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Em tempos de rigorosos protocolos de higiene, com direito a litros e litros de álcool gel incessantemente aplicados nas mãos e de pés literalmente no chão por conta do home office, estas tão delicadas – e por muitas vezes esquecidas áreas – viraram protagonistas de cuidados. E quem ofereceu produtos de primeira linha, resultados quase instantâneos e preços mais do que convidativos só fez crescer e ganhar o coração dos consumidores e profissionais da beleza. É o caso singular do Grupo HMulti que carrega a marca Homeopast, absoluta no quesito hidratação e reparação da pele. Quem nos fala da longevidade do sucesso, do salto olímpico de vendas e dos valores da empresa é Maria Felícia Carlos, fundadora da HMulti, em entrevista exclusiva à HM EM REVISTA

 

HM Qual foi o turning point da marca que passou de uma atuação tímida em termos de aparições para uma presença constante nos feeds das editoras de beleza e influencers?

Maria Felícia A criação da linha homeopast foi, sem dúvidas, o nosso turning point. Há mais de 25 anos nós da HMulti oferecemos produtos de saúde e beleza para nossos clientes através de nossos parceiros podólogos e pedicures, e que inclusive, são os mais indicados por esses profissionais… Mas, durante o último ano, notamos o movimento crescente na área de bem-estar e rituais de autocuidado e, como especialistas em hidratação que nos tornamos, estudamos o mercado e criamos uma linha de produtos naturais para corpo, mãos e pés com a performance necessária para uso profissional e indicada para uma rotina de home care. Desde então passamos por uma reestruturação na comunicação da marca e fomos buscar ativos mais inteligentes, eficazes, sem conservantes e preferencialmente veganos, tudo para oferecer o melhor para nossos colaboradores, parceiros e consumidores.

Quantos produtos fazem parte do atual portfólio de vocês? E qual o produto queridinho?

Somos uma empresa multimarcas com mais de 200 itens disponíveis em nosso portfólio. Na linha homeopast temos hoje seis produtos (Ultra Hidratação, Uso Diário, Tripla Ação, Spray Reparador e Fortalecedor de Unhas, além de uma meia para hidratação) e já estamos com lançamentos previstos para os próximos meses. O carro-chefe para desenvolvimento de toda nossa marca e linha própria é o homeopast Ultra Hidratação, produto que introduzi no mercado em 1998 e que tem profunda ação restauradora, cicatrizante e hidratante. Mas o queridinho no momento é o Homeopast Tripla Ação, produto que mostra a nossa evolução quanto aos benefícios e ativos, além de ter um aroma delicioso e toque seco. O Homeopast é a escolha dos profissionais em cuidados dos pés desde o final dos anos 90 até os dias de hoje.

Com a pandemia, muitas empresas enxugaram suas linhas. Vocês, ao contrário, seguem com lançamentos ou modernização de produtos. Qual a estratégia por trás disso?

A estratégia de lançamento foi anterior a pandemia. O Homeopast, tão conhecido e reconhecido, precisava de uma modernização tanto nos ativos quanto nas embalagens e, mesmo com a pandemia, decidimos seguir oferecendo aos nossos clientes e colaboradores o melhor em performance, hidratação e cuidados com as áreas ressecadas do corpo e manter-se à frente do mercado, prezando pelos nossos valores de respeito e, principalmente, transparência nas formulações e resultados.

Falando em modernização, embora não sejam ultra chamativas, as embalagens e o layout geral passaram por um banho de loja. Por que e como isso foi feito?

Buscamos transmitir nossos valores e propósitos por meio das formulações e embalagens, e não foi diferente no último ano… O Ultra Hidratação ganhou um novo layout, mas sem perder a sua identidade do pote da tampinha amarela. Ajustamos apenas o logo, com uma identidade visual mais moderna e minimalista, seguindo tendências internacionais e que transmitem tanto a nossa preocupação em sermos totalmente transparentes com os consumidores, como reforçam que estamos atentos às mudanças e tendências do mercado. Já os novos produtos da linha ganharam um ícone na letra “h” para ajudar no reconhecimento da marca. Todos os produtos ganharam selos que atestam a modernização dos ativos e preocupação com o meio ambiente e clientes.

Como são criadas as fórmulas dos produtos? Alguns dos produtos simplesmente não têm nenhum outro no mercado cuja performance se compare aos da Homeopast, linha da HMulti. O segredo está na formulação em si ou nos ingredientes?

As formulações dos produtos são feitas com o objetivo de oferecer uma super-hidratação e restauração para as áreas ressecadas do corpo. Para isso, participo de todo o processo de criação e, junto com uma equipe de profissionais especialistas em cuidados para mãos e pés, pesquisamos e buscamos por tendências cosmecêuticas internacionais, composições poderosas e uma nova indústria parceira com diversos estudos publicados sobre os ativos mais eficientes e modernos para oferecer alta performance em tratamentos com os nossos produtos e também proporcionar o bem-estar integral de nossos consumidores.

Costumo dizer que o segredo está em fazer tudo com carinho, cumprindo o nosso propósito e estabelecendo parcerias que caminhem na mesma direção que nós, colaboradores que tenham o mesmo sonho e estejam determinados a criarem os melhores produtos do mercado.

A marca tem muitos produtos de consumidor final, mas performance de produto profissional. Vocês pretendem avançar junto aos profissionais como esteticistas, massoterapeutas, podólogos?

A marca nasceu com esse DNA de trabalhar com públicos segmentados e valorizar os profissionais da área da saúde. Entendemos que eles são propagadores do nosso trabalho e principalmente dos nossos produtos. Quando eles usam em seus atendimentos, os clientes querem comprar na mesma hora e essa experimentação nos faz acreditar que as parcerias funcionam, e muito, para o negócio em si. Hoje conseguimos trabalhar nas duas frentes: tanto o consumidor final através das vendas online e alguns pontos físicos, quanto os profissionais que indicam e endossam a qualidade e a performance dos produtos (e que por vezes complementam sua renda com as vendas). Temos, inclusive, parcerias de longa data com alguns profissionais e ações desenvolvidas para estimular ainda mais o interesse dos clientes como, por exemplo, o cupom de desconto em nosso e-commerce.

Mãos e pés ganharam protagonismo nestes tempos pandêmicos e os seus produtos focam muito nestas áreas. Como está a questão comercial de vocês? A demanda segue em alta?

A pandemia nos fez rever processos e estratégias, mas o que mais nos despertou foi o exercício de olhar mais atentamente para os nossos clientes e entender quais eram suas necessidades e o que queriam de fato. Isso nos levou a pesquisar e a estarmos mais próximos dos profissionais e dos consumidores para sermos mais e mais assertivos na hora de lançar um produto e expandir o negócio. Também fomos atrás de parceiros muito bem renomados no mercado para termos a garantia de que nossos itens tenham o melhor desempenho possível. Feito isso, foi só alinhar a questão comercial. Fizemos muitos cursos e mentorias, inclusive de gestão, para expandir e aprimorar as vendas. Hoje estamos presentes no Brasil todo e nas principais plataformas online do país. Temos parceiros comerciais e profissionais distribuídos em todo território nacional e a demanda só aumenta. Nosso próximo passo é estruturar a expansão das linhas e produtos assim como a exportação.

Quais as lições aprendidas nestes últimos meses?

Podemos afirmar com toda certeza que foram algumas. Acho que a primeira das lições foi parar e analisar o negócio como um todo. Entender o que estava acontecendo mundialmente, em meio a pandemia que se instalava, traçar rotas alternativas e adaptar isso para a nossa necessidade e de nossos clientes. Na sequência, assimilamos o senso de urgência que o momento gerou e aplicamos em nosso dia a dia, mas sem deixar de lado nosso propósito, determinação, o desejo de dar certo e acima de tudo o sonho que começou anos atrás e que hoje é o negócio e o legado da família.

O que podemos esperar da marca para este ano ainda?

Ahhhh podem esperar muitas novidades até o final deste ano. Vem muita coisa boa e especial por aí… Acabamos de lançar dois produtos que prometem figurar entre os queridinhos. Um é o spray reparador de unha e pele e o outro é o fortalecedor de unhas, incríveis para hidratar e recuperar, além de serem veganos e terem óleos essenciais na composição.

Qual a estratégia para falar com seus consumidores?

Acreditamos que seja sempre a transparência. Nossos consumidores nos dão energia e nos motivam a pensar e desenvolver algo que realmente seja útil, que faça a diferença na vida deles e que, principalmente, seja a solução para um problema que eles tenham. Por essa razão estamos sempre buscando o que há de mais eficaz no mercado e nossos clientes não só percebem isso na comunicação que fazemos, mas também sentem isso na prática, no uso diário de nossos produtos. Eles sabem que realmente funcionam.

 

Quem é nossa entrevistada?

Maria Felícia Carlos é a sócia-fundadora da HMulti, multimarcas de produtos para cuidados diários da pele, e a responsável pela distribuição e divulgação do creme homeopast Ultra Hidratação que, desde 1998, tem sido a escolha dos podólogos e pedicures para tratamentos e cuidados dos pés. Ao lado de sua sócia e filha, Mônica Crestincov, dirige a empresa, acompanha de perto o desenvolvimento da homeopast, linha que conta com seis produtos (Ultra Hidratação, Uso Diário, Tripla Ação, Spray Reparador e Fortalecedor de Unhas, além de uma meia para hidratação), e é responsável pelo planejamento estratégico e próximos lançamentos.

 

 

 

 

“O Homeopast, tão conhecido e reconhecido, precisava de uma modernização tanto nos ativos quanto nas embalagens e, mesmo com a pandemia, decidimos seguir oferecendo aos nossos clientes e colaboradores o melhor em performance, hidratação e cuidados com as áreas ressecadas do corpo”

 

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