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Qual o futuro do mercado de salões de beleza? As profissionais à frente da HairBoss têm suas apostas – e contam como vê a evolução desse mercado sempre promissor.

Karina Hollo (@karinahollo)

Se você é profissional de beleza certamente já viu alguma publicação do perfil @hairboss ou uma #hairboss em perfil de suas idealizadoras. Embora o nome diga muito – cabelo é astro principal, assim como o universo do salão –, a ideia central vai além e se autointitula como uma comunidade idealizada para unir o mercado da beleza profissional por meio do compartilhamento. A intenção é inspirar, desenvolver toda indústria, com a autoridade e voz dos cabeleireiros e dos parceiros que vão entregar os conteúdos dos mais variados. A HairBoss surgiu de uma necessidade: a fundadora e cabeleireira Bárbara Rabelo sofreu na pele a dificuldade de encontrar tudo que precisava para encarar o mercado atual. “Eu me sentia perdida com tanta oferta. Precisava buscar informação em várias fontes diferentes e ainda adaptar para a realidade da minha profissão”, lembra. Então, na pandemia, ela criou um perfil de Instagram para apoiar e incentivar o conhecimento – @HairBoss – e começou a levar conteúdos variados para os profissionais: de dicas para o digital, passando pela criação de marca pessoal, design, inspirações e até técnicas suas e dos profissionais que começaram a se interessar pelo Instagram da consultoria e se propuseram a dividir também seus conhecimentos. Por meio do senso de comunidade, forte e genuíno na HairBoss — afinal, a consultoria surgiu da dor de uma cabeleireira —, há no time uma expert no segmento profissional com bastante experiência com marcas ao longo da carreira e outra que soma muito bem com a visão do novo para o digital. “São três gerações com especialidades diferentes e complementares. Acreditamos muito nesse equilíbrio saudável para tocar o negócio pensando em todos os públicos que a HairBoss quer atingir hoje e no futuro”, fala Adelaide Paiva, beauty & business consultant e criadora de beauty experiences.

Hoje, Adelaide Paiva, Barbara Rabelo e Anna Clara, compartilham, no Instagram, para todos os cabeleireiros que se interessarem, conteúdo que passa por uma curadoria especializada. Além disso, elas também oferecem mentorias online ou presenciais e estão preparando produtos prontos para serem comercializados em massa digitalmente também. “Em breve lançaremos nosso primeiro curso presencial e uma atuação social no âmbito de desenvolver a profissão também em comunidades”, adianta Adelaide.

A união faz a força

As três integrantes da HairBoss, essa consultoria 2.0 para salões de beleza, acreditam – e seguem – aquele velho ditado que diz: “A união faz a força”. “Como HairBosses que somos, vivemos desafios diferentes em nossos dias. Porém, sempre complementares – inclusive quando estamos representando essa comunidade da beleza com a qual sonhamos e trabalhamos para ver crescer cada vez mais preparada”, conta Adelaide.

Isso significa dividir para somar e fazer diferença de alguma maneira na vida dos profissionais desse mercado. “Vivemos na era da abundância: quanto mais compartilhamos e estabelecemos conexões verdadeiras, mais autoridade ganhamos e resultados teremos”, diz ela, se referindo à importância das redes sociais.

Adelaide entende que em 2022, o ambiente, a empresa, o salão e tudo o que aceitamos como nossos desafios precisam fazer sentido, ter significado. “Apenas dinheiro não segura mais um bom profissional, não faz uma campanha fazer sucesso, um produto ter boa aceitação.” Por isso, as HairBosses pregam a união do mercado em prol do desenvolvimento, não uma concorrência desenfreada, mas respeito ao que o outro faz tão bem. “E nós estamos aqui para apoiar, desenvolver e divulgar. Quanto mais marcas, profissionais e salões brilhando por aí, mais realizados, prósperos e fortes estaremos”, prega Adelaide.

Um novo conceito de consultoria

A Hair Boss propõe que qualquer conteúdo feito para a comunidade seja aplicável e com uma linguagem simples, já que o objetivo é humanizar as relações. “Nós somos acessíveis e idealizamos um mercado dessa mesma forma, para todos. Uma das nossas missões é transmitir conhecimento de maneira simples, prática e inovadora, que se ajuste ao que o cabeleireiro precisa e que possa ser implementado já, naquele momento. Por isso, propomos um conhecimento holístico, multidisciplinar”, fala Adelaide.

Link entre profissionais e marcas, profissionais e profissionais, clientes e profissionais. A ambição é clara: se tornar referência como autoridades no compartilhamento entre cabeleireiros e marcas, dando voz e visibilidade para ambos. “Propomos o que faz sentido — seja nosso cliente ou não —, visando o crescimento desse mercado. Acreditamos que ensinar e compartilhar é transformar”, fala Adelaide.

Na prática, elas pretendem fazer isso com a ajuda de conteúdos gratuitos nas nossas redes sociais em vários segmentos que são importantes ao cabeleireiro, unindo diversas vertentes do conhecimento necessárias para o sucesso profissional e pessoal — tudo em um único lugar.

“Somos únicas no que fazemos e acreditamos que essa é a nossa diferença! Com muita dedicação e proximidade com a nossa audiência é que as transformações virão. Vamos imprimir com o nosso estilo HairBoss de ser: conteúdos simples e próximos, para um futuro da educação para os cabeleireiros e toda indústria de maneira prática e verdadeira”, finaliza.

As HairBosses

Adelaide Paiva

Publicitária e Relações Públicas, ela é especialista no mercado de beleza profissional. Desenvolveu relação entre marcas e influenciadores em algumas das principais marcas do segmento. Aqui, é curadora de conteúdo e desenvolve o canal com visão estratégica para atrair negócios.

Anna Clara

Gestora de mídias sociais e designer, Anna é apaixonada pelo mundo digital. Atualmente, gerencia Mídias de muitos profissionais do segmento beauty, tendo adquirido expertise no tema. Na HairBoss, é designer responsável pelo marketing de conteúdo e criadora de estratégias de comunicação.

Bárbara Rabelo

Bárbara é graduada em design de produto, mas há mais de dez anos decidiu seguir sua paixão por cabelos. Para se aperfeiçoar ainda mais nesse mundo da beleza, ela fez cursos de gestão de salão, maquiagem, penteado e terapia capilar. Possui uma assinatura única com seus cortes e técnicas de cores, além de ser expert em styling. Parte do time de artistas de L’Oréal Professionnel, Bárbara faz parte do time do The Art Salon, em São Paulo, e faz atendimentos periódicos em Belo Horizonte, no Studio Simone Rabelo.

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