em Colunistas, Telma dos Santos

Como empresária e empreendedora que sou, posso dizer sem receio que uma das coisas mais importantes nessa vida é a saúde. E, infelizmente, o profissional de salão, envolvido em gestão, criação, atendimento, acaba não tomando conta dela. Depois de tudo o que o mundo viveu com a COVID que, aliás, ainda nos assombra, saúde passou a ser tema de conversas e temos que dar foco para ela. A saúde – ou a falta dela – é um processo que vemos todos os dias nos cabelos de clientes. Nós enxergamos a fragilidade, o fio mais fino, a falta de textura, de volume… situação que pode ser fruto de uma série de fatores e que precisa ser vista com atenção.

A idade em si já altera parâmetros: as mulheres, por exemplo, notam muita diferença na menopausa, mas o problema atinge todos os gêneros. Por isso eu insisto que a educação hoje deve ser feita desde criança: os meninos e as meninas começam a ter sua mudança hormonal aos 11 anos de idade. Então, tem uma transformação aí! Como a gente controla isso? Usando os produtos certos, cuidando da raiz do couro cabeludo, fazendo uma assepsia no rosto constantemente porque uma das coisas que acontece nessa mudança hormonal são as espinhas, acne, quadro que pode ser devastador para a autoestima dos jovens.

A certeza é que todos passaremos pelas diferentes fases e temos que pensar quais cuidados devemos dispensar em cada uma delas. Para isso existem muitas oportunidades no mercado da beleza e da estética, que trabalha a parte corporal, a parte física, a parte capilar. Você entra em grupos diferenciados, a gente não pertencer ao mesmo grupo a vida inteira.

Cada momento tem a sua beleza. Como é o final do ano, é o momento de a gente refletir o começo de um novo momento da vida. O que a gente vai fazer na primavera? No verão? No outono? No inverno?

E para isso nós precisamos comemorar duas coisas: a vida em 2022 e iniciar o novo milênio de oportunidade que é 2023(!), um ano de agregar valores pessoais. Tudo muda, vai mudar constantemente. Não teve uma revolução que não tenha mudado, mas o que muda você pensando em si e no seu profissionalismo, no seu foco, na sua estabilidade.

E que 2023 seja um ano cheio de alegrias e bênçãos para todos os profissionais da área que são e serão sempre reconhecidos mundialmente. É esse meu desejo a todos vocês e que tenhamos essa sabedoria de pensar em si refletindo para o outro.

Telma dos Santos

Colunista

Telma dos Santos é co-fundadora e CEO da marca de produtos capilares Raiz Latina

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar