em Notícias

Algumas cidades já retomaram suas atividades; outras se preparam para a volta em poucos dias. Veja um preview do que precisa – e deve – ser feito nos salões de beleza

Por Caio Camargo (@camarcamargo)

A retomada dos serviços paralisados por causa da pandemia começou em alguns Estados. Especialistas em consumo acreditam que haverá profundas mudanças em valores e que uma nova mentalidade definirá o comportamento dos seres humanos. Há uma expectativa severa de corte de gastos, motivada por insegurança financeira. A maioria começa a refletir sobre a necessidade real de consumo.

No País, de acordo com o Instituto de Pesquisas McKinsey, 80% dos brasileiros estão pessimistas ou inseguros com relação à Economia. Quarenta por cento temem perder o emprego. Cinquenta por cento tiveram a renda reduzida. E 70% foram obrigados a cortar gastos. Com a flexibilização da quarentena, a tendência será alterar esse quadro negativo?

No segmento de beleza, o Sebrae elaborou uma cartilha de orientações para otimizar as atividades dos salões no País. A Coordenadora Nacional da área, Andrezza Torres, disse em uma live da Hmemrevista, que medidas de segurança e prevenção são necessárias não só para proteger os profissionais, mas para garantir o retorno da clientela.

Entre os pontos da cartilha destacam-se o uso obrigatório de máscaras para profissionais e clientes; a necessidade de agendamento prévio dos atendimentos ; a preparação da área de entrada, que deve ter álcool em gel disponível para higienização das mãos e um borrifador, também com álcool 70%, para limpeza das solas de sapatos.

A realização dos serviços simultâneos só deve ocorrer se for possível manter o distanciamento recomendado. Haverá ainda a necessidade de um intervalo entre o atendimento aos clientes para higienizar equipamentos e estações de trabalho.

A nova rotina para os cuidados de beleza vai priorizar o atendimento rápido e seguro. As mudanças serão sentidas desde a recepção nos salões até o pagamento, com o estímulo cada vez maior dos aplicativos. Em São Paulo, Estado da Região Sudeste, a mais atingida pelo Coronavírus, a flexibilização começou pelas cidades que se enquadram na chamada fase 3, estabelecida pelas autoridades.

Bauru, Presidente Prudente, Araraquara, São Carlos, Barretos, entre outras, estão nessa etapa. Ainda não existe data exata para a retomada dos salões de beleza na capital paulista e em outras regiões do Estado. Com novos valores e prioridades no consumo, os tomadores de serviços encontrarão atendimentos rápidos, com foco nas recomendações sanitárias. O fato é que os clientes estarão de volta, exigindo mais atenção e cuidados.

Dados do Instituto de Pesquisas McKinsey:

  • 80% dos brasileiros estão pessimistas ou inseguros com relação à Economia;
  • 40% temem perder o emprego;
  • 50% tiveram a renda reduzida
  • 70% foram obrigados a cortar gastos.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar