em Colunistas, Matheus Marujo

Por muito tempo utilizado com o foco em vendas, o marketing, hoje, está diretamente relacionado à construção de valores de uma marca. O tema do nosso assunto é bastante provocativo ao chamar a atenção para o fato de estarmos constantemente falando com humanos. Nesse sentido, é importante ressaltar que uma marca precisa ser humana ao ponto de não nos esquecermos que os clientes não são números, mas sim pessoas que possuem sentimentos e desejos.
Mais do que nunca, o marketing e suas diversas ferramentas se mostram em destaque, sendo vastamente utilizados a favor dos negócios no setor da beleza. Sua efetiva aplicação tem permitido o contato constante com os consumidores, garantindo um retorno positivo e seguro para as marcas, seus colaboradores e clientes. Porém, aqui surge um questionamento, sua empresa está sendo humana ao utilizá-los?
Para ajudar, separei algumas dicas e cases para você se inspirar, otimizar o relacionamento com o seu público e alavancar o branding do seu negócio.

Propague positividade:
Não venda simplesmente produtos ou serviços. É importante vinculá-los sempre a uma ação positiva com o intuito de espalhar felicidade. Para isso, crie conteúdos voltados ao incentivo de práticas que promovam bem-estar e divulgue dicas diversas, como: skincare, alimentação benéfica ao fortalecimento das unhas e hidratação para os cabelos. Aproveite também para criar playlists no Spotify e fazer parcerias com digital influencers que possam representar a sua marca. Esteja presente na rotina do seu cliente de forma positiva e contínua.

Amplie o seu share of heart:
O share of heart é uma forma de medir quão afetiva e emocional é a conexão que o consumidor possui com a marca e, para ampliá-la, é preciso estar em contato. Saiba como:
– Trabalhe o seu mailing, enviando e-mail marketing com conteúdo relevante para os seus clientes;
– Responda os comentários das suas publicações e mensagens nas redes sociais;
– Curta e comente em publicações que sejam interessantes para a marca;
– Realize enquetes, testes e perguntas nos stories do Instagram. Depois tenha o cuidado e carinho de interagir com o público;
– Crie listas de transmissão no WhatsApp ou grupos no Instagram para oferecer dicas semanalmente;
– Crie playlists no Spotify com a cara da sua marca e divulgue perguntando para o seu público se tem alguma música que ainda falta por lá.

Marcas para se inspirar no Instagram:
– @netflixbrasil
– @magazineluiza
– @magalu.marketplace (dicas de marketing do Magazine Luiza)
– @manugavassi (o mais recente case de marketing de influência)

A conexão emocional e não automatizada, principalmente no momento pelo qual estamos passando, é essencial para uma comunicação humanizada, garantindo um vínculo maior com o seu cliente e gerando valor para a sua marca.

Matheus Marujo

Colunista

Matheus Marujo atua no setor da beleza há 5 anos, é responsável pela comunicação e marketing da Intercoiffure Brasil, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie e com especialização em Mídias Sociais e Marketing Digital.

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