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Como fidelizar seu cliente: modo de usar

Parte dois

Mais do que nunca – a retomada dos serviços é uma realidade – fazer o cliente voltar e colocar a ida ao salão novamente na rotina é um desafio. No período de isolamento, todo mundo questionou o estilo de vida e isso, somado ao aperto financeiro fez a gente repensar mesmo nosso consumo. Então, a fim de manter seu negócio vivo, entenda a importância de reter sua clientela

Dani Venâncio 

 Na edição passada, falamos de um tema fundamental para qualquer negócio na área da beleza: a fidelização do cliente, a retenção e taxa de retorno. Você sabe me dizer quantos por cento dos seus clientes retornam? Ou melhor, de cada 10 clientes que você atende, quantos voltam? Na reportagem anterior também apresentei a média de 30 salões do Brasil, que foi de 49%, ou seja, de cada 100 clientes que visitam o salão no primeiro semestre do ano, apenas 49 retornam no segundo semestre. Este dado me assustou!

Por isso, depois de destacar a relevância de termos métricas para avaliar o retorno e fidelização de nossas clientes, quero trazer o assunto deste segundo encontro. Acredito muito que para ter sucesso é preciso encantar clientes e para isso é preciso ser diferente.

A boa notícia é que o diferencial está no fator humano, no atendimento encantador, no relacionamento que você tem com o seu cliente.  Vivemos um momento de personalização e diferenciação. As pessoas não querem mais do mesmo. Nessa era precisamos investir em 5 pontos, que vou detalhar abaixo.

 

  1. Serviços adicionais.

Com a dificuldade de fidelizar clientes muitas empresas começam a oferecer descontos, isso é muito perigoso e merece cautela, pois, afeta diretamente a lucratividade e reduz o resultado financeiro.

Mas você pode surpreender seu cliente com benefícios, serviços adicionais que geram valor para ele, por exemplo:

– Ao fazer as mechas, o cliente pode receber o benefício de vir fazer a primeira lavação com você, e nesse momento você hidrata o cabelo do cliente e ainda oferece uma linda escova. Sem contar que confere se o cabelo ficou realmente bom.

     2. Você deve incluir esse benefício no preço, ou ao menos o custo dos produtos e da sua mão de obra.

Você segue seus clientes nas redes sociais? Comenta suas postagens? As redes sociais, principalmente, o WhatsApp, permitem que tenhamos uma relação bem próxima com nossos clientes. Então, aproveite e mantenha-se próximo dele. Faça pós-vendas, envie mensagens (se for de áudio, soará ainda mais íntimo), perguntando como ficou o serviço, peça fotos para ver o resultado depois do cliente ter lavado a cabelo, por exemplo.

Outro ponto importante é avisar o cliente que está na hora de retornar para refazer o serviço. Precisamos ser proativos e marcar presença na vida dos nossos consumidores!

  1. Atendimento encantador.

Gosto muito de perguntar para meus alunos e para as pessoas que trabalham comigo: o que você faz de diferente? Qual sua marca registrada? Por que o cliente deve escolher a sua cadeira e não a de outro profissional? Se o cliente não fizer serviço contigo o que ela estará perdendo?

É comum a gente pensar que atende bem, mas encantar é mais do que atender bem, é ser acima da média, é oferecer o que quase ninguém oferece. Pode ser uma massagem especial, um aroma diferente, uma recepção calorosa, um procedimento diferenciado ou tudo isso junto.

  1.  Tempo.

O dia a dia está cada vez mais corrido, e se seu tipo de serviço não tiver relação com spa, muito provavelmente que o seu cliente o visite com tempo escasso. Se esse não for o caso, pule essa sugestão, se for, repense seus processos e perceba se tem algo que possa ser feito de forma mais eficiente, levando menos tempo e oferecendo o mesmo resultado.

  1. Conteúdo.

Acho incrível o número de blogueiras/Influencers que se destacam nas redes sociais falando de cabelo, maquiagem sem ser profissional da área. Nada contra elas, mas vejo muitas falando coisas que não são indicadas, pois podem causar danos. O cliente de hoje quer saber que fez uma boa escolha, precisa perceber que o seu profissional sabe o que faz, tem conteúdo e merece o seu tempo e confiança. Muitos profissionais postam seus trabalhos, mas poucos apresentam ou exploram conteúdos. Você pode usar dicas de: como lavar o cabelo da maneira correta? Os segredos para uma escova durar, os malefícios de utilizar água quente, como fazer a coloração não desbotar e assim por diante. Você tem muito conhecimento para passar para frente! Acredite e mãos à obra.

 

Recado da nossa convidada,Dani Venâncio

Olá, muito prazer, estou feliz em estar aqui compartilhando conhecimento com você. Há 5 anos desenvolvo um trabalho de educação em administração para área da beleza no Brasil e em alguns outros países. Além de professora, faz 21 anos que sou proprietária de dois salões de beleza e uma barbearia em Florianópolis (SC), o Fuzz Cabeleireiros e a Barbearia Adam. Para me tornar professora, me graduei, fiz mestrado e doutorado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

 

 

 

Você perdeu a parte 1? Não tem problema a HM  te ajuda recordar clicando aqui : Como fidelizar o seu cliente parte 1

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