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Sempre com a bandeira da diversidade e da beleza inclusiva hasteada, o Grupo Henkel, por meio de suas marcas Schwarzkopf Professional, Authentic Beauty Concept, Tec Italy, Kuul a última ainda indisponível no Brasil), promoveu o aguardado encontro de profissionais das Américas. Nomeado Experience Festival, o evento trouxe o que há de melhor em tendencias e técnicas e mostrou, ao longo de seus 4 dias, que, com trabalho em equipe e criatividade é possível promover uma imersão nunca vista na beleza. HMEMREVISTA viajou a convite da empresa e traz, agora, em primeira mão, tudo o que foi revelado nesta exclusivíssima, visionária e incrível edição do encontro

J. Stevanato @jeffstevanato

DESTINO DE SONHO

Para começar o encantamento, o destino: Cartagena, na Colômbia. Cartagena é uma cidade portuária na costa caribenha da Colômbia. Ela mescla o charme dos séculos passados aos elementos da modernidade. Nos apresenta uma magnífica arquitetura, além de flores exuberantes, que compõem um cenário mágico. E transmite a sensação que entramos no túnel do tempo rumo ao passado.

Considerada a joia da América do Sul, com suas paisagens de tirar o folego, povo acolhedor e mar e céu cujos azuis parecem de mentira, a cidade sediou o Experience Festival. Ao longo de 4 dias, os convidados fizeram uma imersão de técnicas de cor, corte e finalização de looks e tendencias de beleza que serão tudo em 2024. Isso sem falarmos da oportunidade de networking com cabeleireiros de outros países e da possibilidade de ver – presencialmente – grandes nomes da coiffure em performances de palco e backstage. Também vale o destaque para as palestras e debates de Business que abordaram temas relevantes como Consumo, Sustentabilidade e Mercado Premium na Indústria Capilar.

Mas o maior impacto para os convidados (além do conteúdo de altíssima qualidade, claro) foi o formato. Não é de hoje que todos sabemos da busca constante pelo novo – empresas investem pesado a fim de proporcionarem o que se padronizou chamar de vivencias, experiencias que possam ir além do óbvio e provocar surpresa e algo mais nos presentes e celebrar a profissão.

Pois esta tarefa foi lindamente cumprida pelo EXPERIENCE FESTIVAL – como o nome sugere, todos os momentos foram provocativos, únicos e inesquecíveis. Como HM participou de tudo, seguem aqui alguns dos pontos altos:

Labirinto de sensações. O centro de convenções do hotel foi configurado como um verdadeiro labirinto. Os convidados caminhavam por ele ‘descobrindo’ novas passagens e experimentando produtos em diversas estações ao longo do trajeto. Foi maravilhoso estar em contato com produtos e suas matérias primas, verdadeiros laboratórios e estudos capilares.

Tudo ao mesmo tempo, agora. Vários palcos foram montados e as apresentações, shows e palestras aconteciam simultaneamente, explorando o conceito de all in one, muito em voga no mundo empresarial atual.

Escolhemos para registrar os melhores momentos no palco de Schwarkopf Professional.

E os momentos que marcaram as apresentações de Authentic Beauty Concept.

Barbie é do Brasil- A apresentação mais esperada do evento foi o desfile de Barbie por BLONDME ( o sucesso foi tanto que na programação tinham 2 apresentações) todas as cores e cabelos preparados deste desfile foram do incrível Natan Correia embaixador latino americano de Schwarkopf e com o styling de Javier Diaz. O desfile apresentou de uma forma dinâmica e divertida a construção de 4 loooks icônicos da Barbie. Uma super curiosidade é que a atriz Margot Robbie para fazer o Filme Barbie usou BLONDME em seu cabelo para a personagem!

Essential Looks 2024 – O momento mais esperado foi apresentação da coleção Essential Looks 2024 e que com toda certeza foi um dos pontos altos do evento. Simon Ellis, Diretor Global de Schwarzkopf Professional, comandou o desfile que entregou aos cabeleireiros orientações inspiradoras de corte, cor e styling para a próxima temporada.

Passaporte completo. Todos os presentes ganharam um ‘passaporte’ logo na chegada. A cada participação nas atividades da programação, era dado um selo, como se fosse um carimbo, comprovando que o profissional havia passado por lá. No final das ‘festividades’, quem tivesse preenchido todos os selos, ainda ganhava diversos brindes.

Instagram bombado. O @experience.festival foi – e ainda é – uma aula de perfil bem trabalhado. Além do conteúdo riquíssimo, sempre atualizado, quem estava conectado pode acompanhar tudo em tempo real, cheio de detalhes, nos palcos e fora deles. Enfim, um local perfeito para saber de tudo e não perder nada do que acontecia.

Criarem looks ousados e muito criativos. O espaço que durante o dia recebia palestras e desfiles foi completamente transformado com uma decoração que trasnmitia alegria e descontração.

Jornada de entrevistas. Com muita organização, a imprensa teve acesso a todos os head das marcas e do grupo, todos os palestrantes e convidados especiais. A fim de facilitar ainda mais as entrevistas, a maratona de perguntas e respostas foi distribuída ao longo dos dias, sempre conectada com o tema que estava sendo apresentado no dia. (veja aqui na reportagem, um resumo de todas as entrevistas exclusivas).

Jornada de entrevistas

Durante dois dias, a mídia teve uma intensa – e proveitosa – agenda de entrevistas com executivos e artistas do Grupo. Acompanhe a seguir alguns pontos altos dos nossos encontros.

Rodada 1: TENDÊNCIAS DE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE com Maurício Betancur

HM Aqui, nós brasileiros tivemos a chance de um contato com marcas que ainda não chegaram no nosso país. Há planos para que isso aconteça?

O Brasil é importantíssimo para nós. É o quarto país no mundo em consumo de itens de beleza. No que diz respeito à beleza profissional, que movimenta 1 bilhão de euros, só o Brasil é responsável por 40% deste montante. Isso combinado à diversidade que há de cabelos o torna um mercado extremamente atrativo. Por isso certamente temos intenção de ampliar nossa participação seja com novas marcas, seja com expansão de linhas de produtos já conhecidas. Pela representatividade brasileira, queremos fazer do país uma referência em tecnologia e inovação.

HM Como é a performance de vocês até agora?

Somos líderes de mercado no México e na Colômbia. No Brasil ainda não chegamos lá, mas estamos pensando grande e pretendemos ampliar nossa participação no consumo. Somos número 2 na América Latina, mas queremos ser número 1. Esta é a nossa meta e o Brasil desempenha um papel importante nisso. Se conquistarmos o Brasil, é uma virada de jogo.

HM A pandemia mudou muito o padrão de consumo e de comportamento no geral. Com a beleza foi diferente?

Não. A área de beleza também sofreu mudanças profundas. Vimos um crescimento e mudança significativos na conexão e busca pela informação. O cliente está mais bem informado do que há 5 anos e, para comprar, leva em conta outros valores, está mais responsável com o que consome: o que é, como atua, como foi feito. Vemos 3 grandes tendencias: a primeira é a procura por produtos mais naturais, veganos, de performance impecável, sustentáveis; a segunda é a chamada neuroglow, uma visão mais holística,

que leve em conta o produto, o ambiente, a conexão da pele com a mente; e a terceira é a personalização e, para isso, podemos contar com tecnologias como o smart analyzer, que diz como está o fio de cabelo e do que ele precisa.

HM O crescimento da busca pela informação tem dois lados. Um deles é a busca na internet, sem uma orientação precisa. Como as marcas – que tanto apostam e investem em educação do profissional – lidam com isso?

A busca pela informação digital é uma realidade e, com ela, temos o risco da desinformação – desde o modo de uso, o tempo de espera, a escolha adequada de produto. Por isso e para isso temos plataformas de educação, acessíveis para os profissionais a fim de que eles possam estar bem-preparados e que tenham informações verídicas, reais e completas. A educação é a arma mais poderosa que temos para combatermos isso e a educação tem que ser abrangente – remota, híbrida, presencial. Digo mais: ela não se aplica apenas ao profissional. Temos que pensar no consumidor final que vê algo nas redes e quer saber mais sobre. Que se informem com fontes confiáveis. E o profissional tem um papel fundamental nisso. Tanto que trabalhamos fortemente o Conceito de 360 de preparação do profissional, onde ele pensa no fio antes, durante e depois da coloração. O cuidado do cabelo vem antes da coloração.

HM Vocês falam e praticam muito a sustentabilidade. Hoje muitas marcas dizem fazer o mesmo. No que vocês são diferentes?

O Grupo Henkel existe há 140 anos e promove a sustentabilidade há 70 anos. Com isso, posso afirmar que não se trata de um plano de marketing e sim uma missão da empresa como um todo. Como exemplo, usamos energia renovável, temos reciclagem em muitos níveis e ações de responsabilidade social como por exemplo o programa Shaping Futures, de Schwarzkopf, para crianças que as capacita para que tenham um futuro. Também estamos em busca de sermos um grupo 100% carbon free em até 2030. Queremos devolver o que o planeta nos dá. Há muito o que fazer e temos a intenção de ampliar

HM Quais são os 3 grandes desafios na operação no mercado brasileiro?

É um mercado onde todos querem estar, muito competitivo. E queremos seguir crescendo de uma maneira importante e que nos permita manter este posicionamento. Profissionalizar os cabeleireiros porque isso muda vidas. E o país é único, diferente de outros países, demanda que tenhamos um olhar diferenciado e desafio – e não problema – é atendermos bem um local tão diverso.

Quem é nosso entrevistado

Mauricio Betancur Regional Sales Excellence & Emerging Channels Manager Líder empresarial com vasta experiência nas indústrias de cosméticos, educação e telecomunicações, sendo responsável pela criação de estratégias empresariais de sucesso em mercados maduros e emergentes para empresas globais e liderando equipes diversas e de elevado desempenho no México, Colômbia e outros países andinos. Resultados de grande impacto como gestor de P&L e apoio ativo de projetos sustentáveis na área da educação e saúde.

Rodada 2: ESSENTIAL LOOKS 2024 TRENDS COM SIMON ELIS

HM Nos palcos vimos e ouvimos muito falar sobre “natural approach” quando o assunto é o que virá de beauty trends. Como você poderia definir este conceito?

Quando falamos de tendências de beleza, vemos um grande movimento em prol da simplicidade. Maquiagem mais enxuta, skincare mais enxuto, cabelo mais enxuto no sentido de preservarmos a beleza da naturalidade. Há uma reação negativa a looks que pareçam muito distantes da versão original, que pareçam falso. Há inclusive uma aceitação do envelhecimento de maneira mais tranquila. Vemos muitas famosas – em especial na América – que aderiram a um movimento de reconhecer a beleza inerente de cada fase da vida.

HM O que vem aí para a próxima estação? Muita coisa interessante foi apresentada aqui. Há highlights em destaque?

Em resumo, eu diria que tudo deve girar em torno de textura, modernas texturas. Estamos celebrando e valorizando todos os tipos de fio e deixando que ele seja o mais bonito possível. E damos todas as ferramentas para que os profissionais possam fazer suas próprias interpretações. Tendencias não mudam de uma hora para outra, não pulam de uma para outra, elas evoluem. E vão se adaptando aos desejos do momento e aos movimentos mundiais. Também destaco que junto com

a textura, há a preocupação de mostrar um cabelo brilhante, revelando que os fios estão saudáveis, reluzentes. Também destaco o shape dos cabelos. Vemos e veremos novos formatos em termos de styling. E vou além, eles significam mais do que uma beauty trend em si, eles revelam facetas de uma personalidade, são um meio de as pessoas se expressarem.

HM Brasileiras amam cabelos loiros. Como vocês podem mudar um pouco essa ideia de que apenas os loiros compõem looks bonitos?

Creio que é um trabalho de todos, não apenas dos hairstylists. A sociedade como um todo deve se posicionar e trabalhar em prol da diversidade completa. Claro que há gostos individuais e uma pessoa de fios escuros pode se realizar com uma versão blonde. O problema é quando começamos a nos sentir à parte da sociedade ou de algum grupo ao qual queremos pertencer e, por isso, abraçamos tendencias que não são o que queremos. Mas destaco que tenho visto muito mais diversidade nas passarelas – é um pequeno passo ainda, mas há alguns anos seria impensável termos diversos padrões de beleza desfilando. Estamos no caminho certo.

