O Sucesso Profissional Mora no Processo - HM em Revista
 em Colunistas, Maíra Sena

Para grande parte dos profissionais do mercado é comum viver projetando o futuro, ora com ansiedade  e ora com medo. Afinal, lidar com o presente, querer vivenciá-lo, significa focar no processo, que muitas vezes passa despercebido de modo que talvez nem notemos o quanto de energia deixamos de colocar nele. E isso faz com que cheguemos ao ponto que desejávamos, todavia com mais ansiedade e menos preparados do que precisaríamos estar. Em momentos como os de hoje, em que tudo acontece, estar à frente é sempre de extrema importância, mas só será eficiente se o que se executa hoje estiver munido de concentração, energia e paixão.

Mesmo que muitos profissionais se encontrem desapaixonados pelo seu emprego atual, o impulso necessário para alcançar a mudança e melhoria dependerá do foco na execução, do potencial criativo e da organização. Planeje, leve ideias, mas se entregue inteiramente ao processo de execução, o resultado dele pode ser sua melhor recomendação e lhe abrir muitas portas.

Se reiventar é um grande desafio para todos e ter visão de futuro quando não se está preparado é mais difícil ainda. Dessa forma, para que o presente o projete para um futuro com mais realização e plenitude, esses podem ser alguns passos para guiá-lo em direção ao sucesso:

Busque executar com excelência suas tarefas, elas dizem muito sobre como o mercado te enxerga;

Busque equilíbrio, mensurar o que é urgente, importante e prioridade ajuda a otimizar o fluxo das demandas da vida pessoal e do trabalho;

Defina seu diferencial e o insira  em suas execuções, gerando mais valor aos seus resultados;

Tenha consciência do seu potencial profissional. Para buscar se posicionar no mercado, estar ciente do seu valor profissional, das suas habilidades e conhecimento é fundamental para estar onde se deseja;

Invista no seu desenvolvimento. A empresa onde você trabalha não deve ser a principal responsável pelo seu crescimento. Busque aprender constantemente, e se faltar recursos financeiros, aposte na aprendizagem on-line diminuindo as barreiras para sua evolução;

Relacionamento é rei, estar entre profissionais de êxito, que buscam a evolução constante, irá te ajudar a se projetar e serve como estímulo para sua jornada de crescimento.

Em momentos de reflexão sobre sua jornada profissional, tudo bem se for necessário ter tempo para iniciar seu processo de melhoria. Contudo, quanto maior for a necessidade de se sentir realizado profissionalmente e de alcançar o que se deseja, estabelecer um cronograma para te guiar do início até seus resultados, é essencial para que não se perca o timing e as oportunidades que possam surgir se você estiver preparado ou ao menos se preparando.

Uma carreira de sucesso depende mais do quanto é possível se sentir preenchido positivamente do que pelo que executamos diariamente. Se o que você faz não te completa e passa a ser uma obrigação, está na hora de pensar em trocar de área, empresa e o mais importante, mudar suas atitudes. Fazer-se pertencer a algo depende do quanto de si você dedica ao que faz, por isso vivenciar o processo em sua totalidade é o principal segredo de chegar onde se deseja sendo verdadeiramente feliz.

Maíra Sena

Colunista

Maíra Sena

Administradora de empresas, com MBA em Marketing Digital, com formação superior em Estética e Cosmetologia. Há mais de 15 anos atua em empresas de cosméticos do segmento de beleza profissional, sendo 12 anos com atuação em multinacionais como Procter& Gamble e Coty, entre seus desafios liderou times de educação, time de influenciadores, estratégias de negócios para Go To Mkt, desenvolvimento de distribuidores, coordenação regional e atualmente é Gestora de Marketing da Aneethun Profissional.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar