IBRAMED: quando a estética e a beleza viram modelo de negócio - HM em Revista
 em Notícias

Como é possível seguir crescendo em meio a uma pandemia e ainda aumentar seu legado de boas práticas nos negócios e com as pessoas? Basta seguir o modelo da Ibramed, única empresa brasileira no ramo da estética a exportar sua tecnologia e seus equipamentos para todos os continentes. Os segredos? Ela aposta em pesquisas científicas (que são citadas nos maiores congressos mundiais), faz questão de transmitir, fomentar e valorizar o conhecimento por meio de parcerias com grandes universidades nacionais e internacionais, investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento e conta com equipes compostas por mestres, doutores e engenheiros dedicados a estudos e novas tecnologias. Não bastasse isso, ainda olha para os salões de beleza como oportunidade de expansão de parcerias! Quem nos fala sobre tudo isso e muito mais é José Ricardo de Souza, presidente da empresa, em entrevista exclusiva para HM EM REVISTA

 

 Estética e beleza sempre andaram de mãos dadas. Como a empresa vê essa estreita e delicada relação?

A estética e a beleza fazem parte de algo muito maior: o bem-estar. Elas obedecem a padrões que mudam de tempos em tempos, de acordo com as tendências da sociedade e do mercado, ligadas ao próprio indivíduo, não estabelecem regras e sim sentimentos. O importante é se sentir bem e estar feliz consigo. Tanto a estética quanto a beleza existem para transformar a vida das pessoas e acreditamos que a missão da IBRAMED é ir além, levar bem-estar e qualidade de vida através de tecnologias e procedimentos que gerem menos dor, incômodo e desconforto.

 

O mercado brasileiro de beleza, estética e bem estar é referência em muitos quesitos. Podemos dizer a mesma coisa em relação a equipamentos e aparelhos?

Sim, com certeza, podemos. As tecnologias e equipamentos desenvolvidos no Brasil estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional. A confiança em nossos produtos e soluções tem atraído os olhares do mundo todo. A IBRAMED é a única empresa brasileira no ramo da estética a exportar sua tecnologia e seus equipamentos para todos os continentes. Nossas pesquisas científicas são citadas nos maiores congressos mundiais, essa é a prova de que a tecnologia que desenvolvemos aqui no Brasil é referência global. Como empresa, a IBRAMED acredita em transmitir, fomentar e valorizar o conhecimento por meio de parcerias com universidades nacionais como a USP, a UFSCAR, a Unicamp e a Unifesp e internacionais como Universidade La Trobe, na Austrália e University of Indianapolis, nos EUA. Mas para isso não há segredo, investimos – e muito – em pesquisa e desenvolvimento, temos equipes compostas por mestres, doutores e engenheiros dedicados a estudos e novas tecnologias. Um dos resultados deste investimento é a Corrente Aussie, exclusividade IBRAMED, reconhecida internacionalmente. A história da Corrente Aussie começou em 2007 quando eu acompanhava atentamente as pesquisas de Dr. Alex Ward e decidi ir para a Austrália ter uma reunião com o pesquisador que buscava novos meios de impulsos elétricos para a estimulação sensorial e motora. Assim surgiu a Corrente Aussie como modalidade eletroterapêutica e que foi patenteada e incorporada dentro da linha de reabilitação médica da IBRAMED.

Nem só de clínicas vivem os equipamentos para tratamento corporal e facial. Como vocês veem o salão de beleza em termos de oportunidade?

Vemos o mercado da estética como uma área muito ampla e recheada de oportunidades ainda pouco exploradas. Tudo relacionado a autoestima e bem-estar tem potencial para ser trabalhado. Estamos antenados e vendo salões de beleza inovando e evoluindo seus serviços, mostrando cada vez mais a sua relevância e aderindo a eletroterapia no seu menu de tratamentos. Dentre as tecnologias e equipamentos mais utilizados nos salões, podemos citar o Dermosteam, nosso vapor de ozônio; o HF – alta frequência; e o Antares – fototerapia. Nós da IBRAMED estamos desenvolvendo um forte trabalho para que os profissionais de salão de beleza se profissionalizem cada vez mais, para estarem aptos e capacitados a usarem esse tipo de tecnologia.

Nestes tempos de pandemia, muitas empresas adaptaram suas linhas de produção para a fabricação de EPIs, face shields, máquinas de oxigenação. a IBRAMED também criou esse braço saúde?

Sem dúvidas. Como membros e representantes de uma área tão importante como é a saúde, sentimos que poderíamos ir além. Estamos localizados em Amparo, uma região hidromineral do estado de SP, e contamos com as certificações, como a ISO 13485, FDA (Food and Drug Administration – agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) e marcação CE (indicativo de conformidade obrigatória para produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu). Além de ser nossa especialidade, também temos nosso próprio departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Possuímos uma variada categoria de recursos terapêuticos, desde os clássicos ultrassom de 1 e 3 MHZ, ondas curtas, correntes TENS, FES, Russa, Aussie, interferencial até os mais modernos tratamentos utilizados para estrias, celulite, gordura localizada, edemas pós-cirúrgicos, incontinência urinária, úlcera cutânea e tecnologias para reabilitação e fisioterapia. Desde o início de 2020 apostamos e investimos na área médica, produzindo equipamentos de auxílio à vida e pós-covid. Temos equipamentos de fisioterapia respiratória, que ajudam a fortalecer os órgãos que compõem esse sistema. Além disso, nossos aparelhos de correntes e fototerapia estão sendo amplamente utilizados para suprir efeitos colaterais de pacientes pós-covid, como limitações motoras e feridas graves. Somos incansáveis. Algo muito maior e com o apoio de uma grande Universidade está chegando ao mercado para ajudar a salvar vidas. Desenvolvido por nós, aqui no Brasil, o respirador mecânico, que já está aprovado pela ANVISA e vem de encontro com a grande necessidade atual do Brasil, sendo que este equipamento é o primeiro a ser desenvolvido 100% com tecnologia brasileira, pela IBRAMED.

