em Aldine Paiva, Colunistas

A urgência de se ter presença digital relevante ficou clara durante o período de isolamento social. As empresas que já tinham relacionamento online bem estabelecido com seus clientes tiveram mais facilidade para, mesmo sem poder oferecer serviços, se aproximar da audiência. Um ótimo exemplo disso foi a ação que o Circus Hair fez com alguns influenciadores como Foquinha (Fernanda Catania) e Maicon Santini. O salão armou uma estratégia digital para oferecer ajuda online aos criadores de conteúdo. Parte do processo foi mostrada no Instagram usando post de feed, vídeo com dublagem cômica, IGTV com etapas do procedimento, além de muitos stories. Mesmo com os salões fechados a marca continuou presente na vida dos clientes e ainda consegui fazer uma bem-sucedida ação de branding se mantendo presente no imaginário dos consumidores.


ENGAJAMENTO É O NOVO LIKE

O Instagram é uma das redes sociais com maior aderência para conteúdos de beleza e moda. Por isso é fundamental manter a rede profissional com conteúdos frequentes. Nem só de foto bonita e feed perfeito vive um negócio. É preciso pensar no que traz dinheiro para o caixa. Esqueça número de seguidores e quantidade de likes e foque nos comentários e DMs. Os stories podem ser super poderosos para manter uma comunicação contínua com as clientes. Rode uma pesquisa de persona nos stories com perguntas sobre preferências, hábitos e desejos. As pessoas usam as redes sociais para se relacionar e se entreter, tenha isso em mente antes de transformar o seu feed um simples menu de serviços, engaje antes e venda depois. Quando você tiver uma comunicação franca e contínua com os clientes pelas redes sociais as marcações e perguntas sobre serviços se tornam mais frequentes, somente assim é possível converter vendas.


STREAMING

Segundo dados oficiais de 2020 o YouTube tem 2 bilhões de usuários logados mensalmente. São 500 horas de vídeo postadas a cada minuto. A plataforma de vídeos é o segundo maior buscador online – o primeiro é Google – e é lá que o consumidor final está buscando por informações sobre produto, performance de ativos e detalhes de procedimentos e dicas de skin care.

Foi da observação do YouTube que surgiu a percepção da demanda por produtos para cabelos crespos e cacheados. Um nicho inteiro se organizou e cresceu a partir disso. Há cerca de 5 anos o YouTube proporcionou uma onda de união e troca entre pessoas pretas que se descobriram online, dividindo experiências em vlogs e alinhando necessidades, desejos e soluções com recorte a etnico.


QUAL A MELHOR REDE?

No digital quanto antes percebermos que não é sobre a marca, mas sim sobre os consumidores melhor! Procure entender quais são as redes preferidas do seu consumidor. É lá que a sua marca deve estar. Não preciso ter presença digital em todos os lugares, mas é fundamental se concentrar nos principais temas, canais de YouTube e aplicativos usados

Aquele marketing da foto perfeita com retoques digitais e uma mulher inatingível, cai por terra para dar lugar a uma imagem que permita identificação com as consumidoras. Se a cliente não consegue se ver nas suas redes sociais ela não vai comprar. Aproveitar esse momento de quebra de paradigmas para ajustar sua presença digital e fazer diferença no mercado.

 

https://www.instagram.com/p/CAgyttrBcr2/?igshid=1l2p15ts3z3tz

https://www.instagram.com/p/CAshkh-H7w-/?igshid=r7d34lajrghy 

Aldine Paiva

Colunista

Há 20 anos atuo como jornalista. Atualmente trabalho com marketing digital e agenciamento de influenciadores digitais. Meu propósito é incentivar o desenvolvimento pessoal e o afroempreendedorismo usando mídias sociais.

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