em Colunistas, Marie Suzuki Fujisawa

Adoro esta frase do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que desenvolveu um trabalho mundialmente conhecido como constelações sistêmicas. A base filosófica e teórica de seu estudo, atualmente é utilizado em diversas organizações, ajudando a trazer ordem e equilíbrio entre as equipes corporativas e assim trazendo maior leveza e fluidez nos negócios.

Antes de explicar esta frase e para que vocês possam sentir a profundidade dela, descreverei de forma resumida as três leis sistêmica que fundamentam as RELAÇÕES SISTÊMICAS no trabalho e assim poderemos compreender juntos, por que “Do chefe ninguém pode ganhar!”

A 1ª Lei Sistêmica é a inclusão ou pertencimento: tudo aquilo que excluímos quer ser lembrado ou quer fazer parte do sistema.
Exemplo: num salão que foi vendido, às vezes, não existe conexão com o novo proprietário, pois os antigos colaboradores ficam “conectados” ao antigo dono, ficam “fiéis” ao anterior e sentem-se “culpados” por trabalharem para o novo proprietário. Para minimizar esta situação é possível deixar claro para a equipe que você, enquanto dono, não substituirá ninguém; você simplesmente dará continuidade ao trabalho do antigo proprietário. Isso traz leveza para a sua equipe, pois você não exclui o antigo dono e eles não precisam “decidir” a quem ser fiel.

A 2ª Lei Sistêmica é a ordem ou hierarquia: que começa na família e continua no trabalho. Dentro da família, os pais são os “grandes” e você enquanto filho, é o “pequeno”. Para haver harmonia, esta premissa deve ser respeitada.
E é nesta lei sistêmica que “Do chefe ninguém pode ganhar!”
Numa estrutura organizacional, o chefe é o “grande” e você, enquanto subordinado, é o “pequeno”.
MAS por diversas razões algumas pessoas ficam no lugar errado em seus lares (como filha no lugar da mãe, pai no lugar do filho, marido no lugar da esposa…) e trazem esta falta de ORDEM E HIERARQUIA para o trabalho.

Assim, acham-se melhores que seus chefes, vemos frequentemente esta situação quando o funcionário tem maior competência técnica que o gestor e essa competência técnica faz com que o subordinado sinta-se MELHOR e “MAIOR” que o chefe, sem olhar as outras habilidades que o gestor possui.
Só conseguimos respeitar a ordem e hierarquia no trabalho, quando respeitamos antes, esta ordem em casa. Com isso conseguimos ficar no nosso lugar.
E agora te respondo, por que “Do chefe ninguém pode ganhar”?
Porque uma estrutura organizacional, necessita de ordem e hierarquia para prosperar. Podemos “ganhar/ vencer” dos nossos pais, dos nossos chefes, dos “grandes”?
Se você ainda acha que sim, convido-o a refletir: “Como anda a ordem em sua vida?”.

A 3ª Lei Sistêmica é o equilíbrio, que só existe nos relacionamentos e no trabalho. Esta lei é fundamental para mantermos um relacionamento estável e harmonioso com o nosso companheiro e com nossos colegas de trabalho.

Se estivermos preparados para o despertar da consciência de como as RELAÇÕES SISTÊMICAS podem nos auxiliar, aí estaremos prontos para começarmos a levar uma vida mais fluída, leve e abundante.
Agora eu te vejo!

Marie Suzuki Fujisawa

Colunista

Gestora Educacional e de Relacionamento Institucional da Beauty Fair Especialista em RELAÇÕES SISTÊMICAS fundamentada nas constelações sistêmicas de Bert Hellinger. Marie também é doutora em PSICOLOGIA, mestre em COMUNICAÇÃO, publicitária e autora do livro “Das Amélias às mulheres multifuncionais”. (www.relacaosistemica.com)

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar