em Colunistas, Julia Alves

No universo da beleza e do bem-estar, testemunhamos uma evolução constante que enfatiza a necessidade de adaptação e aprendizado. Grande pilar para essa transformação é a educação, um elemento que impulsiona marcas profissionais ao sucesso. A educação, quando integrada ao mundo das marcas, não apenas capacita equipes, mas também solidifica a reputação delas no mercado. E dentro desse contexto, como os salões podem engajar seus profissionais para se tornarem verdadeiros influenciadores de seus negócios?

 

No mês passado, minha participação como expectadora no Fórum E-commerce Brasil 2023 trouxe um insight poderoso sobre essa questão. Ana Paula Passarelli, com sua brilhante palestra, ressaltou a evolução do marketing de influência, destacando o papel vital dos colaboradores como defensores genuínos das marcas. Na ocasião, vimos que quem está dentro da empresa é 325% mais influente do que as celebridades (fonte Pesquisa Qualbest). Esta evolução do marketing de influência está profundamente enraizada na autenticidade e na confiança – valores que, coincidentemente, são fortalecidos através da educação.

 

Os salões de beleza têm uma vantagem única: seus profissionais estão na linha de frente do atendimento e têm relações diretas e pessoais com os clientes. Para engajá-los como influenciadores, os salões podem:

 

1. Promover Treinamentos Regularmente:

Ao manter seus profissionais atualizados sobre as últimas tendências e técnicas, eles se sentirão mais confiantes para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os clientes e seguidores nas redes sociais.

 

2. Estimular a Criação de Conteúdo:

Incentive-os a compartilhar transformações de clientes, dicas e tutoriais nas redes sociais, mostrando sua expertise e humanizando ainda mais a marca do salão.

 

3. Reconhecimento e Incentivos:

Premie os profissionais que ativamente promovem o salão nas redes sociais. Isso pode ser através de bônus, dias de folga ou outros incentivos que mostrem que sua contribuição é valorizada.

 

 

Em conclusão, ao empoderar e capacitar os profissionais de salão através da educação e fornecer as ferramentas e incentivos certos, os salões podem transformá-los em influenciadores genuínos que impulsionam a

marca e estabelecem uma conexão duradoura com os clientes. Em um mundo onde a autenticidade é tão valorizada, os profissionais de salão podem ser a chave para criar essa genuína influência e impacto no mercado contemporâneo.

Julia Alves

Colunista

Julia Alves é CEO da Nodo Marketing Estratégico e tornou-se uma referência do mercado de cosméticos e bens de consumo, participando de diversas áreas como comunicação, desenvolvimento de produtos, estratégia de mercado, trade marketing, treinamento, eventos e digital. Estabeleceu-se como Diretora de Marketing do Brasil e América Latina em empresas de grande porte como Alfaparf, Beleza Natural, L’Oréal e Grupo Technos, entre outras.  Hoje dedica-se à sua recém-lançada consultoria de marketing estratégico: Nodo.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar