Protege, camufla e embeleza - HM em Revista
 em Notícias

Ok, ok, ninguém está aposentando as bases (indispensáveis para todo maquiador que sabe a importância de uma pele impecável), mas…. verdade seja dita: os protetores solares com cor são praticamente uma unanimidade entre beauty artists e clientes. Então, está esperando o que para aumentar sua wish list de produtos?

Protetores solares com cor são uma febre. Não é à toa: eles protegem da luz visível, são indispensáveis para quem tem tendência à formação de melasma, podem vir nas versões creme, loção, pó ou bastão, disfarçam imperfeições e uniformizam o tom da pele, ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, são práticos porque funcionam como make… e são perfeitos para a finalização do look – especialmente em clientes que fizeram algum tipo de procedimento estético como peelings, por exemplo. “Os efeitos nocivos da radiação solar são sobretudo o envelhecimento precoce, manchas na pele, aumento da flacidez e até mesmo surgimento de câncer de pele. Algumas doenças ocorrem devido a reações cutâneas imediatas à superexposição à radiação UVB e em menor grau a UVA, como as queimaduras solares. Por todos esses motivos a proteção solar é fundamental na rotina diária”, diz o dermatologista Franklin Veríssimo, do Ceará, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela Universidade Estadual do Ceará-CE. A seguir, fazemos um raio X desse produto-sensação, além de destacar os principais lançamentos. Confira.

 

O que é?

O protetor solar com cor oferece a mesma proteção que o filtro solar tradicional, mas contém em sua composição o pigmento de cor, que proporciona uma barreira física. “Além de combater os raios UVA e UVB, o produto uniformiza a pele, evita o surgimento de manchas e ainda previne o envelhecimento precoce”, alerta o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo. Protetores solares com cor possuem pigmentos em sua formulação que proporcionam uma barreira física. Além da proteção química, que o protetor já traz, o fato de se adicionar pigmento o transforma em algo mais, um protetor com uma barreira física associada.

 

Para quem são indicados?

“O filtro solar com cor prioriza a saúde da pele, protegendo-a dos raios solares e da luz visível com cobertura de imperfeições. Há diversas tonalidades nos produtos existentes hoje. Basta escolher o filtro que melhor se adapta à cada pele e às suas necessidades, inclusive de cor mais próxima ao tom”, diz Franklin. Em tempo: 80% do envelhecimento da pele é causado pelos raios UV e, por isso, a proteção diária é indispensável em qualquer estação do ano e até mesmo dentro de casa. Os protetores com cor são indicados para todos os tipos de pele. “Atualmente, o mercado oferece o protetor com cor para todos os tipos de pele, seja ela mista, seca ou oleosa e em diversos tons. Além disso, eles são ideais para quem tem melasma, por oferecer uma barreira de proteção reforçada à pele, devido aos pigmentos presentes no protetor solar com cor”, diz Amilton.

 

Quais os benefícios deste tipo de produto?

A radiação UVA penetra profundamente na pele favorecendo a quebra de colágeno, acelerando o envelhecimento precoce e causando rugas, alergias, manchas solares e câncer de pele. Essa radiação parte de raios solares e também de fontes artificiais, como luz fluorescente e luzes emitidas pelas telas do computador ou por televisões, por isso é essencial a utilização diária de protetor solar mesmo em ambientes fechados, principalmente versões com cor que oferecem uma barreira extra de proteção por meio dos pigmentos, além de uniformizarem a pele com acabamento natural. Quando se trata de pele fotoenvelhecida, tonalidades irregulares e rugas são os sinais que mais preocupam a mulher brasileira e começam a aparecer a partir dos 30 anos, se tornando a principal razão para buscarem um dermatologista. Com relação à pigmentação, é a questão da barreira física. Existem diversos protetores no mercado com inúmeros benefícios agregados à formulação, tais como ação anti-poluição, proteção luz azul, fechamento de poros, entre outros, mas nada tem a ver com a questão de ter ou não pigmento. Os protetores com cor são ideias para quem deseja praticidade com um produto com efeito dois em um, o que permite economizar um tempo no ritual de beleza. “O protetor solar com cor oferece uma cobertura uniforme e lisinha até mesmo durante um dia de praia ou piscina”, observa Amilton.

 

Por que virou o queridinho de todos?

Principalmente pela praticidade de ter “dois produtos” em um só. “Protetor solar + base permite uma pele uniforme, tanto para o dia a dia, quanto nas férias”, diz Amilton. “A base é sempre aliada do maquiador, mas poder contar com mais uma opção de produto que colore, uniformiza, protege e traz muitas variáveis de tons é excelente para nosso trabalho. Há clientes que se sentem mais seguras com o uso do protetor do que da base – mesmo que esta também ofereça FPS”, explica o maquiador das estrelas André Sartori.

 

 

Com cor X sem cor

Todos os protetores solares, sejam eles químicos ou físicos atuam formando reação química ou barreira na pele, impedindo com que a radiação UVB e UVA atinjam as camadas superficiais e profundas da epiderme e derme ao serem absorvidas ou refletidas, fazendo com que elas danifiquem o DNA das células. “O ideal é que o protetor tenha FPS de pelo menos 50 e alta defesa contra os raios UVA e UVB. A cor também é fundamental para proteger contra os danos da luz visível, que está presente nas luzes artificiais, computadores e celulares. É o óxido de ferro, que dá cor aos filtros e às maquiagens, que é o responsável por fazer esse escudo protetor”, fala Franklin. O protetor solar auxilia na prevenção do envelhecimento precoce por proteger a pele dos efeitos cumulativos dos raios UV, preservando o colágeno e prevenindo o câncer da pele. Mas as versões com cor vão além: por trazerem filtros físicos, garantem alta proteção também contra a luz visível – aquela que nossos olhos conseguem enxergar, como a luz das lâmpadas artificiais e telas de computadores, por exemplo. A luz visível é capaz de causar alterações no DNA, manchas e danos à pele. Outro ponto positivo? Oferecem cobertura leve, discreta e uniforme para o dia a dia, disfarçando imperfeições (como rugas finas, manchas e pequenas imperfeições) e uniformizando o tom da pele. Bônus: alguns promovem efeito mate e toque seco, podendo ser usado por todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Finalmente, é fotoprotetor e maquiagem em um só produto.

Devido à sua barreira extra de proteção, protetores solares com cor protegem mais que os sem pigmento. “O filtro com cor age como uma barreira física, como um chapéu ou uma viseira, por conta dos seus pigmentos que ajudam a garantir essa proteção extra. Ele pode ser mais eficiente que o protetor solar sem cor, uma vez que protege também da luz visível, que é emitida por computadores, celulares e lâmpadas, e que muitas vezes é esquecida na hora da proteção. Essas luzes causam um dano menor que os raios solares, porém possuem efeito cumulativo e a médio e longo prazo causam manchas e outros problemas na pele”, diz Amilton.

 

Obrigatório pós-procedimentos estéticos

A BIOAGE, em parceria com o Beauty Expert Fernando Torquatto, desenvolveu uma forma exclusiva de finalizar os atendimentos faciais com excelência e diferenciar o profissional em sua rotina de trabalho. A sequência de produtos foi pensada para intensificar a fotoproteção do cliente após o procedimento facial realizado, fazendo com que ele saia da cabine com a pele perfeita, tratada e protegida. Com isso, o cliente ainda consegue conhecer melhor os produtos home care, facilitando a indicação e aumentando a lucratividade do profissional. A marca apelidou essa técnica de FBI da pele (Flash Beauty Innovation) e ensina o passo a passo por meio de um curso exclusivo no aplicativo BIOAGE, dentro da área EDUCAR – Curso Road Show Prime.

 

 

BEAUTYSHOP

1 Photoderm Nude Touch FPS 50+, Bioderma Com bico dosador para aplicação mais precisa, fácil e econômica. Desenvolvido para reequilibrar a biologia de peles mistas, oleosas e acneicas, o dermocosmético é o 1º protetor solar bifásico com alta fotoproteção a partir de filtros e pigmentos 100% físicos e minerais.  Disponível em três tons de cobertura leve e natural. Com ácido salicílico, para afinar a textura da pele e facilitar a renovação celular e o equilíbrio da oleosidade. O último passo após a rotina de skincare e o primeiro passo de maquiagem.

 

2 UV Defender, com FPS 60, L’Oréal Paris Enriquecida com ácido hialurônico puro, a linha UV Defender previne linhas de expressão, rugas e manchas solares. E a gama Antioleosidade contém quatro versões toque seco, três com cor, nas tonalidades clara, média e escura.

 

3 Anthelios AE Pigmentation, La Roche-Posay Une as mais avançadas tecnologias de proteção aos raios UVA e UVB ao que existe de melhor no mundo do skin care. Disponível nas cores clara e morena, reduz visivelmente rugas, linhas de expressão, preenche a pele e reduz a diferença de tonalidades em até 28 dias. Sua fórmula combina água termal de La Roche-Posay e Ácido Hialurônico Fragmentado e PhE-Resorcinol e niacinamida, antioxidante.

 

4 Sun Fresh Derm Care FPS 70, Neutrogena Protetor solar facial com cor, ação antienvelhecimento e controle de oleosidade. Com textura muito leve, toque seco e efeito mate, o produto ajuda a controlar a oleosidade instantaneamente e por até 12 horas. Ou seja: não derrete e deixa a pele sequinha. Vêm em 3 cores para atender todos os tons de pele e para disfarçar pequenas imperfeições e garantir acabamento natural, com baixa transferência. Bônus: efeito rejuvenescedor graças à niacinamida (clareador), vitamina C (antioxidante), protegendo também contra os efeitos da poluição.

5 Solst Sport Tonalidades, Axigram A linha, traz 6 nuances que podem inclusive ser combinadas para personalizar o tom do protetor solar. Todos com FPS 60, toque seco, sem parabenos e fragrância e muita resistência à água e ao suor.

 

 

 

6 Biosole Fluid Color Defense FPS 98, Ada Tina Italy Protetor solar fluido com cor capaz que uniformiza a pele instantaneamente, ajudando a disfarçar manchas, imperfeições e irregularidades. Disponível em 2 cores, com ativo antioxidante e anti-melasma, garantindo 12 horas de altíssima proteção solar contra as radiações UVA e UVB.

 

 

7 Hidra Sun Progress, Buona Vita Por meio do sistema Adapt Color, promove leve cobertura tonalizante que se adapta a diversas tonalidades de pele. Apresenta FPS 35 e PA +++ (máxima proteção UVA), com proteção química, física e biológica. Indicado para uso diário.

 

 

 

8 Pink Stick FPS 90 PPD 70, Pink Cheeks Fotoprotetor multifuncional que alia proteção, saúde, beleza e praticidade. Com textura e sensorial agradável, pode ser usado como um protetor solar diário. Resistente à água e ao suor. A fórmula do Pink Stick é enriquecida com vitamina E, potentes antioxidantes associados que combatem os radicais livres e o envelhecimento cutâneo. Além disso, oferece 5 opções de tonalidades.

 

9 ISDIN Fusion Water Color 50+ Indicado para pele oleosa e com tendência à acne. Sua fórmula à base de água auxilia no controle da produção da oleosidade enquanto protege dos efeitos nocivos da radiação UV.  Sua textura fluida proporciona imediata sensação de frescor e rápida absorção – excelente opção para ser usada antes da maquiagem. Com Ácido Hialurônico e antioxidantes como a Vitamina E. Sua cor universal que uniformiza o tom da pele, proporcionando um aspecto saudável para as diferentes tonalidades de pele (Fototipo 1 a 4).

 

 

10 Protetor Solar Fluid Colors FPS70, Adcos Tecnologia antipoluição e vitamina C + Ácido Hialurônico em 5 tonalidades com cobertura natural. Protege contra os raios UV, infravermelho, luz visível e poluição ambiental, garantindo também ação antioxidante, clareadora e antienvelhecimento, e preenchimento das linhas de expressão e hidratação profunda.

 

11 Ensolei Extreme 90+ Color, Profuse Com extrema proteção UVA e UVB, ele é um filtro solar de uso diário para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. Sua cor bege claro auxilia na uniformização da pele com toque seco e efeito matificante. Para completar, a altíssima proteção FPS 97 e FPUVA 35 vem em textura gel creme, com vitamina E, e ele tem ainda ação antioxidante e hidratante.

 

 

12 Block Compact FPS 50, Dermage Pó compacto mineral com alto fator de proteção solar. Não contém conservantes, corantes, fragrâncias, óleos e outros ativos alergênicos e é ideal para pessoas com peles sensíveis, com problemas de acne ou rosácea e também para aquelas que estejam sob efeito de tratamentos dermatológicos, como peelings ou laser. Está disponível em três tonalidades: claro, médio e médio light.

 

13 Bio-Sunprotect Base Líquida UD FPS 60, Bioage Maquiagem que trata, com alta cobertura, corrige imperfeições imediatamente, além de ter ação antipoluição e antirradicais livres por 24h. Disponível em 6 cores e indicada para todos os tipos de pele.

 

 

 

14 Efeito Dourado C&B Fator 30, Cenoura & Bronze Proporciona à pele um tom bronzeado luminoso desde a primeira aplicação. Ideal para os primeiros dias de sol, pois uniformizam o tom da pele. A linha apresenta uma tecnologia que preserva o colágeno e minimiza os danos mais profundos na pele causados pelos raios infravermelhos, devido à ação antioxidante do produto.

 

15 Protetor Solar Efeito Base, Nupill Previne o envelhecimento da pele, corrige pequenas imperfeições e uniformiza o tom. Com FPS 30, protege contra os raios UVA/UVB. Para pele normal e seca. Oferece 3 tons.
 

 

Onde Encontrar

SAC ACHÉ 08007016900

SAC ADA TINA 08007742404, www.adatina.com

SAC ADCOS 08007221123,www.lojaadcos.com.br

SAC AXIGRAM (11) 24734290, (11) 945541892, sac@axigram.com, @axigramlaboratorio.

SAC BUONA VITA (41) 3023 1855, www.buonavita.com.br

SAC BIOAGE www.bioage.com.br

SAC BIODERMA www.biodermabrasil.com, www.encontrebioderma.com.br, @biodermabrasil 

SAC CENOURA & BRONZE 08000126888

SAC DERMAGE 0800 024 1064, www.dermage.com.br

SAC ISDIN (11) 3018-8700, www.isdin.com.br

SAC LA ROCHE POSAY 08007011552, faleconosco@br.laroche-posay.com

SAC L’ORÉAL PARIS 08007016992

SAC NEUTROGENA 08007036363, @neutrogenabr

SAC PINK CHEEKS (19) 3571-1255, atendimento@pinkcheeks.com.br, www.pinkcheeks.com.br

 

Matéria de Karina Hollo  e Deise Garcia para HM 30

 

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar