em Colunistas, Julia Alves

Nos meus encontros com alguns donos de salões de beleza, uma preocupação é recorrente: como conquistar mais clientes.  O primeiro passo para atingir esse objetivo é entender o perfil de sua base ativa da clientela. Um ótimo exercício é classificá-la demograficamente (idade, onde mora, quanto gasta…) e analisar se seu negócio não está perdendo oportunidades e focando em uma única geração, ou pior, envelhecendo com ela e deixando de conquistar novos consumidores que estão chegando no mercado.

Nos últimos anos muito tem se discutido acerca do comportamento da geração Z, os nascidos no final dos anos 90 e que hoje representam 32% da população global – a maior geração da atualidade – e que apresentam expectativas e comportamentos desafiadores para os salões de beleza.

Um ponto de atenção para esse público é a sua íntima relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que ele nasceu no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet. Para que salões e cabeleireiros tenham uma comunicação mais próxima com essa geração, importante terem um plano digital consistente, que leve em conta a exposição dos seus serviços nas redes sociais e contatos via aplicativos de mensagens.

Outro grande desafio desse grupo é o fato de ponderarem muito o preço e as necessidades, buscando muitas vezes por serviços mais básicos e rápidos, mas ainda assim autênticos e diferenciados.

Eles também se importam muito com a origem dos produtos e os valores das marcas que consomem, por isso, o cuidado que o dono de salão deve ter com as marcas parceiras torna-se ainda mais importante, pois ele espera que toda oferta dentro de seu salão, esteja alinhado com os valores de seu negócio. Empresas responsáveis, que se preocupam com seu impacto na sociedade e no meio-ambiente tendem a ser mais valorizadas e consumidas pela geração Z.

No que tange ao ambiente do salão de beleza, a notícia é muito positiva. Esse grupo prioriza muito as experiências exclusivas, pois sabem que algumas situações não podem existir no mundo digital e precisam ser vividas.

Então, meu amigo dono de salão, busque encantar esse novo consumidor com vivências surpreendentes, valorizando a personalização do atendimento e convidando-o a fazer parte de seu negócio. E lembre-se: jamais deixe de escutar o seu cliente, pois oferecer uma experiência de qualidade passa por identificar quais são as reais necessidades que precisam ser atendidas. Que a experiência possa ser melhor do que qualquer conveniência para seu cliente!

Julia Alves

Colunista

Julia Alves é CEO da Nodo Marketing Estratégico e tornou-se uma referência do mercado de cosméticos e bens de consumo, participando de diversas áreas como comunicação, desenvolvimento de produtos, estratégia de mercado, trade marketing, treinamento, eventos e digital. Estabeleceu-se como Diretora de Marketing do Brasil e América Latina em empresas de grande porte como Alfaparf, Beleza Natural, L’Oréal e Grupo Technos, entre outras.  Hoje dedica-se à sua recém-lançada consultoria de marketing estratégico: Nodo.

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