em Notícias

Cabelo bonito depende de bons tratamentos e, também, de cuidados que garantem textura ao fio, seja a natural ou outra forma que a cliente desejar. Para oferecer o melhor, entenda o que é a textura capilar e como bons aliados podem transformar o visual

Carmen Cagnoni @carmencagnoni

De acordo com a dermatologista e especialista em Tricologia clínica e pesquisa, Dra. Ana Carina Junqueira @draanajunqueira, textura capilar é a forma como a estrutura do cabelo se apresenta, é o padrão dos fios, que pode variar de liso a cacheado e crespo.

Sandra Perondi @sandraperondi, tricologista e cosmetóloga, diretora técnica da Mais Cabello @maiscabello, ressalta que “a definição do cabelo texturizado se refere à forma como os fios criam formas, sendo curvas, espirais, ziguezagues ou ondas. Pode variar de liso a ondulado, cacheado ou crespo. A textura também descreve a espessura dos fios e a facilidade com que podem ser estilizados”.

“A textura do cabelo é uma característica física dos fios, que varia de pessoa para pessoa. Cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, isso são texturas. Cabelos finos, grossos, com ou sem volume também são tipos de textura.”

Sylvio Rezende @sylviorezende, hairstylist

Help cosmético

Um texturizador capilar é um produto desenvolvido para alterar temporariamente a textura do cabelo, proporcionando ondas, cachos ou volume adicionais, sem processo químico. “A importância do texturizador é que ele altera a textura dos fios sem agressão e de forma temporária. Ele oferece a oportunidade de criar uma variedade de estilos sem a necessidade de produtos químicos agressivos ou tratamentos de longa duração”, descreve Sylvio Rezende. “O texturizador capilar pode ajudar as pessoas a experimentarem diferentes looks e expressarem sua individualidade de maneira criativa, sem medo de estragar as características naturais dos seus cabelos”, complementa.

Os produtos texturizadores também têm a função de realçar, definir e acentuar a textura natural dos fios, seja ela ondulada, cacheada, crespa… “Eles podem incluir géis, mousses, sprays e cremes que ajudam a criar mais definição, volume e forma nos cabelos, ressaltando suas características naturais e proporcionado um estilo marcante. Além disso, esses produtos podem auxiliar na redução do frizz e na manutenção dos padrões de textura”, esclarece Sandra Perondi.

Eu preciso, tu precisas?

A dermatologista Dra. Ana Carina Junqueira analisa que o cabelo perde sua textura natural devido às mudanças que ocorrem em diferentes fases da vida. “No caso das mulheres, a variação hormonal é uma delas, como na gestação e na menopausa; a idade é outro fator que interfere, pois com o passar do tempo as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem menos sebo, deixando os fios mais secos. E também devido a fatores externos, como procedimentos químicos, tais quais alisamentos e descoloração; e uso de alguns medicamentos”. A médica diz que um fio muito áspero e frisado, com aspecto seco, aponta para a mudança da sua textura natural. Para evitar o problema, é recomendado não realizar procedimentos químicos em excesso, seguir dieta alimentar equilibrada em nutrientes, hidratar os fios frequentemente e selar as cutículas da haste capilar com óleos específicos para essa finalidade.

E vale destacar que nem todo tipo de cabelo precisa de produtos desta categoria. “Como os texturizadores são projetados para adicionar textura e definir os cabelos, muitas vezes criando ondas ou cachos, embora possam ser usados em diferentes tipos de cabelo, nem todos precisam ou desejam esse efeito. Por exemplo: pessoas com cabelos naturalmente cacheados ou ondulados podem não precisar de texturizadores, enquanto aquelas com cabelos mais lisos podem usá-los para adicionar textura ou criar um visual diferente. A escolha de usar texturizadores depende das preferências individuais e do estilo desejado para o cabelo”, argumenta Sandra Peroni.

A apresentação pode variar

Assim, lembre-se de escolher um texturizador que atenda às necessidades específicas do cabelo e do estilo desejado. “Nem todos os texturizadores funcionam bem para todos os tipos de cabelo. Por isso, é importante escolher um produto com base no efeito desejado, e que seja adequado para o tipo de fio em questão, seja ele liso, ondulado, cacheado, grosso ou fino. Experimentar diferentes produtos pode ajudar a encontrar o que funciona melhor para cada um”, orienta Sandra Peroni.

Existem vários tipos de texturizadores para cabelos, a tricologista elenca os mais comuns:

· Sprays de Sal – criam um efeito praiano e ondulado no cabelo, proporcionando uma sensação de textura natural.

· Mousses de Textura – dão volume e definição aos cabelos, tornando-os mais maleáveis para criar penteados diversos.

· Pomadas e Ceras – são mais espessas e ideais para definir mechas e criar estilos despojados ou estruturados, com mais definição e textura. Eles oferecem fixação e controle ao mesmo tempo.

· Sprays de Volume – Embora não sejam estritamente texturizadores, eles podem adicionar corpo e volume ao cabelo, contribuindo para a textura.

· Sprays de Fixação Flexível: Oferecem controle e definição, sem deixar o cabelo rígido, o que pode ajudar a criar textura nos fios.

· Pós Texturizadores: Geralmente aplicados nas raízes, eles aumentam o volume e a textura do cabelo, tornando-o mais maleável para estilizar.

· Sprays Secos: Além de absorver o excesso de oleosidade, também podem adicionar textura ao cabelo e auxiliar na criação de penteados.

Sylvio Rezende lembra que “além de produtos, também existem escovas e ferramentas projetadas para criar textura, como pentes de dentes largos e difusores de ar para secador”.

Três em jogo

William Leite @williammleite, profissional parceiro da Truss @trussprofessional, explica quais são as principais características de três produtos que não podem faltar na bancada profissional, para não ter erros na escolha do mais indicado para cada finalidade:

Texturizador: produto para dar textura ao cabelo, deixando os fios mais encorpados e fixados no formato desejado.

Finalizador: produto usado para dar o toque final no penteado e para finalização de escova.

Volumizador: produto para dar volume e corpo tanto na raiz quanto no comprimento e nas pontas. Esse tipo de produtos geralmente é usado na preparação dos penteados em forma de spray, mousse e creme.

“Antes de usar um produto texturizador é importante conhecer o produto e o efeito que ele proporciona. Hoje em dia, muitos profissionais afirmam não gostar de um determinado produto, mas fato é que muitas vezes o uso foi inadequado, como o excesso na quantidade de aplicação ou a utilização para um look que não precisaria desse tipo de finalizador. Texturizadores criarão cabelos mais cheios, com mais volume, se o objetivo não for esse, é aconselhável buscar outro finalizador.”

Adno Moreira @adnomoreira, Keune Master Talent e hairstylist

“Um cabelo com textura toma forma com mais facilidade, é maleável, dá a impressão de molinho e macio. O uso de um produto texturizador irá ajudar a dar corpo, melhorar a forma do fio, definir e estruturar o cabelo.”

Natan Correia, embaixador de Schwarzkopf Professiona

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar