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Nascida da garra, da força, do sonho e do espírito empreendedor de sua fundadora e CEO, Telma dos Santos, a marca brasileira de cosméticos Raiz Latina comemora duas décadas de crescimento, sucesso e realização. Em um ano onde nada mais se mostra como era antes, esta boa notícia não só traz luz ao setor como nos mostra que o impossível é lenda. Conheça um pouco mais desta incrível história

A localização estratégica.

Primeira a se instalar em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, região conhecida por alta tecnologia, entre o eixo São Paulo e Rio de Janeiro, e por abrigar empresas como a Embraer, conhecida mundialmente pela fabricação de aeronaves, a Raiz Latina se uniu ao que temos de mais inovador em pesquisas. A CEO Telma dos Santos se inspirou em empreendimentos grandiosos para iniciar o seu negócio, uma empresa joseense que ganhou o Brasil e que se prepara para expandir pelo mundo.

Os produtos diferenciados.

A Raiz Latina tem no mercado as linhas de tratamento capilar para uso profissional e de manutenção, indicadas para todos os tipos de cabelos. Entre os ativos brasileiríssimos estão os óleos: de buriti que favorece a hidratação; de abacate, que ajuda no fortalecimento dos fios e diminui a queda dos fios; de açaí que tem poder umectante que restaura, dá brilho e diminui o frizz; manteiga de murumuru que contribui para regular o equilíbrio da água dos cabelos. Outros dois ativos que são as meninas dos olhos da Raiz Latina são: a folha de mandioca e o tamanu. Além de tipicamente brasileiros, fazem parte do projeto de reflorestamento que a empresa pratica. A área de cultivo e replantio fica na Serra da Bocaina, na cidade de Silveiras. O fruto da árvore Guanandi é usado para a produção do óleo tamanu, com forte poder hidratante e regenerador que selam os fios e impedem a evaporação da água, além de ajudar no crescimento de cabelo novo. O extrato da folha de mandioca está presente nas principais composições dos produtos da Raiz Latina. O extrato hidrata os fios e repõe a água e as vitaminas essenciais e, ainda, auxilia no crescimento do cabelo.

Presença nos quatro cantos do Brasil.

Os produtos da Raiz Latina são comercializados em 18 Estados com distribuidores e vendedores que são cabeleireiros profissionais, marcando presença nos mais movimentados salões do país. Uma condição que a Raiz Latina emprega é que os distribuidores e vendedores recebam treinamentos qualificados para terem conhecimento para passar para seus clientes. Além de ensinar a técnica, outro treinamento da empresa está voltado para a gestão de negócios para o cabeleireiro. O sistema de gestão foi considerado um case de sucesso pelo SEBRAE que fez da Raiz Latina, este ano, uma parceira para ministrar o curso em um projeto nacional da instituição.

Sua majestade, a fábrica.

A empresa está prestes a inaugurar a sede própria da fábrica em um dos distritos industriais de São José dos Campos. Após dominar com a tecnologia e desenvolver produtos específicos para o couro cabeludo e fibra capilar, novos setores serão agregados à Raiz Latina. Com a inauguração da fábrica entrará em produção a Linha Dermatológica Estética Profissional para Corpo e Rosto e será desenvolvido também um trabalho de terceirização dos produtos.

Do Brasil para o mundo.

Com foco nos cabeleireiros profissionais que atendem o público latino, que vive em outros lugares do mundo, a Raiz Latina estudou por quatro anos o mercado de exportações, realizou visita a alguns países e tem como interessados Japão, Portugal, Inglaterra Colômbia e Estados Unidos. Enquanto aguarda a conclusão da fábrica para iniciar o projeto de exportações, a empresa conquistou o reconhecimento do mercado internacional de beleza, a Raiz Latina já recebeu diversos prêmios, ao longo destes anos, entre eles: The Bizz 2015, concedido em Las Vegas; Best Interprise, em Cannes 2018; Prêmio Internacional The Winner 2019 recebido no Castelo de Caras, em Nova Iorque.

 

Beauty Talk com Telma dos Santos

 O que significa para a empresa alcançar um reconhecimento internacional?

O reconhecimento internacional demonstra que a Raiz Latina está preparada para atender o mercado da beleza em qualquer lugar do mundo. Isso se deve primeiramente ao trabalho desenvolvido por nós, que tem por objetivo atender diretamente o profissional da beleza. É ele quem realizará as vendas de nossos produtos. Para isso, o cabeleireiro é treinado pela Raiz Latina para saber como usar e para qual tipo de cabelo o produto foi desenvolvido. O consumidor final, que é auxiliado pelo profissional, também pode adquirir os produtos no salão para fazer a manutenção em casa. A qualidade de nossos produtos é outro agregador para este reconhecimento. Desenvolvemos produtos com alta tecnologia e com ativos brasileiros. O mercado de beleza atestou e reconheceu nossos produtos.

Como se sentem celebrando tantos anos de vida quando boa parte das empresas brasileiras não vive mais do que 18 meses?

A empresa Raiz Latina desde o seu primeiro dia de funcionamento teve entre os seus objetivos melhorar a vida das pessoas, gerar renda, dar capacitação para ser um agente de transformação para a família e para a sociedade. Estar há 20 anos no mercado muito nos honra. Isto é um resultado de muita pesquisa, empenho nas ações de relacionamentos, proximidade com os profissionais da beleza e muito trabalho no dia a dia com treinamentos de qualificação, vendas e gestão de negócios que oferecemos para as equipes de profissionais e distribuidores. Somente entendendo do negócio, eles poderão se desenvolver, identificar oportunidades e gerar novos tipos de negócios dentro do segmento.  A Raiz Latina quer permitir que o empreendedor se organize visando a prosperidade da empresa. Com o crescimento dos nossos parceiros, consequentemente temos a consolidação da Raiz Latina no mercado da beleza. Essa visão de cada passo e do todo, permite estarmos duas décadas atuantes.

Qual o maior desafio enfrentado ao longo destes anos?

Em todo tipo de negócio tem que se lidar com a concorrência e temos que estar preparados para enfrentar isso. Mas, o grande desafio é concorrer com empresas que não respeitam normas e que são irresponsáveis com produtos que colocam no mercado.  Concorrentes que oferecem preços abaixo do mercado, propaganda enganosa, tratamentos ultrapassados, ou ainda, produtos que levam nas fórmulas composições prejudiciais para a saúde do consumidor. Enquanto desenvolvemos um trabalho sério que envolve muita pesquisa e investimentos para produzir produtos com qualidades e com soluções diferenciadas para cada tipo de cabelo.

Algum arrependimento ao longo dos anos?

De adiar por tantos anos em realizar o sonho de ter a própria indústria e por não ter iniciado,anos atrás, o projeto de venda dos produtos da Raiz Latina para o mundo. Ajudando os brasileiros que estão em outros países a cuidarem dos cabelos com produtos adequados e específicos para este público.

Uma alegria inesquecível

Ao longo destes anos, tivemos muitas alegrias e realizações. Recentemente, a grande alegria foi a Raiz Latina ter sido convidada a participar de um fórum para empresários e lideranças na ONU – Organização das Nações Unidas, onde tive a oportunidade de discursar durante a Assembleia Empresarial Europeia, na Suíça. A explanação foi sobre “Como as empresas participam na solução de problemas de desemprego e na elevação do padrão de vida dos co-cidadãos”. Durante o discurso, foi possível relatar os 20 anos de fundação e sobre como investimentos em qualificação melhora a vida das pessoas e consequentemente, gera empregos diretos e indiretos.

 

Qual a importância da equipe para o sucesso de uma empresa?

Eu sempre digo que ninguém faz nada sozinho e trabalho em equipe é uma das premissas da Raiz Latina. Nesses 20 anos de história, a empresa gerou empregos diretos e formou uma equipe de colaboradores que atua nos setores administrativo, financeiro, comercial e de marketing.  Conta hoje, com distribuidores e vendedores por todo o Brasil, gerando 250 empregos indiretos. A empresa comercializa seus produtos em 18 Estados.

Por ano, aproximadamente 1.300 pessoas entre distribuidores, vendedores e cabeleireiros participam de diversos tipos de qualificação para conhecer e utilizar os produtos da Raiz Latina.

Como vocês estão atravessando esse período tão instável?

Ao longo de nossa história já enfrentamos outros períodos instáveis do país. Nesse momento fomos buscar conhecimento com especialistas em gestão, mercado, marketing e estamos unindo forças com nossos parceiros para enfrentarmos a crise. Internamente fizemos ajustes administrativos. Há uma ação sendo feita com as equipes de distribuidores para que estes se aproximem dos cabeleireiros profissionais para entender a necessidade, ver alternativas de soluções e incentivar quem atende o consumidor final, que vão até os salões.

Externamente, estamos utilizando recursos tecnológicos, como a realização de lives pelo instagram com convidados especialistas para motivar colaboradores, distribuidores, cabeleireiros, e focamos na venda e-commerce, começando pela Campanha de Mães com brindes, com entregas sem cobrança de frete e com toda segurança para a saúde.

 

O que podemos esperar da Raiz Latina ainda este ano?

Não suspendemos nossos projetos e iniciamos o ano com a construção da sede da fábrica própria que está em fase de conclusão e recebemos os maquinários necessários para a implementação de novos nichos que vamos passar a atuar. Além da produção dos produtos capilares iremos desenvolver a Linha Dermatológica Estética Profissional para Corpo e Rosto e terceirização dos produtos. Para o mercado interno, a Raiz Latina desenvolveu um material de comunicação com informações primordiais sobre produtos, que será distribuído para os parceiros. O objetivo é aproximar os profissionais da beleza de seus clientes.

Qual a mensagem que a empresa deixa para os profissionais de beleza neste momento de pandemia global?

Estamos em permanente contato com os profissionais da beleza, orientando para eles adequarem da melhor maneira possível e com segurança para a saúde, o atendimento ao cliente. Indicamos que a prestação de serviços seja feita com toda atenção, mostrando que o cliente é especial para que ele se fidelize ao cabeleireiro. Estamos dando todo incentivo ao trabalho e ao desenvolvimento do mercado da região.

O país já passou por várias crises e o brasileiro tem capacidade de se reinventar e criar oportunidades. É na dificuldade que surgem novas ideias, soluções, aprendizagens e desenvolvimentos. É sair da zona de conforto, é fortalecer os laços com parceiros, é momento de ampliar a rede de contatos e descobrir o que o talento de um pode ajudar no talento do outro. Como o meu negócio pode se aliar ao negócio de uma outra empresa e como que juntos podemos promover ou manter empregos e fazer a economia girar para as pessoas da comunidade, da cidade, do Estado.

 

Matéria de Deise Garcia  e você pode conferir a matéria completa em nossa edição  HM 26

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