em Colunistas, Telma dos Santos

Estamos chegando no último trimestre de 2022 e, agora, já é hora de criamos estratégias de atendimento dos eventos e festas que acontecem no final do ano. Para isso, você, profissional de beleza e/ou gestor de salão precisa de planejamento e de boas parcerias com empresas fornecedoras de produtos. Nós da Raiz Latina estamos atentos a isso e ficamos sempre junto com os parceiros, treinando, compartilhando conhecimento e buscando cada vez mais o entendimento das dores e necessidades de cada cliente. Qual é o tipo do cliente que a gente da indústria tem hoje? Eu os separo em 4 diferentes categorias:

  1. Empreendedores: São os proprietários de salões que estão trazendo novas pessoas para trabalhar na equipe, conquistando a região com pessoas que tenham o desejo de criar aquele sonho de uma imagem renovada. Estes profissionais criam a cultura de conexão. Eles constroem um modelo de atenção para atração para o salão de beleza. Então o nosso maior desafio é entender quem somos nós como empreendedores nessa cadeia.
  2. Comunicadores-vendedores: São as pessoas que têm a habilidade de fazer a atração para esses clientes estarem no salão e ao mesmo tempo vender mais o produto, vender mais a imagem, vender mais a estratégia dentro do salão de beleza. Mais do que comercializar um produto, ele “vende” um estilo de vida, um conceito de pertencimento a grupos a partir da aparência, do bem-estar, de se sentir bem consigo mesmo.
  3. Acompanhantes: Sabe aquele acompanhante que você fala assim: eu preciso dessa pessoa para me ajudar a trazer o cliente para dentro do salão de beleza? Aquele planejador… Aquela pessoa que faz uma estratégia junto com o comercial, com o comunicador, o próprio social media do salão é aquele que faz com que a gente descubra na região o que existe para atração, o que a gente precisa melhorar na conversão dos nossos clientes para o salão. Porque ninguém mais hoje fica esperando o cliente chegar na porta. Hoje, você vai atrás dos clientes.
  4. Analíticos: Eu falo que é o pensante, o coração da empresa porque se ele não tiver dinheiro, analisando os dados, os números, as condições, a gente não consegue fazer com que o crescimento seja sustentável. Então, no meio de todo trabalho que a gente faz hoje dentro da expertise de negócios no salão de beleza e junto com a cosmética, que a gente ensina, educa que quanto mais você vende, quanto mais skus você põe para cliente ter de possibilidade de estar junto com o salão de beleza, ele está ganhando e pagando as contas. Então, pagar as contas fixas é fundamental e aí você manter uma reserva, porque ela vai te dar estabilidade para os próximos meses.

UMA DICA FINAL: as pessoas têm que se acostumar muito com as coisas dinâmicas e rápidas. Qual é a atitude do salão para ser modificado? Tem que ser ágil, tem que investir em auxiliares, oferecer ferramentas práticas para o serviço ser rápido. Agilidade no processo hoje com o cliente ficando menos tempo no salão e mais satisfeito para ele fazer mais coisas. Não é mais uma modernidade, isso é uma necessidade. Às vezes é preciso um só líder e dez assessores.

Telma dos Santos

Colunista

Telma dos Santos é co-fundadora e CEO da marca de produtos capilares Raiz Latina

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