em Notícias

Em uma ação ousada e pioneira, a marca cria uma plataforma de vendas que vai gerar renda extra aos profissionais e donos de salão e reforçar a relação com os cliente

Giuliana Cury (@giucury)

Uma vez mais o grupo L’Oréal sai na frente quando o assunto é tecnologia e conectividade. Agora, o passo audacioso rumo à web 3.0 e ao futuro das relações (o que inclui as comerciais) foi dado pela divisão de produtos profissionais da gigante de beleza, que inclui as marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken. Meu Segredo Pro é o nome da nova plataforma de vendas online da unidade profissional. Um modelo inédito e colaborativo de vendas e de criação de conteúdo.

“Em nenhum outro lugar do mundo a relação entre o profissional de cabelo e o cliente é tão forte e íntima como no Brasil. Existe, ali, um elo de confiança e amizade”, diz Alessandra Valença, diretora de Novos Negócios da L’Oréal Produtos Profissionais, em evento realizado no Rio de Janeiro para apresentar a novidade. A executiva ressalta a importância dessa relação para o Social Commerce, que é a junção das duas maiores tendências digitais dos últimos tempos: as redes sociais e o e-commerce. “Com a plataforma Meu Segredo Pro, estamos criando uma oportunidade para que o profissional use sua relação com o cliente e com a sua comunidade das redes para aumentar sua renda”, explica.

Ser uma ferramenta para ajudar a acelerar a inserção digital dos salões e seus profissionais. Esse é outro grande objetivo da iniciativa, segundo Tiago Carvalho, Diretor Geral da L’Oréal Produtos Profissionais. “O grupo possui um fundo, o Bold Business Opportunities for L’Oréal Development, e decidimos investir no MyReplika, plataforma de social selling”, conta Tiago. Como o período da pandemia de Covid provocou um aumento significativo nas vendas on-line, em vez de rejeitar o fenômeno, o grupo preferiu usar isso como oportunidade para melhorar a rentabilidade dos salões e dos profissionais.

Relacionamento e Vendas

Com a plataforma, os salões podem cadastrar os profissionais de beleza para eles comercializarem todos os produtos da marca. Funciona assim: o profissional cria uma loja exclusiva online com o perfil dele. A partir daí, pode sugerir produtos para as clientes, criando painéis personalizados para cada uma, e enviar para elas com um link próprio. A cliente clica e faz a compra por esse link — e a venda já é convertida para ele. “Também é possível criar combos que o profissional achar interessante, tipo ‘melhores para pós-sol’, e divulgar esse link nas redes sociais dele. A ideia é cada um ir descobrindo o que funciona melhor com as clientes e com a audiência”, ressalta Mariana Queiroz, gerente digital.

A possibilidade de aumentar a renda é realmente interessante. Para os profissionais, o valor pode chegar a 10% de todas as vendas, e para o salão, 6% de todas as vendas realizadas pelos profissionais cadastrados. Outros benefícios da plataforma são: opção de vender produtos em qualquer hora e em qualquer canto do mundo, treinamentos oferecidos pela marca, além de cupons de desconto e brindes para o profissional oferecer para seus clientes/seguidores. Em teste desde outubro de 2021, o Meu Segredo Pro contou com a participação de profissionais, que ajudaram sinalizando o que funcionava melhor na plataforma e dando feedbacks sobre a usabilidade e experiência dos clientes. Para César Augusto, proprietário do CA Casa da Beleza, salão em Porto Alegre, RS, a ferramenta é um sucesso: “Vimos que o ticket médio na compra de produtos via plataforma aumentou de 60 a 70%! Isso porque a cliente não atrela a compra ao serviço no salão, não paga no mesmo momento, sabe? A experiência de compra no ambiente digital dá mais liberdade para ela”, detalha. Já Barbara Rabelo, profissional do The Art Salon, de São Paulo, acrescenta que os dois principais benefícios da plataforma para o profissional são a possibilidade de aumentar a renda e o atendimento personalizado. “O Meu Segredo Pro é muito interessante porque eu posso criar uma indicação personalizada para cada cliente, fazer um painel com os produtos que ela precisa usar. Também dá pra fazer painéis mais gerais, como “Loiras”, colocar os produtos que eu gosto e enviar para várias mulheres loiras… E tudo isso de um jeito muito prático”, explica. Sim, vivemos uma época em que o profissional de cabelo atinge muito mais pessoas do que apenas as que frequentam o salão. E ter a oportunidade de fazer negócio com toda essa comunidade é, realmente, um privilégio. Bem-vindos ao mundo do social commerce. Que comecem as vendas!

Com a plataforma Meu Segredo Pro, estamos criando uma oportunidade para que o profissional use sua relação com o cliente e com a sua comunidade das redes para aumentar sua renda

Alessandra Valença

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar