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Quando você pensa sobre as possibilidades de conteúdo para a sua marca, em que pensa primeiro? Nos conteúdos que você gosta? Coisas que você gostaria de ver? O que a sua audiência pesquisa? Todos estes são pontos fundamentais, mas antes de começar a pensar sobre eles você precisa dar um passo atrás e considerar outro fator: como gostaria que a sua marca fosse percebida pelos clientes. A partir disso fica fácil pensar qual tipo de conteúdo faz mais sentido para a sua marca e em qual canal disponibilizar ele.

A imagem tem o poder de construir uma percepção, seja sobre você ou sobre a sua marca. Estudei sobre isso em uma época que ensaiei ser consultora de imagem e como tudo na vida é aprendizado, eu aproveito para usar os conceitos que aprendi naquela época para produzir os conteúdos que crio hoje em dia, e vou falar sobre um dos melhores: o ABC da imagem.

A imagem de marca é um componente essencial para o sucesso de qualquer negócio, e no mercado de beleza não é diferente. Ela representa a identidade visual e a reputação de uma marca, transmitindo uma mensagem específica aos consumidores e diferenciando-a da concorrência. Ao construir uma imagem de marca sólida, os profissionais do setor de beleza podem estabelecer uma presença marcante e conquistar a confiança dos seus clientes.

O fato é que todo mundo quer ter uma marca forte, não é mesmo? O lado bom é que é possível, a partir de alguns elementos, controlar a percepção sobre ela; e é para isso que você pode usar o ABC da imagem.

O ABC são as iniciais de “Appearance”, “Behavior”, e “Communication”, ou seja, aparência, comportamento e comunicação. Estes são os três pilares para a construção da imagem.

A maioria das pessoas sabe da importância da aparência. As roupas, os acessórios, cores, linhas e formas e até os cuidados pessoais fazem parte deste primeiro pilar. Fazendo um paralelo com marcas e conteúdo, esse é o branding kit que vai definir as cores, a tipografia, os layouts, as aplicações, a decoração do seu espaço e qualquer outro elemento que seja visual, portanto, a aparência da sua marca, garantindo uma identidade visual consistente em todos os pontos de contato com o cliente.

Isso precisa ser muito bem pensado para ser coerente com os clientes que você quer atingir e com a mensagem que você quer passar. Cada elemento visual escolhido deve refletir a personalidade e os valores da marca. Por exemplo, cores vibrantes e modernas podem transmitir uma imagem jovem e dinâmica, enquanto tons suaves e elegantes podem evocar sofisticação.

O segundo pilar é o comportamento. A maneira como você se comporta diz muito sobre você, mesmo sem ter que falar nada. Educação, postura e ética são os aspectos presentes quando falamos sobre comportamento de pessoas. Mas e de marcas? Não é muito diferente – quais são seus valores? De maneira mais prática, como seus funcionários tratam seus colegas e clientes? Como você se posiciona diante de temas do dia a dia?

O terceiro é a comunicação, que é o que você fala e como você fala. Temos a tendência de achar que comunicação é apenas aquilo que falamos, mas ela é muito mais que isso: é a união entre a linguagem corporal, o tom de voz e as palavras que escolhe usar.

No mercado de beleza, a comunicação desempenha um papel fundamental, uma vez que a interação pessoal é uma parte essencial do relacionamento com os clientes. Um bom profissional deve transmitir sua expertise, demonstrando conhecimento e confiabilidade, além de oferecer um excelente atendimento ao cliente. Além disso, a comunicação também abrange a presença online, o marketing digital e as estratégias de mídia social, que são canais poderosos para compartilhar conteúdo relevante, dicas de beleza, depoimentos de clientes satisfeitos e informações sobre produtos e serviços. Neste ponto é fundamental que as escolhas sobre o tom de voz, os termos, palavras, ritmo e estilo da comunicação estejam alinhados com a imagem que deseja transmitir.

Ao construir e comunicar uma imagem de marca no mercado de beleza, é importante lembrar que todos esses elementos estão interligados e devem trabalhar em conjunto. A aparência visual atrativa deve estar de acordo com o comportamento e valores da marca, enquanto a comunicação deve ser consistente em todas as interações com os clientes, inclusive no conteúdo produzido para atrair a sua audiência. Conhecer e usar o ABC da imagem ajuda a criar conteúdo coerente para a sua marca e fará com que ela seja lembrada sempre pelos motivos certos!

Ana Carolina Walendzus é fundadora da agência de comunicação e conteúdo especializada no mercado da beleza
AM Beauty. Formou-se em comunicação social pela FAAP e tem mais de 10 anos de experiência neste mercado,
com cursos e especializações em “Content Marketing” pela Hubspot, “Ux Writing” e “Branded Content” pela
ESPM e “Digital Marketing” pela NYU. Trabalhou em startups como Eduk e Tizkka App, sempre nas áreas de
moda e beleza e criou projetos de educação e comunicação para empresas como Wella, Beleza na web, Prudential,
Embratel e Royal Canin, além de palestras sobre branding e imagem profissional para marcas de beleza.

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