Quem é nosso entrevistado

Simon Ellis Director Creativo Schwarzkopf Professional Através da sua paixão, compartilha seu amor pelas habilidades artesanais e criativas com uma estreita ligação à moda. Desde 2000, faz parte da Henkel como Diretor Criativo da marca icónica Schwarzkopf Professional, deixando como legado o famoso lema: “Juntos, uma paixão pelo cabelo”. Sempre se reinventando com seu espírito artístico e criativo, provocando sempre surpresa e espanto.

RODADA 3: NEGÓCIOS NO BRASIL

Como está a divisão brasileira dentro da Henkel?

Voando! Eu estava preparando uma apresentação e me deparei com o fato de que ao comparamos os números que tínhamos no final de 2019 e o número que vamos chegar agora em 2023, chegaremos no dobro. Uma performance muito vencedora.

A que devemos um resultado tão expressivo?

Conseguimos dobrar o business em 4 anos baseados em diferentes

pilares. O primeiro deles é o digital. Durante a pandemia aceleramos muito nossos negócios na internet; e digo que o Brasil é muito forte em ecommerce, na América Latina é o país mais forte no digital e isso impulsionou nossa performance comercial. Em segundo lugar, vem o nosso cuidado ao trabalharmos bem todas as áreas da cadeia de consumo. Em coloração somos a marca mais popular; Bonacure foi muito bem até 2022, caiu um pouco em 2023; neste ano subimos bastante com Authentic Beauty Concept e Senscience, que muitos não sabem, mas também é do grupo. Para isso, temos que falar não apenas com lojistas e distribuidores – que atingem um público maior –, mas temos que falar com os salões, com os cabeleireiros, porque é ele que usa, divulga e indica marcas e produtos. O terceiro é fazer que o time acredite no poder da marca,

porque a Henkel é o único grupo que tem uma divisão expert em cabelo. Nós falamos de hair o tempo todo. Somos realmente especialistas.

Como vocês estão trabalhando o canal saúde e beleza, um canal difícil de lidar, com muita especificidade?

Para nós, o salão de beleza é um lugar onde a gente cria a marca. Se você não tiver o profissional junto com você, a sua marca não acontece. Para isso temos canais com mais recursos humanos em termos de educação, de vendas. Nosso objetivo é entrarmos em salões em todas as cidades importantes do Brasil, com o portfólio que ela oferece. Nossa ideia não é apenas vender a coloração que é campeã de pedidos e sim vender todo o conceito da marca, englobando o arsenal de produtos que ela oferece.

Qual a importância da academia para vocês?

Total. Por isso estamos aqui. É um evento que chegamos com investimento massivo, claro, mas real poder vem do fato de estarmos reunidos aqui com mais de 600 cabeleireiros que vão conhecer, falar da marca! Isso é educação, isso é treinamento! Para nós, o pilar fundamental é educação. Obviamente cada marca tem seu formato de educar. Mas nosso olhar está sempre na educação como missão.

Como você avalia o enorme avanço do último encontro, o Essential Looks, e o atual? Nós pudemos realmente ver o quão pensado foi este evento de agora.

Acho que tudo converge para o amplo trabalho que o time de educação vem fazendo ao longo do tempo. Porque não se trata apenas de termos um educador e sim de como falar, o que falar. Tenho certeza de que muitos aqui não sabiam de muitas coisas sobre as marcas. E nosso desafio é conseguir passar o máximo de informação qualificada para o máximo de pessoas. Eu diria até mais do que isso: selecionar o que realmente vale a pena neste universo de dados que temos. Quando começamos a comunicar, comunicar, comunicar, as pessoas começaram a ver a marca de maneira diferente. Experiências são transformadoras.

E como vocês pretendem usar o que foi ensinado aqui?

Queremos ter estratégias consistentes o ano todo, não apenas em um momento determinado. E isso vale para todas as marcas e em todos os espaços onde o consumidor está – não apenas no salão de beleza. Queremos estar presentes o tempo todo. As pessoas no Brasil buscam marcas e serviços pelas quais se apaixonem e quando se conectam, abraçam os produtos. Quando se olha todos os valores da marca, entende o que ela traz e isso fideliza. O Brasil é único país no qual a coloração que mais vende é uma coloração com definição de cor, que é 8.77. Você olha todos os países e a cor mais vendida é o 7.0, mas no Brasil é diferente. É um potencial que temos que aproveitar. Quando se caminha pelas ruas brasileiras, vemos um desfile de cores, de formas, de estruturas capilares.

Há alguns anos só buscávamos tendências internacionais e produtos importados. Recentemente vemos profissionais brasileiros fazendo

Campanhas internacionais e cosméticos sendo feitos pensados na brasileira, certo?

O Brasil é uma fonte de criatividade. E eu falo com todos os nossos parceiros. E nossos embaixadores são incríveis – todos gostam de trabalhar com esses profissionais. A qualidade dos loiros brasileiros é inquestionável, é ouro patamar. O Brasil tem de tudo. O ruivo do brasil também é um produto tipo exportação, é algo que não vemos em outros lugares. No geral, pelo mundo, vemos as cores e os pedidos bem definidos: cabelo preto, cabelo loiro, cabelo castanho e cabelo ruivo. No Brasil temos uma centena de variedades dentro de cada tom. O principal drive de beleza no brasil é o cabelo.

Qual é a sua forma de liderança? Já que todo sucesso é um reflexo do líder.

Para mim, liderança se constrói com 3 pontos-chave. O primeiro é sempre o exemplo. Não posso exigir do meu time algo que eu mesmo não possa dar, algo que eu não faça. Em segundo lugar, comunicação, muita comunicação. Os erros que cometemos nas grandes corporações estão sempre ligados a ruídos na comunicação. O terceiro ponto é a confiança na equipe – lembrando que o time ideal é aquele que tem capacidade de cobrar uns dos outros. O quarto ponto é o corte de burocracias, enxugar o tempo, agilizar os andamentos, deixar os processos mais curtos. Por fim, ter um alto senso de humildade. Falhar não é uma fatalidade. Temos que ser corajosos. Eu prefiro arriscar e errar do que não tentar por medo. Eu aposto na ação mesmo que seja: fiz e errei e aprendei. E farei de novo, melhor.

“Uma coisa que caracteriza a Henkel é a qualidade das pessoas”

“A Henkel tem muita história de inovação. É parte do DNA”

“Somos líderes na Colômbia, no Mexico, performamos muito bem na Argentina. E buscamos a liderança no Brasil. O nosso lema é fazer, fazer, fazer”

Quem é nosso entrevistado

Manuel Vargas General Manager Brasil Com sua vasta experiência na indústria da beleza profissional, liderou times na Colômbia e países de exportações. Nos últimos 3 anos ocupa o cargo de General Manager da Henkel Consumer Brands Profissional no Brasil, conduzindo as pessoas com paixão para atingir os objetivos estabelecidos.

CAROLINE SCHAUL – ABC- MERCADO DE LUXO NA INDÚSTRIA DE BELEZA CAPILAR

Em um mercado tão competitivo, quais os principais desafios para a criação da marca e para o seu lançamento?

A marca foi criada em 2019 e chegou ao Brasil em 2020 – embora consideremos um arrival oficial apenas em 2021. É uma marca ainda

bastante jovem. Para tal, olhamos o mercado bem a fundo e uma das coisas que destaco é que percebemos a importância das redes, de as pessoas terem e quererem mostrar suas vidas digitais – sempre maravilhosas. Isso nos alertou ainda mais para o fato de que tudo tinha que ser muito bem pensado. Isso porque ao mesmo tempo, identificamos movimentos de mudança de consumo. As pessoas passaram a buscar e valorizar produtos e serviços que revelassem sua beleza natural, que fossem respeitosos com o planeta, que tivessem selos de sustentabilidade e afins. Algo que tivesse mesmo autenticidade. O nosso ponto de partida foi uma pesquisa com a questão: o que é sustentabilidade para você? Criamos vários grupos para um resultado expressivo. Das respostas mais inspiradoras e constantes, nasceu o que chamamos de Manifesto, um tipo de ‘carta de intenções’ sobre a missão que abraçamos. Por isso acreditamos que não somos apenas mais uma marca, mas uma consciência, um movimento. Sobre os desafios da criação propriamente dito, são muitos pontos relevantes. Por exemplo, fomos muito seletivos na escolha dos parceiros que precisavam preencher todos os pré-requisitos que a marca exigia em nosso manifesto. Além disso, estávamos em meio a uma pandemia e o isolamento dificultou as coisas. Penso que talvez isso tenha sido o nosso maior desafio.

E como a marca se destaca – já que a beleza está muito presente nas questões ESG como um todo?

Nós temos um cuidado extra com tudo o que fazemos, produzimos e movimentamos. Estamos sempre muito próximos dos parceiros harstylists assim como dos consumidores. E temos algumas atividades que prezamos

muito como acordos com comunidades específicas, trabalhando a preservação da região e incutindo em todos os valores de respeito à Terra. Costumamos dizer que vamos além do cabelo com nossa experiencia. Estamos sempre em contato com nossas comunidades ao redor do mundo para nos mantermos up to date, sabermos o que está acontecendo e para onde está indo o mercado. Nosso envolvimento é legítimo: Como podemos ajudar iniciativas locais? Como podemos incorporar ativos que sejam típicos de uma região sem, no entanto, usarmos o extrativismo puro e simples? Tudo isso sem perdermos a performance profissional. Não comprometemos a nossa qualidade. É uma viagem de aprendizado de todas as partes envolvidas. Como podemos ser melhores e melhores.

Temos visto muitos produtos sólidos. Pens lançar algo assim?

Se você pudesse sintetizar o que encanta o consumidor na hora da compra, quais seriam os 3 pontos mais importantes?

A primeira coisa que todo consumidor deve e costuma se perguntar sobre o objeto de desejo de compra é: Funciona? O produto pode ter uma série de entregas que ‘conversem’ com causas e expectativas de quem os consome, mas se não gerar uma performance espetacular, não fideliza, não conquista. A segunda questão importante é a fragrância: Cheira maravilhosamente bem? O cheiro do produto durante e após o uso é importantíssimo – em especial em regiões onde o consumidor já tem o gosto por aromas mais intensos como o Brasil. A terceira coisa é: Qual a sensação do fio de cabelo após o uso? É algo ligado à tao falada experiencia do consumidor, o que fica depois de aplicado o produto, de feito o serviço.

Carinho e atenção são bons e a gente gosta! “O papel da imprensa é colocar sempre a notícia em primeiro plano e, salvo casos muito especiais, nunca nos colocarmos sob os holofotes. Mas, como convidado e representante da HM EM REVISTA, eu, Stevanato, me sinto impelido a destacar toda a delicadeza que tiveram comigo. Foram dias especiais de muita troca e acesso a informações de tudo o que a marca está preparando para o futuro. A viagem também propocionou acesso a cultura local, momentos de lazer e de relacionamentos onde conhecemos profissionais brasileiros e de toda America Latina que são fãs das marcas. Não posso deixar de mencionar o encontro com amigos especiais da imprensa que tornaram a experiência ainda mais prazerosa, Renata, Tassia,Deborah e Marie vocês são especiais. Por último não menos importante deixo meus aplausos para Camilla

Garcia Head de Mkt Henkel Brasil por toda parceria, carinho e cuidado desde o momento do convite da viagem até o retorno para nossas casas, você tem uma ética e profissionalismos impar. Receba meus aplausos!

Rodada 5

Quem sabe faz a hora!

Por trás de todo grande evento há uma grande equipe. E, claro, por trás de todo dream team tem um (a) líder. É o caso deste encontro internacional que teve a coordenação de todo o (gigantesco) grupo brasileiro sob a batuta de Camilla Garcia. Atenta, prestativa, preparada e devotada ao Grupo Henkel, ela foi a estrela-guia destes dias intensos. Que tal darmos uma lida no que ela pensa sobre isso?

O Brasil tem muito evento bacana de beleza, mas este foi incrível e o formato teve um grande diferencial. Qual a importância e os objetivos de levar um grupo de brasileiros para um evento internacional?

O Experience Festival conectou especialistas apaixonados por cabelos e beleza na América Latina para uma grande troca e oportunidade de networking além de oportunidade de vivenciar de forma única os trabalhos criativos de grandes talentos da região e profissionais globais.

Ter a oportunidade de fazer essa junção de talentos em um único local possibilita construir cada vez mais uma comunidade mais sólida no segmento e potencializa ainda mais nosso país a nível mundial que hoje já é o 4º maior mercado o mundo.

A delegação brasileira levou quantos convidados para o evento? Foi a maior delegação internacional?

Levamos mais de 100 profissionais da área dentre eles cabeleireiros, donos de negócios do setor de beleza, influenciadores e veículos de imprensa importantes para o nosso país. Fomos a segunda maior delegação de participantes.

O evento já tem previsão de segunda edição? O Brasil tem possibilidades de sediar o evento e receber toda LATAM por aqui?

Ainda não temos definida a próxima data, mas com certeza seguiremos esse formato que teve muito sucesso e vem repercutindo feedbacks positivos entre os participantes. HM Na sua visão como marketing participar de um evento é um marco da vida de um profissional? Você acredita que o Experience Festival pode ter sido um turn over na carreira de alguns profissionais?

Com certeza viver uma experiência como o Experiencie Festival traz muito enriquecimento profissional. A troca é indiscutível e possibilita o Profissional aprofundar ainda mais seus conhecimentos técnicos e aprender sobre novas tendências que estão por vir sob a ótica dos especialistas globais das nossas marcas. É uma conexão que aproxima e gera fidelização com as marcas.

“Esse evento proporcionou conteúdos de altíssimo nível, além de ter workshops com experiências imersivas para que os participantes pudessem vivenciar novas abordagens das marcas”

Rodada 6

É do Brasil!!!

Temos a nossa dupla de sucesso? Temos! Natan Correia (@natancorreia) e Henrique Mano (@riquemano), especialistas em cor e corte, desempenham (com louvor) o título de Embaixadores Schwarzkopf Professional. Em carreira mais do que ascendente e no auge da criatividade, eles se apresentam em palcos do mundo todo mostrando a genialidade do beauty artist brasileiro. Em entrevista à HM EM REVISTA, falam sobre criação, clientes, parceria com a marca e a grandiosidade do Experience Festival

Como vocês enxergam o Essential Looks? Em especial no mercado brasileiro que passou a consumir muito mais moda nos últimos tempos e com a globalização instalada?

NATAN. Eu acho que as novas gerações têm uma personalidade mais ousada, diferente. No geral, as barreiras são quebradas gradativamente e as mídias sociais têm um papel fundamental nisso. Temos muitas fontes de tendências de beleza e moda e as pessoas consomem cada vez mais o que veem e recebem, embora ainda tenhamos uma parcela da população que oferece resistência ao novo. Mas estamos atentos aos movimentos das novas gerações, a quem quer fugir do padrão, quer fugir dos lugar-comum, quer realmente fazer diferente. As clientes mais jovens chegam com referências.

E vocês são os responsáveis por estas mudanças, certo?

NATAN. É um processo gradativo de mudança e é bom você estar em contato com essa geração. Temos que pensar que em algum momento essa geração vai ter mais poder aquisitivo e vai buscar profissionais que atendam suas demandas. Ela sabe o que quer e o que não quer.

HENRIQUE. O Essential Looks vem dizer para a gente o que vem por aí, dá pistas do novo consumidor. Todo esse projeto de disseminação de tendências, que é gigantesco, nos permite conhecer e entender o que as clientes buscam. O que a gente vê dentro do salão ainda tem muito padrão. O Essential Looks te traz a referência da mudança, te conecta com o novo, com o que é diferente. Nós profissionais já começamos a entender que o novo público tem novas necessidades e cabe a nós sabermos do que se trata e como executar. Eu preciso me atualizar. Para mim tem mudado e

é muito positivo é que as coisas acontecem mais rapidamente. Por exemplo, a gente teve um trabalho recente onde precisamos trabalhar com um fundo aberto de cabelo. Pois as modelos já chegaram para nós assim. O Essential Looks conseguiu prever e antecipar as tendências que estão se consolidando.

