O que vem primeiro condicionador ou creme? - HM em Revista
 em Colunistas, Sabrina Rosa

No universo dos salões de beleza, os profissionais se veem frente a frente com o dilema de o que vem primeiro… condicionador ou creme.

E esta informação chega diferente dependendo da marca que trabalham, mas há atributos destes dois produtos que deveriam ser universais e só mudarem na presença de certos componentes da fórmula, como é o caso do vilão petrolato.

Os condicionadores e cremes são muito parecidos na sua estrutura, por serem parecidos eles tendem a se somar no cabelo, o joga ralo a baixo a teoria de que o condicionador “sela” a cutícula, por isso deve ser usado depois do creme….isso só ocorre se o condicionador tiver um percentual elevado de petrolato, caso contrário a função do condicionador como diz o nome é primeiramente condicionar os fios, e como isso é feito… na fórmula vamos ter um percentual maior agentes emolientes, carga positiva(catiônica), polímeros, silicones, etc…e um percentual menor dos componentes que iram tratar, nutrir e fortalecer o fio, de acordo com a proposta do produto e tipo de cabelo que será indicado.

Quando o condicionador é usado primeiro ele já vai amaciando a fibra, que quando  receber o creme ira se espalhar de forma mais equilibrada sobre os fios, em muitos casos não preciso nem enxaguar o condicionador para colocar o creme, pois os dois vão se somar, e haverá uma potencialização das cargas positivas (+), aumentando o alinhamento das cutículas que irá prolongar o efeito do tratamento.

O fio de cabelo responde aos produtos aplicados como se fosse várias camadas de esponjas de texturas e consistências diferentes, onde cada uma delas tem afinidade a certos componentes, por acreditamos ser importante a sobreposição de produtos.

Outro ponto relevante a ser pensado é de que o cabelo é hidrofóbico, por este motivo quando colocamos o creme depois do condicionador, o creme geralmente tem uma concentração maior de óleos, estes óleos vão se aderir na primeira camada da cutícula que tem afinidade aos óleos, aumentando a retenção de água no fio, potencializando a hidratação.

E fator muito importante, nunca esquecer de aplicar o finalizador e de preferência no lavatório… mas isso é assunto para outra coluna.

Sabrina Rosa

Colunista

Sabrina Rosa

Bióloga que virou cientista, especialista em cabelos.  Estudiosa da cosmetologia e suas ações e reações nos cabelos. Palestrante e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da De Sírius Cosméticos.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar