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Neste ano, a Keune Haircosmetics completa 25 anos de atuação no Brasil com uma trajetória marcada pela qualidade, responsabilidade e inovação de seus produtos, características reconhecidas em todas as linhas da marca, especialmente na de coloração, a de maior respeito no mercado

Faz tempo que cabelo colorido ou descolorido deixou de ser sinônimo de fios fragilizados ou ressecados – e a Keune (@keunebrasil) é uma das responsáveis por essa mudança de mindset. Com uma receita aparentemente simples, unir os melhores ingredientes disponíveis à tecnologia extremamente moderna, ela conseguiu criar colorações de alto padrão capazes de tratar intensamente o fio. O resultado é um cabelo saudável e com brilho intenso.

São quase 100 anos voltados à produção de cosméticos capilares (a marca surgiu em 1922, na Holanda) e foi o neto do fundador Jan Keune quem introduziu as colorações no portfólio da empresa.  Completando 25 anos de atuação no Brasil, segue como uma empresa familiar, buscando agregar novos membros (colaboradores e clientes) dispostos a compartilhar inspiração, inovação e qualidade. “São mais de 500 famílias brasileiras envolvidas nos escritórios corporativos e regionais da marca pelo país. Fazemos negócios com um toque pessoal. Procuramos personalizar nosso atendimento de acordo com o perfil de cada cliente e ajudá-los a prosperar em seus negócios. Como em uma família, há muito carinho e amor envolvido”, conta Silmara Perla de Oliveira, diretora de Marketing e Capacitação da Keune Brasil.

 

 MAGIA EM TUBOS

Dentro de um portfólio extenso e especializado em serviços profissionais, as colorações se destacam como carro-chefe. Em quase um século de tradição e expertise, décadas de estudos e pesquisas por trás de cada fórmula, a marca entende detalhes como diferenciais e se ancora nisso para sobressair em um mercado altamente competitivo.

Uma das particularidades está na seleção de ingredientes, cuidadosamente escolhidos não apenas pelo resultado da cor, mas também pela capacidade de proporcionar saúde ao cabelo. As fórmulas são compostas de proteína da seda, proteína de trigo, óleo de argan e bisabolol (derivado da flor de camomila). Algumas linhas, como a Semi Color e 1922 Professional Color, têm ainda boswellia serrata, planta indiana com ação anti-inflamatória.

Conforme explica Sionara Bandeira, coordenadora técnica nacional, “49% dos ingredientes usados nas colorações são condicionantes, bem como todas elas possuem cocamide mea em sua composição. Trata-se de um derivado do óleo de coco, superemoliente, que evita manchas na pele e no couro cabeludo, além de deixar aquele aspecto perolado tão amado pela cliente”. São esses elementos os grandes responsáveis por manter e intensificar a vitalidade do fio ao final do processo químico. Já o estabilizador de cores LP 300 penetra profundamente na estrutura capilar, prolongando a duração da cor.

Livres de parafenilenodiamina (PPD) e com o menor índice de amônia do mercado (1% a 2%), são menos propensas a causar alergias ou hipersensibilidades. “Porém, é importante ressaltar que não há cosmético totalmente antialérgico. O que existem são substâncias com menores chances  de causar intolerância.” A reação alérgica depende de suscetibilidade do organismo reagir em contato com determinados componentes, sejam eles naturais ou sintéticos”, esclarece Renata Olegario, química da equipe de Capacitação da Keune.

 

INFINITAS POSSIBILIDADES

Para atender vários estilos e necessidades de seu público, a marca também se preocupou em criar diferentes coleções. “Nossos conceitos True Beauty e Your Best You incentivam cada profissional a trabalhar sua linguagem, sua inspiração e sua própria identidade, sem deixar de atender aos desejos das clientes. A intenção é a de que eles estejam cada vez mais preparados para revelar a melhor versão de quem se senta em sua cadeira, valorizando a verdadeira beleza contida em respeitar a identidade de cada pessoa, a pluralidade”, declara Silmara de Oliveira.

Segundo Ilda Guimarães (@ildaguimaraes1), hairstylist e visagista do Espírito Santo, essa personalização é essencial para criar autoconfiança e empoderamento. “A mulher precisa se identificar quando se olha no espelho. Durante muito tempo, ela seguiu padrões impostos pela mídia, pela sociedade, mas se a cor do cabelo não é adequada gera conflito de imagem consigo e com os outros. Por isso, a importância de se criar algo único, individualizado, respeitando características físicas e temperamento.”

Keune Color engloba cinco grandes linhas: Tinta Color (permanentes); Semi Color (tonalizantes); Ultimate Blonde (ultraclareadoras); 1922 by J. M. Keune (masculina) e So Pure, coloração vegana sem amônia e parabenos. São mais de 250 cores combináveis, incluindo séries especiais, como Red Infinity e Ultimate Cover, além dos Mix Colors, pigmentos puros para o profissional extravasar sua versatilidade criando inúmeras possibilidades.

So Pure é uma das queridinhas do público adepto do veganismo, cada vez mais presente nos salões de beleza. Possui uma composição bem orgânica com nutrientes do jasmim, ylang ylang e óleo de argan, e é livre de amônia. “Por isso, é muito indicada por dermatologistas, alergologistas e ginecologistas”, conta Nanda Sandrini (@nandasandrini_beauty), educadora Keune Brasil. O hair stylist e embaixador master da Keune, Tiago Aprigio (@aprigiotiago), ama tonalizar as mechas com So Pure Color. “Tem muita fidelidade na cor e é mais fácil de visualizar na hora que está no cabelo. Não tem como errar o tempo de pausa nas mechas”, garante.

No Salão Rom Concept (@rom.concept), em São Paulo, o hair designer Derley Silva (@derley) usa Tinta Color Ultimate Cover em 90% das suas clientes. “Quando descobri que tem óleo de coco, proteína da seda e estabilizador de cor, o produto me conquistou. Tem uma profundidade de cor natural que proporciona um fundo bem legal para fazer mechas”, avalia. As tinturas permanentes de Tinta Color cobrem até 100% os fios brancos e clareiam até quatro tons do cabelo natural.

Para quem deseja clarear sem descolorir o fio há uma série de tintas clareadoras com quatro nuances diferentes com um excelente desempenho tanto em mechas quanto em coloração global. “É ideal para as clientes que gostam de ser loiras, mas têm cabelos delicados, que normalmente não passam no teste de mechas feito com descolorante”, assegura Nanda Sandrini.

Rey Moreira (@reymoreira), do Salão 1838 (@1838estadosunidos), em São Paulo (SP), gosta muito de usar essas colorações. “O desempenho do produto é excelente. A cor da cartela é realmente igual ao resultado. Sem contar que ela também deixa um brilho incrível nos fios e recupera a estrutura natural. É algo que gosto muito na marca, essa experiência de coloração e tratamento”, afirma.

Já a Semi Color tem tonalizantes livres de amônia e uma textura em gel que facilita a aplicação. “A tecnologia Silsoft também ajuda na redução de frizz. O cabelo fica com muito brilho e maleabilidade”, argumenta Nanda Sandrini. Jonathas Diniz (@jonathas_diniz) do Salão Cubo (@cubocubocubo), em Porto Alegre, é um dos fãs desse tonalizante. “Para mim, Semi Color é um divisor de águas no mundo da química. Cumpre com a promessa de não mexer no fundo natural do cabelo e me dá segurança total na hora de utilizar o produto, além do resultado de emoliência e tratamento que traz para o fio”, conta.

A marca tem um grande compromisso e respeito pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta, por isso, adota uma série de atitudes sustentáveis em seus processos de produção. As colorações, por exemplo, são totalmente cruelty free, ou seja, foram desenvolvidas sem qualquer tipo de teste animal em cada uma das etapas do processo de produção.

Assim, Keune comprova que colorir cabelos é uma arte, mas também envolve muito estudo. “Você não pinta sobre uma tela branca, você pinta sobre uma história, afinal alguns pigmentos já estão ali, processos químicos também. Por isso é importante estudar muito para ser um bom profissional. E nós valorizamos e investimos muito na educação. Temos mais de 90 educadores e 20 academias espalhadas pelo Brasil e logo teremos uma plataforma on-line também”, assegura a diretora de Marketing e Capacitação.

 

Beleza de ação

A marca apoia, desde 2018, um projeto no Instituto Profissionalizante IP Mangueira, inserido no Programa Social Mangueira, considerado o maior programa social do mundo pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), preparando pessoas da comunidade para ocuparem um espaço no mercado de trabalho da beleza. “Eles são super comprometidos, não faltam às aulas e aproveitam intensamente a oportunidade. Tanto que toda a equipe formada em 2019 já está empregada. Neste ano, temos mais 40 alunos em formação. É um projeto muito bonito e bem conduzido pela Patrícia Baracho”, diz a diretora de Marketing e Capacitação da Keune Brasil, Silmara Perla de Oliveira.

 

Matéria de Carmen Cagnoni

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