Aprendemos que as tendências não desaparecem, elas evoluem. Vocês, preparados como são, comprovam o porquê a marca frisa tanto a questão de seus embaixadores serem autoridades em beleza para o profissional. Isso ajuda no acolhimento do cliente?

NATAN. Sim. É uma característica muito latente da marca. Eles percebem – através das pesquisas – as necessidades que vão surgir e como eles vão buscar as ferramentas, a tecnologia e os produtos que serão essenciais para que isso aconteça.

HENRIQUE. O bom é o seu salão mudar junto com sua cliente. O nosso preparo serve muito para isso. Temos que seguir os movimentos mundiais.

O que participar de um evento desta magnitude significa e traz para vocês?

NATAN. A possibilidade de você mostrar para suas clientes esta abertura de novas tendências, serviços. É uma janela muito grande em termos de negócios mesmo, para você expandir sua capacidade, ampliar suas fontes e inspirações. Nos cursos e workshops realizados são uma maneira de estarmos up to date e de mostrarmos para as nossas clientes como o novo pode chegar.

HENRIQUE. É isso de mostrar autoridade no assunto. Trabalhar ao lado de grandes nomes, de ícones, é uma super experiência. E a cliente que vê isso pensa: olha só onde ele está. O potencial de alcance que a gente consegue depois de um evento assim é gigante. Além disso, o encontro com outras nações expande as nossas ideias. São muitas cabeças pensando ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto, um crescimento gigante de conhecimento.

NATAN. A vaidade ficou de lado aqui dentro. Aquela história de não compartilhar técnicas já era. Todos nós trabalhamos com muito respeito. E cada um tem uma visão única em cada tendência. Não há barreira hierárquica com embaixadores internacionais e locais. Todos se integram e trabalham de forma muito fluída.

Como foi criar a coleção Barbie, participar dos looks?

NATAN Eu estava trazendo um pouco da brasilidade à toda coleção, estava representando a América Latina. Trabalhei criando um cabelo de menos manutenção, raiz mais preservada, transição mais suave de cor. É o que a gente vê muito nas ruas do Brasil hoje em dia. E entrar com técnicas que a gente usa. O visual loiro dessa maneira é uma construção de imagem de um look que é muito presente no nosso mercado. E dentro disso perceber todas as possibilidades que temos dentro de “barbie”. Destaco que os produtos que temos na marca são vitais para a criação. A gente tem descolorantes que me dão um controle muito maior, produtos que ajudam com tecnologias específicas para cada serviço. Consigo explorar muito isso. Desde potencial de neutralizaçao, clareamento. Tudo que eu quiser criar dentro de loiros, eu consigo. Estamos vivendo um boom muito grande de

loiros em função do Barbie. É legal a gente saber que a atriz utilizou nossos produtos para chegar no resultado.

Para finalizar, a pergunta de um milhão de dólares: por que a brasileira gosta tanto do loiro?

NATAN. O loiro tem essa coisa radiante, iluminada. Acho que a cliente busca isso. Você consegue trabalhar com diversos tons. Há uma amplitude de nuances para personalizar o loiro, destacar a beleza natural, demanda muito comum hoje em dia. A linha Blond me me dá essas possibilidades. Ser loira demanda muitos cuidados como usar protetores térmicos, criar um cronograma de tratamentos, optar por linhas específicas para cabelos que passaram pelo processo de clareamento. E opções de finalizadores para manter o cabelo mais saudável por muito mais tempo. Tem que estar atento e ligado com a cliente, fazer um acompanhamento para entender a evolução do cabelo de cada uma delas.

HENRIQUE. Acho que existe muito este mito de o loiro demandar cuidados. Eu digo que isso é um pouco mito. Química é química e pede o mesmo tipo de cuidados. Inclusive no verão a questão fica ainda mais importante. Inclusive o teste de mecha. A educação e o conhecimento que adquirimos nos municia a poder explicar para a cliente quando o cabelo não aguenta. Isso é ser autêntico, ser autoridade. Lembrando que a naturalidade de tons veio para ficar e veremos muito disso em 2024.

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