Em tempos digitais, como tem sido a comunicação da empresa com seus consumidores?

A inovação é sempre nosso foco, desde as tecnologias e benefícios dos equipamentos até nossa comunicação com os consumidores. Nossa relação está ainda mais intensa e próxima. Hoje tudo se fala e se resolve de forma virtual. Estamos na era do SAC 2.0., na qual o consumidor possui uma voz muito mais ativa para nos contatar e, sinceramente, adoramos isso. Essa aproximação com o público que usa IBRAMED nos permite um Feedback muito mais verdadeiro. Atualmente nossos treinamentos são online. Assim, nossos clientes podem conhecer e aprender sobre nossos equipamentos em qualquer lugar, sem deixar de receber o certificado.

 

O que mudou nos processos de decisão da pandemia para cá? Quais lições de new business foram incorporadas à rotina?

Podemos dizer que… tudo! Desde o início da minha história – que começou de forma humilde no Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo – segui um caminho de muito estudo e dedicação até que em 1994, em uma pequena casa em Amparo, realizei meu grande sonho, fundar a IBRAMED, uma empresa de equipamentos médicos voltados para fisioterapia, estética e bem-estar, considerada hoje uma das principais do setor. Durante essa jornada, nos deparamos com desafios como a pandemia que nos fez pensar em novos métodos de fabricação, logística, entrega e segurança tornando os processos ainda mais controlados, enxutos e protegidos. Dentre as lições aprendidas para o dia a dia, podemos destacar a velocidade e a conexão. A rotina está mais ágil e estamos mais conectados, conseguimos trabalhar e cooperar de qualquer lugar o que tem aumentado e muito a produtividade.

Quais valores da empresa se mostraram ainda mais relevantes neste último ano?

O principal com certeza foi o respeito. Um dos lemas da IBRAMED, que se tornou ainda mais evidente e até mesmo um diferencial. Respeito com os colaboradores, respeito com os consumidores e clientes, respeito com fornecedores e revendas, respeito com o ser humano! Esse último ano exigiu muito do nosso perfil humanitário, do nosso lado humano! A cooperação, o respeito e a parceria foram elevados ao extremo por aqui e isso nos deixou ainda mais fortes no mercado. Já dizemos, é tudo uma QUESTÃO DE RESPEITO.

 

O que podemos esperar da IBRAMED neste 2021?

Do ponto de vista humano, uma empresa muito mais estruturada e fortalecida. Muito mais conectada com o seu público-alvo e acessível a todas as pessoas. Do ponto de vista comercial é um ano promissor e estamos empolgados para o novo mercado que surgiu. Em breve apresentaremos muitos lançamentos.

Quais são os 3 produtos-estrela da marca? Por quê?

Dentre os quase 27 anos da IBRAMED tivemos muitos sucessos, mas podemos trazer 3 que estão em alta no momento.

Heccus Turbo:  nossa plataforma de terapia combinada, que conta com ultrassom e correntes, é sem dúvidas um equipamento atemporal que fez sucesso desde do primeiro dia de lançamento até os dias de hoje. O Heccus se tornou tão forte no mercado que seu nome até se tornou sinônimo de tratamento, no qual as pessoas buscam por “Heccusterapia” em vez de “Tratamento para gordura localizada”, por exemplo.

Polarys: nosso equipamento de Criolipólise. Ele chegou ao mercado com muitos diferenciais que o tornaram um dos mais procurados e acessíveis! Além disso, o tratamento por criolipólise se popularizou muito nos últimos anos, o que ajudou ainda mais o equipamento se destacar.

PLASMED: este Jato de Plasma é nossa mais recente novidade, mas já é líder de vendas no segmento. O equipamento está bombando, pois, além do lançamento diferenciado que fizemos, o PLASMED veio com muitos diferenciais e é o ÚNICO Jato de Plasma brasileiro produzido.

Qual a mensagem de esperança que a empresa gostaria de passar para os brasileiros?

Tem sido um período de grandes desafios e aprendizados. Aqui na IBRAMED entendemos que em tempos difíceis precisamos inovar, aprender algo novo e mais do que isso, levar às pessoas uma mensagem de positividade e confiança. Nos reinventamos o tempo todo, acreditamos e investimos na ciência e na tecnologia, fazemos pesquisas, estudos e descobertas para entregarmos sempre o que há de melhor para nossos clientes.

#VaiPassar. As pessoas sábias lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.

 

“Tanto a estética quanto a beleza existem para transformar a vida das pessoas e acreditamos que a missão da IBRAMED é ir além, levar bem-estar e qualidade de vida através de tecnologias e procedimentos que gerem menos dor, incômodo e desconforto”

 

 

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar