em Notícias

Acessórios de cabelo vêm e vão, sem nunca deixar de ser hit. Descubra os que estão on nesta temporada

Karina Hollo (@karinahollo)

Eles são uma arma poderosa para renovar o look e artifício superexplorado nas semanas de moda. Laços de fita com fivelas dão charme ao look, lenços de seda mantém rabos-de-cavalo baixos no lugar, tiaras esticadas são capazes de substituir o shampoo seco. E ainda temos as scrunchies (o nosso frufru), febre entre as influencers nacionais e internacionais. Isso sem falar no estilo Barbiecore, com seus acessórios all pink. “O importante quando se fala em acessórios de cabelos, que estão super em alta, agora é que eles elevam o penteado, como dizem os americanos, a um next level. Eles dão um upgrade no look, esteja a cliente com o cabelo sujo, sem tempo… É colocar um acessório que o visual fica incrível”, ensina o hair stylist Marco Antonio de Biaggi (@mbiaggi). É uma alternativa também para dar um toque personalizado. “No cabelo que você acabou de secar, o acessório sempre dá um toque de bom gosto, de glamour.” “Eu gosto sempre de tentar usar do jeito tradicional, mas também curto criar novas maneiras, como colocar duas tiaras formando novo formato, deixar grampos aparentes…”, complementa Gil Scawia (@gilscawia). Ele acredita que os acessórios funcionam para todas as

texturas e cortes de cabelo e que eles ganharam força em todas as situações – seja em um evento mais formal ou mais casual.

Um mundo de possibilidades

Os acessórios dão um toque de anos 1990. “Hoje, eu aposto nos clipes, grampos e laços”, arrisca o beauty artist Gil Scawia. “E a trend Barbie veio para reforçar ainda mais os acessórios de cabelo como: tiaras, laços e clipes.” A escolha da cor também deve fazer sentido. “Se a cliente for loira, acessórios mais escuros, em tom de tartaruga, pretos, marrons, vão aparecer mais. Não esqueça também dos acessórios com pérola. Esse totalmente noite e dá um toque luxuoso no penteado”, fala Marco. Se bem que hoje em dia, caíram as regras. “Uma mulher pode usar grampinhos com cristais Swarovski durante o dia. Eu, particularmente, acho que pérolas dão um toque mais noite. Mas a própria Coco Chanel usava pérolas durante o dia e camélias também.”

Grampinhos com estrelas, luas, letrinhas, com cristais Swarovski funcionam muito para dar uma graciosidade na franja. “É colocar três ou quatro, fica muito gracioso em uma franja longa, por exemplo. Podem ser três ou quatro grampinhos, de tipos diferentes, ou até do mesmo tipo”, sugere Marco. “E dando uma prévia de primavera-verão, adoro presilhas estampadinhas com efeitos coloridos.”

Temos também as piranhas – nunca tão usadas. “Agora elas são chiquérrimas e personalizadas. Você faz o rabo de cavalo, torce ele bastante, vai torcendo aí lá na ponta, no meio da cabeça, coloca uma piranha para segurar. Fica um charme, ele não solta e hoje em dia elas são lindas”, fala Marco.

O que mais? Bandanas largas, com pedrarias, no melhor estilo Narcisa Tamborindeguy. “Elas enfeitam muito quando a ideia é sumir com uma franja

ou quando não tem tempo de arrumar o cabelo. Elas dão um colorido, um toque de ‘noite’. Se tiver pedrarias ou for de veludo, trazem um toque alegre. Coloridas, as tiaras largas estão no seu melhor momento eu diria.”

Temos também lenços, seja no rabo de cavalo, seja no topo da cabeça. “No melhor estilo as ricas de Capri”, brinca o hairstylist. Segundo ele, é sinônimo de mulher chique, elegante. E vale tudo. Desde um lenço descolado de uma 25 de março até um lenço caríssimo da Hermès. “Também adoro fazer uma trança e usar um lenço como se fosse a quarta mecha de cabelo da trança. No rabo de cavalo, você pode deixar solto ou fazer um coque. Ou ainda usar o lenço fazendo uma tiara no melhor estilo Jack O. Ou amarração no topo da cabeça como as modelos adoram ou as ricas de Saint Tropez, Positano… que sabem amarrar em um lenço como ninguém – ele começa na testa e tem que ser muito bem amarrado: não deixa nenhum fio no rosto.”

Nas passarelas

Temos visto também nas revistas e nas passarelas, principalmente em Dolce & Gabbana, colocar bijus e joias no cabelo. “Podem ser antigas, de cor, vintage, podem ser novíssimas. Só tem um problema: elas não são tão fáceis de pregar no cabelo. Eu indico dar uma desfiadinha na raiz, passar spray e aí colocar a joia para fixar. Fica mais fácil porque o desfiado vai dar sustento para essas joias”, ensina Marco.

Presilhas também são um must-have. Inclusive a que já vem com a Camélia da Chanel, que fica linda para cabelo de noivas. “As flores não podem ser

esquecidas. “Usar flor na primavera-verão atrás da orelha, dando apenas uma cor, é um cabelo que mostra uma mulher está em movimento. Evite colocar flores do topo da cabeça para não ficar parecendo BBB”, brinca Marco.

Chanel e Dolce & Gabbana sempre investem em acessórios nos desfiles. Dolce & Gabbana exagera. Mas você não vai usar exatamente como na passarela. “A ideia é fazer uma alusão ao que foi desfilado. Então, se Dolce & Gabbana usou 20 presilhas ou acessórios em um desfile, na vida real você pode usar dois ou três no máximo. Mais que isso, eu acho exagero”, pontua Marco.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar