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É fato que o mundo está cada vez mais digital – tanto que nós também temos nossa versão digitalizada –, mas a mídia impressa conquistou ainda mais credibilidade nos últimos tempos e segue tendo seu lugar de destaque no quesito informação confiável e de qualidade

Carmen Cagnoni (@carmencagnoni)

 

Dados divulgados no seminário internacional The Power of Print 2020, cujo tema central foi Construção de Marcas: o papel da comunicação impressa, realizado no final do ano passado pela organização global sem fins lucrativos Two Sides, mostraram que a penetração crescente da mídia digital não apresenta a mesma curva quando se trata de resultados, ao passo que a mídia impressa tem comprovado altos retornos, ou seja, a eficácia da publicidade impressa continua em alta. Na época, um dos palestrantes, Ulbe Jelluma, diretor da revista Print Power Europe e estrategista de campanhas, ressaltou que é fato que a eficiência da publicidade impressa está mais que consolidada, embora as verbas direcionadas a ela não acompanhem esse crescimento – na opinião do especialista, há um descompasso entre o que os dados mostram e o que as marcas e as agências de publicidade pensam.

Para quem, como nós, vive o universo da beleza em sua plenitude e infindáveis novidades a cada dia, o meio digital é uma das fontes de informação, mas não o único. A força da mídia impressa, sua credibilidade, confiabilidade e qualidade de informação pautam a atuação da maior parte dos profissionais do setor. Para Otávio Dias, CEO da Repense (agência de comunicação), o consumidor é multimídia e enquanto o meio digital oferece um tempo de resposta mais rápido, o impresso proporciona o high touch que possibilita humanizar, aproximar, surpreender, encantar e emocionar o leitor/consumidor.

E é isso que nós procuramos realizar a cada edição da HM, sempre contando com parceiros que entendem os desafios do mercado, como bem apontou Fabio Arruda Mortara, presidente de Two Sides Latin America: “O mundo está cada vez mais digital e podemos acessar praticamente tudo na palma de nossas mãos. Mas a construção de uma marca, a sua reputação e o share of mind precisam muito mais do que isso. A comunicação impressa desempenha um papel fundamental, e é extremamente eficaz na estratégia de construir marcas fortes, com grandes doses de criatividade, tecnologia e alta entrega de ROI (Return Over Investiment) para os anunciantes. A comunicação impressa sempre foi e continuará a ser uma mídia poderosa e eficaz, e que se torna ainda mais relevante no contexto do digital”.

 

TODAS AS FICHAS NO MARKETING DE INFLUÊNCIA… SERÁ?

Uma das grandes estratégias das grandes empresas atualmente é investir em influenciadores para impulsionar suas marcas. Porém, será que esse caminho é sempre fadado ao sucesso? Um estudo recente liderado por uma especialista em novos comportamentos de consumo em contextos digitais, a professora de Marketing Rebecca Mardon, da Cardiff Business School, no Reino Unido, identificou cinco erros recorrentes que podem acabar neutralizando os efeitos da aposta em influenciadores para promoção de serviços ou produtos. Os resultados foram publicados pelo European Journal of Marketing.

Haja vista o tamanho dos números desse mercado, bem como índices que apontam que as empresas direcionam mais de 20% de seus orçamentos de Marketing para essa atividade, é importante entender por que o tiro pode sair pela culatra. Para chegar aos cinco erros no marketing de influência, a equipe de Rebecca Mardon estudou a reação de consumidores a publiposts das principais vloggers de beleza do Reino Unido no YouTube, Zoella, Lily Pebbles e FleurDeForce. Os resultados apontam os problemas mais comuns: divulgação inadequada (o influenciador não deixa claro quando o conteúdo é pago ou orgânico); falta de autenticidade (excesso de postagem pagas em detrimento das esporádicas), excesso de ênfase (o influenciador repete muitas vezes o nome do produto), fadiga da marca (vários influenciadores abordando o mesmo produto), excesso de indulgência (de acordo com a pesquisa, os fãs achavam que os influenciadores que recebiam quantidades excessivas de brindes tornavam qualquer endosso resultante menos confiável).

 

PERCORRENDO TODOS OS CAMINHOS

Fato é que um bom planejamento de Comunicação e Marketing deve abordar todas as possibilidades para atingir o consumidor. Tanto a publicidade online quanto a impressa

proporcionarão melhores resultados quando trabalhadas de forma estratégica e em conjunto. O mais importante na hora de definir a parcela de investimento em cada uma delas é ter um bom conhecimento do público que se pretende atingir, metas e objetivos bem claros, além de compreensão sobre o que cada uma delas tem a oferecer em retorno, seja em vendas, relacionamento ou imagem.

As possibilidades de micro segmentação e os custos mais baixos por anúncio são os principais atrativos da mídia online. Já mídia impressa tem papel fundamental na construção da imagem e no reconhecimento da marca perante seu público. De acordo com especialistas da Tripplo Comunicação, ao anunciar em mídia impressa há uma transferência de credibilidade da mídia para a marca anunciante. Afinal, quem lê determinada revista reconhece nela alguma autoridade ao lhe conferir relevância, especialmente as mais segmentadas. Ao anunciar nesse determinado veículo, sua marca se alinha a esses valores, se beneficiando desse reconhecimento. Ao contrário do que ocorre no anúncio em sites desconhecidos, é possível saber exatamente quais valores são acionados naquela publicação e como eles podem ser relevantes para o seu público.

Outro fato importante: as pessoas que estão lendo materiais impressos estão mais focadas quando comparadas àquelas que veem anúncios online. Por um motivo muito simples: elas escolheram ler aquele material e não têm um monte de outras informações brigando por sua atenção.

Conclusão: com um bom planejamento e uma equipe de comunicação qualificada é possível investir em internet e mídia impressa com estratégia, extraindo o melhor de ambas as mídias para alcançar melhores resultados. Nossos leitores assíduos, bem como nossas marcas parceiras sabem bem disso!

 

“A revista HM é importante na nossa visão porque ela se comunica direto com o salão de beleza e tem uma visão estética, um visual muito bacana aliado à entrega de conteúdo de qualidade. O relacionamento que temos com a equipe da HM é muito bom, somos superparceiros, respeitamos o profissionalismo e temos um carinho enorme pela publicação.”

Décio Alcântara, head de Marketing Itallian Hairtech (@itallianhairtech)

 

“A revista HM, para mim, é uma revista de conteúdo cultural da profissão do cabelo. Digo isso porque traz tendências, atualidade, modernidade, e tudo que o profissional precisa para estar antenado no mundo da moda e da beleza, principalmente para quem aprecia arte. A HM traz a arte de profissionais do mundo todo e isso cria uma conexão. Isso para mim é HM. Eu sou muito feliz por participar da revista, de receber a versão impressa e de estar inserido no mundo HM.”

Mauricio Pina (@mauricioapina), diretor artístico/hairstylist Jacques Janine Jardim América (@jaccquesjaninejardimamerica), specialist Braé Hair Care (@braehaircare)

 

“O mercado profissional é muito complexo e exclusivo e precisa ter uma comunicação alinhada com suas necessidades. É extremamente relevante ter um veículo que foque num mercado tão forte, que sabe se reinventar e que seja tão relevante para homens e mulheres brasileiros. Mesmo num momento de pandemia, vimos o setor crescer e chegar a R$1.5 bi! HM traz inspirações para os profissionais e discussões importantes da indústria para juntos pensarmos em formas de desenvolver e alavancar o negócio do setor profissional!

(@alfaparfmilano)

Júlia Alves, diretora de Marketing e Educação Alfaparf Group

 

“A indústria da beleza precisa de veículos de comunicação como a HM para nos manter atualizados com as tendências e lançamentos do mercado. Uma revista com excelente qualidade técnica e que prima pela entrega das informações mais relevantes e que fazem a diferença no trabalho dos profissionais ávidos por novidades. Um veículo essencial para quem quer ficar por dentro do que há de mais moderno!”

Carolina Santos, gerente de Educação Alfaparf Group (@alfaparfmilano)

 

Fontes:

> revistapress.com.br

> mediatalks.uol.com.br

> tripplo.com.br

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