em Colunistas, Deise Garcia

Vamos direto ao ponto? Falar é fácil, não é? Se você, cabeleireiro, colorista, maquiador ou manicure já tem uma boa carteira de clientes, algumas famosas neste grupo e seu nome roda loucamente pelas redes, falar que seu serviço faz parte da categoria premium parece automático.

Mas não é. Pode até ser “grifado” por conta do seu sucesso no meio da beleza, mas ser REALMENTE premium envolve detalhes que passam batidos pela maioria. Em recente evento digital com a mega star colorista e hairdresser Min Kim (@minkimcolorist), ela, que já ocupa o topo da “cadeia alimentar” dos beauty artists, deu um show de humildade ao ensinar passos para uma performance diferenciada. Coisas que muito artista brasileiro (a) acha que não cabe a ele (a) fazer, coisas consideradas menores por assim dizer. Veja alguns pontos que a Min levantou e faça uma auto-avaliação sobre sua conduta no salão.

– Pontualidade. Quem paga mais para se sentar na cadeira de um cabeleireiro quer, no mínimo, ser atendido (a) na hora marcada. Muitos profissionais acham que a espera é sinal de serviço concorrido e que isso é bom para o marketing. Pode até funcionar na primeira vez; na segunda, ainda mais com a vida corrida e com os novos padrões sanitários by coronavírus, o atraso pega muito, mas muito mal. Ser pontual é essencial e ponto final!

– Limpeza. Serviços de coloração fazem mesmo uma bagunça na estação de trabalho. Por isso mesmo, vale criar um sistema onde tudo o que for “sujo” fique do lado oposto ao olhar da clientela. Min criou um método de organização onde deixa toalhas, potes e afins estrategicamente arrumados de modo que ela possa manter tudo o que estiver em uso sempre com um aspecto impecável. Nem precisa dizer que limpeza nestes tempos tem peso 3 nesta conta, certo?

– Organização. Prima da limpeza, a organização não só passa uma boa impressão como facilita a vida do próprio profissional. Min cita os grandes chefs que fazem o mise en place (em tradução literal, colocado no lugar ou posto em ordem). A prática organiza todo o processo de execução de um prato, garante o sucesso da receita e evita acidentes. E vale para um processo de coloração, mechas, descoloração, corte, penteado, maquiagem e por aí vai. “Limpeza e organização dão elegância ao seu atendimento. São a cereja do bolo do seu serviço premium”, afirma ela.

– Foco. Trabalhos criativos demandam ainda mais atenção do profissional – em especial os serviços que mexem com a imagem e, por tabela, com a auto-estima. O múltiplo atendimento é uma realidade, claro, mas há limites. Só marque serviços para mais de uma cliente no mesmo horário se puder oferecer a todos (as) os envolvidos (as) a atenção devida, o melhor do seu profissionalismo e os cuidados exigidos em cada procedimento. A clientela paga mais para se sentir única, especial. Entendeu?

Deise Garcia

Colunista

Deise Garcia é jornalista especializada em beleza. Publisher da HM EM REVISTA, NEGÓCIO ESTÉTICA, também dá palestras sobre o tema e consultoria de negócios para o setor.

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