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Sim, o Grupo L’Oréal é um gigante no mercado mundial de beleza. E para quem está vivendo um momento cheio de dificuldades – em especial as financeiras – pode parecer fácil uma empresa desta relevância dizer que tudo vai passar e que o segmento vai se recuperar. Mas, alto lá, ao contrário do que possa parecer, ser grande traz em seu rastro compromisso, missão e cobrança equivalentes. Então, mais do que ser deste tamanho todo é preciso parecer ser e, principalmente, agir como tal. E, ao que tudo indica, é exatamente o caminho escolhido pelo Grupo nestes tempos de tantas mudanças. Quem conta tudo o que vem sendo feito para a beleza profissional é Tiago Carvalho, Diretor Geral da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal Brasil

 

Nestes tempos de pandemia, muitas empresas simplesmente se “esconderam” e pouco ou nada fizeram pelo setor de beleza profissional. Dá trabalho pensar e agir pelo outro – já que o Grupo L’Oréal foi/é um dos mais ativos pró salões e profissionais?

É muito bom ter este reconhecimento em meio a tantas outras ações que foram e têm sido feitas pelas empresas em geral. Destaco que realizamos tudo isso com bastante profissionalismo, mas também com muita paixão. Eu diria que não dá trabalho pensar no outro, pelo contrário. A gente acredita que fazer isso é uma licença para podermos operar no mercado. Hoje, uma empresa como a L’Oréal e, em especial uma divisão como a de produtos profissionais, que trabalha de mãos dadas com seus parceiros de negócios (que são os profissionais) não pode funcionar sem pensar no outro – seja em um momento de pandemia, seja em tempos normais. É fundamental que as empresas que têm este papel de liderança ajam neste período difícil. Eu diria mais: estes milhões de parceiros que temos no mundo e os milhares no Brasil esperam isso de nós, que mostremos o caminho do crescimento em conjunto. Nós não existiríamos se eles não estivessem conosco; juntos construímos este negócio de mais de 110 anos e é desta maneira que queremos construir o futuro.

 

Uma das questões mais debatidas – opções políticas à parte – foi a retomada por conta do colapso financeiro. Ainda assim, o Grupo propôs o congelamento do pagamento de todos os salões de beleza independentes e cabeleireiros. A conta de vocês fechou?

A L’Oréal é um grupo sólido e muito robusto financeiramente. Neste momento, a nossa primeira preocupação foi apoiar o profissional nos seus negócios para que estes pudessem se manter vivos. Claro que também sofremos o impacto econômico, mas pudemos fazer isso porque temos um grupo grande, com muita diversidade de negócios, que opera em muitas partes do mundo. O Grupo teve esta atitude de apoiar esta divisão (produtos profissionais) para que ela ajudasse seus parceiros, pensando na manutenção do segmento e do business propriamente dito.

 

O Access já era uma realidade quando a pandemia chegou. Porém, só ganhou impulso com o isolamento. EAD é um caminho que vocês pretendem oferecer cada vez mais para os profissionais? Como avaliar o ensino digital neste período?

O crescimento foi enorme: triplicamos nosso número de inscritos na plataforma. Hoje temos 15 mil; antes da pandemia eram 5 mil. Em 3 meses avançamos o que levaríamos dois anos. O mercado aproveitou este momento para aprender mais e mais, desenvolver ou aprimorar técnicas, melhorar desempenho. Mantivemos mais de 8 mil relações personalizadas via WhatsApp, colocando toda a nossa força de educadores para contactar os profissionais e suas redes. Também organizamos webinars atingindo mais de cinco mil pessoas. Queremos manter o ritmo de crescimento: nossa ambição é atingirmos 100% dos nossos parceiros, algo que era impossível de forma presencial. Eu atribuo este sucesso ao fato de que o que criamos foi o hábito de as pessoas acessarem a plataforma e usarem seu conteúdo. Nossa grande atenção agora tem que ser como nós criaremos conteúdo que atinja e interesse as pessoas; se fizermos bem este trabalho estes números continuarão a crescer. Quando falamos de Access, o Brasil é líder de usuários ativos, ou seja, quem se inscreve e assiste a cursos. Além do conteúdo de ensino temos também o que chamamos de educação-entretenimento, um conjunto de lives que mistura as áreas educativa e lúdica – foram mais de 300 lives, com mais de 130 mil visualizações.

 

O Movimento Beleza Amiga surgiu de um pool de empresas (LP, Stone e Trinks) com a ideia de minimizar os impactos econômicos e manter os negócios do mercado da beleza profissional em funcionamento após o fim do isolamento social. Por quanto tempo ela deve se manter e quais resultados foram conquistados?

Este projeto nasceu inspirado no que a indústria de restaurantes fez: a criação de vouchers pré-pagos para serem utilizados depois do final do isolamento. Foi algo realmente incrível porque entre a ideia e a finalização levamos apenas uma semana! Juntamos um grupo de trabalho pequeno, super focado, e fizemos acontecer rapidamente – já que é de conhecimento de todos que grandes empresas têm uma série de processos internos para aprovação e execução.  Escolhemos parceiros importantes como a Trinks (gestão da plataforma, no aspecto tecnológico) e a Stone (modelo de transação bancária que facilitasse o pagamento), além do apoio do SEBRAE e da ABSB – Associação Brasileira de Salões de Beleza. Tínhamos a missão de chegarmos a 2000 salões e foram 2200 registrados. Durante 3 meses todo dia tínhamos salões se registrando e vendemos mais de 3 mil vouchers. Podíamos ter vendido mais? Sim. Mas isso passa também pela base de consumidores trabalhada pelos salões. Quem ativou, teve resultados incríveis. O projeto inicialmente iria até junho, mas estendemos até o final do ano.

 

Neste momento de reabertura dos salões, vocês agiram novamente com a distribuição de kits de proteção para funcionários dos salões de beleza e um guia de higiene e segurança. O quanto isso tem impactado positivamente a volta? Como foi feito o guia?

Para a criação do guia, usamos duas fontes: uma cartilha internacional desenvolvida pelo Grupo e inspirada nas regras da OMS – Organização Mundial de Saúde e na do Sebrae. Da primeira, buscamos ações mais genéricas; da segunda, regras mais específicas para o segmento. Ela está disponível para download nos nossos sites, de maneira gratuita e nós também a enviamos para muitas listas de difusão do WhatsApp. Além deste guia, via plataforma access, disponibilizamos também um treinamento no formato de e-learning. No final dele você recebe um certificado de que possui todas as informações de higiene e segurança de saúde. O impacto destas ações na retomada é que é preciso passar esta confiança para o consumidor e quanto mais a clientela se sentir segura, melhor responderá com o uso dos serviços. Vale destacar que o salão de beleza ganhou um novo aspecto social nesta pandemia: as pessoas perceberam a relevância deste setor, que precisam dele para se sentirem bem consigo mesmas.

 

Você não teve a oportunidade de estar presencialmente com os profissionais, gestores e donos nestes últimos meses. Qual a mensagem que deixaria nesta reportagem?

Os serviços de beleza são essenciais no mundo. Mas,aqui no Brasil, vemos os profissionais de salão ainda mais valorizados pelas clientes. Há um reconhecimento deste talento de embelezar, transformar e realizar sonhos. Isso não se esquece. As clientes voltarão – mesmo que em tempos diferentes e mais timidamente. Uma legião de mulheres e homens que sabem da importância de se sentir bem consigo mesmos, belos, bem cuidados, definidos por seus estilos próprios. Portanto, quando ouvimos a frase “vai passar” e pensamos que ela parece vazia, no nosso segmento ela é dita com embasamento, com conhecimento de causa, com a história que nossos cabeleireiros, coloristas, manicures, maquiadores, assistentes ajudam a criar a cada novo dia de atendimento. E, com a volta, tenha sempre em mente duas coisas importantes: os aspectos de higiene e segurança têm que ser levados à risca e, mais, mostrados para o consumidor a fim de tranquilizá-lo e fazer com que ele volte sem medo. A segunda coisa: não fique atrás na digitalização do seu negócio. E isso não é apenas ter uma conta no instagram ou no facebook e sim gerenciar sua lista de clientes, atualizar seu mailing e colocar seus produtos e informações nos canais online de maneira correta e acessível.

 

Matéria de Deise Garcia para site HM

Veja também:  Campanha  da reabertura dos salões de L´Oréal Professionnel “Mais fortes do que nunca”

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