salão de beleza, você precisa comunicar à sua cliente de que todos os cuidados com a segurança dela e de seus profissionais parceiros estão sendo aplicados. Tive a honra de participar da elaboração da cartilha de reabertura do segmento sobre os cuidados contra a COVID-19. São orientações simples, de fácil aplicabilidade e acredito que muitos salões de beleza irão mantê-las para sempre na sua rotina de trabalho. Todo o conteúdo está disponível no site do Sebrae e servirá de base para a fiscalização das Vigilâncias Sanitárias, que por sua vez podem fazer alterações, se acharem necessárias. Informe-se e aplique as orientações de acordo com o seu município.  Feito isso, comunique às suas clientes, pois você transmitirá segurança e garantirá um retorno mais rápido delas.

Outro ponto importante é o digital. Ele foi impulsionado durante o período de quarentena. Muitos salões de beleza, por meio remoto, aproveitaram este momento para antecipar o faturamento com a venda de combos, gift cards, produtos, entre outros. Um bom exemplo de apoio digital aos salões de beleza foi a campanha “Beleza Amiga”, desenvolvida pela L´Oréal.  Não veja a crise como um momento para não investir no digital. Pelo contrário, vamos encontrar um mundo diferente, consumidoras mais exigentes, antenadas e concorrentes mais ativos. Tenha o digital como um aliado ao sucesso do seu salão de beleza. Aproveite e entre no mundo “Pós COVID-19” com uma “nova” empresa.

 

Coluna de Richard Klevenhusen  para HM 26

 

Leia também:  https://www.hmemrevista.com.br/o-salao-de-beleza-precisa-se-reinventar/

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar