em Notícias

Quem tem boca vai à Roma e quem tem força de trabalho, garra, esperança, fé, vai além. É o caso de Roni Romano que, em meio ao caos que a pandemia provocou e segue provocando, achou uma oportunidade, se agarrou a ela com unhas e dentes e, junto com parceiros, realizou o sonho do salão próprio, o ROMANO CONCEPT. Leia a história e se inspire!

Deise Garcia (@deisegarcia)
Fotos Helio Norio (@helionorio)

HM Como nasceu o ROMANO CONCEPT?

RR O Romano Concept foi concebido no início da pandemia de COVID-19. Nós fazíamos parte de uma equipe quando percebemos que o cenário todo mudaria. Tive um insight sentado ali, na sala de espera do salão. Percebi que nosso tempo ali já tinha acabado; conversei com meu companheiro e com meus irmãos. Dois meses depois a equipe estava formada; sete meses depois, após uma busca por um lugar, orçamentos, projeto, muito suor e oração da minha mãe, nascia o Romano Concept.  

Quem faz parte da equipe atualmente?

Hoje a equipe é formada por mim, Roni Romano, Hair Stylist e Maquiador, Rick Romano Hair Stylist e Penteador, Rao Romano recepção e assistência, Val Marques Hair Stylist e Maquiador, Dih Medina Hair Stylist, Elines Seivane Hair Stylist. Temos também a Nadya Lovy Nail Design e Isabelli Moreira Nail Design. Somos 8 profissionais ao todo, 8 pessoas com o mesmo propósito e 3 desses 8 realizando o sonho de trabalhar juntos. 

Qual o conceito do salão?

O conceito do salão está baseado nas ferramentas oferecidas pelo Visagismo. Em 2018 iniciei meu MBA em Visagismo e Harmonização da imagem e finalizei em 2019 ano em que terminei o curso e no qual o salão foi concebido. A ideia é revelar na imagem pessoal as qualidades de uma pessoa. Acreditamos que a imagem exterior tem que refletir e revelar além das características físicas, a personalidade também.

Como você escolhe a sua equipe?

Levo em conta vários fatores: experiência profissional, formação técnica, disponibilidade, disposição e dedicação à carreira. Temos como meta ter os melhores profissionais, primeiro da zona leste de São Paulo até um dia termos os melhores do Brasil. 

Quais lições a pandemia ensinou?

A maior e mais dolorosa lição foi a de que ” A Vida é Agora”. O salão foi acontecendo de uma maneira tão mágica e tão bonita, confesso que naquele momento eu não entendia como tudo se encaixava e fluía: a cliente e amiga que fez o projeto e recebeu parte em dinheiro e parte em cabelo, a casa que estava na localização que sonhávamos, a obra que foi feita a toque de caixa e tantos outros detalhes que fizeram o sonho se realizar. Esse sonho não era só meu, era dos meus irmãos, dos meus pais, mas era muito mais de uma mulher que não tinha o segundo grau completo, era costureira, que foi mãe aos 16, avó aos 42 anos, que aos 25 anos era órfã de pai e mãe e já batalhava muito para criar e educar os 3 filhos que cresciam no bairro do Cangaíba, região da Penha, zona leste de São Paulo. Esse sonho era da minha mãe, minha rainha, minha amiga, minha incentivadora, que tinha o maior orgulho de dizer que os filhos tinham um salão no Tatuapé… Ela viveu o sonho, chorou, sorriu comigo e sempre disse que era só o começo! Mas em março do primeiro ano desse sonho ela adoeceu e, em meio aos fechamentos e toda a crise que estávamos passando, foi hospitalizada junto com meu irmão. Parecia que eu estava vivendo um pesadelo. Dez dias depois meu irmão teve alta e 14 dias depois ela se foi …Comecei a entender o porquê o sonho se realizou, o pontapé inicial foi dado, entendi que tínhamos que vivenciar toda a realização porque todo aquele orgulho e toda aquela admiração em toda sua simplicidade não estariam mais aqui nem comigo nem com meus irmãos. 

Como é ser empreendedor no Brasil?

Ser empreendedor no Brasil hoje, principalmente no setor de serviços de beleza, é um grande desafio. Não temos incentivos diretos e ainda temos o muro da burocracia que nos impede de realizar algumas coisas. Comecei minha vida profissional quando entrei no curso de Letras Português e Inglês na PUC-SP, consegui uma bolsa integral por carência financeira e no pacote um emprego que eu tinha uma folga por semana. Desde esse momento eu já sabia que teria que lutar muito para transpor as barreiras sociais, culturais e emocionais para poder galgar um lugar ao sol. Hoje formado e pós-graduado, vejo que a realização desse feito foi com muito esforço, da mesma forma vejo o empreendedorismo no Brasil, não é um caminho fácil, mas acredito que o resultado vai ser positivo!!! 

Ser empreendedor no Brasil é um ato de resiliência e principalmente de perseverança, porque diariamente enfrentamos e matamos os leões que nos assolam. Não temos apoio do governo e nem de empresas que custeiem ou nos ofereçam parcerias comerciais que desonerem nos maiores custos e isso gera essa sensação de desesperança no país, principalmente nos últimos anos. Mas somos brasileiros e não desistimos NUNCA!!!

O seu salão está fora da rota jardins e afins. Quais as vantagens e desvantagens de estar fora deste eixo?

O Romano Concept está localizado em uma região que está em franca expansão, Anália Franco, uma sub-região do Tatuapé. A vantagem é que temos a oportunidade de crescer juntos; a desvantagem é estarmos longe dos holofotes clichês da zona sul – isso acaba dificultando uma projeção e até maiores parcerias comerciais.

O que te faz seguir em frente, não desistir diante das adversidades que, cá para nós, são muitas?

Hoje o que me faz não desistir é o valor agregado à nossa história, todo o caminho de luta que trilhei com muito esforço, e principalmente a ausência física da maior inspiração de luta e dedicação a nós que é a minha mãe. Mas claro que diariamente temos que tirar de dentro de nós a nossa força, a nossa resistência diante das lutas que temos, lutamos por uma vida melhor, menos preconceito, mais oportunidades para todos, mesmo os que vivem e saem das periferias, não desistimos porque acreditamos que podemos fazer a diferença e representar uma classe, uma região e uma raça que acaba sofrendo hoje ainda mais por causa da situação do país e do desgoverno que temos.  O que não me faz desistir é saber que eu e meus irmãos podemos construir o nosso sonho a partir desse espaço de beleza.

Qual mensagem você deixaria para quem, assim como você, sabe que a beleza não é fácil?

A mensagem que eu deixo para quem está lendo é: Nunca desista do seu sonho!!! Seja perseverante, seja resistente, seja força, seja luz onde você estiver e mesmo que a situação seja difícil de administrar seja grato.   Não há mal que dure para sempre! Sei que para nós, pardos, periféricos, gays e de classe social humilde, o caminho é mais difícil, mas mesmo assim, acreditem que é possível, sejam disciplinados e perseverantes que vocês darão resultado!!! Estejam sempre abertos ao aprendizado!!! A vida é uma grande Escola. Não podemos deixar de lutar nunca! Com força e dedicação é possível!

AS 5 LEIS DE RONI ROMANO PARA O SUCESSO

  • Promover a Beleza e a melhor versão de cada cliente;
  • Valorizar quem faz parte da nossa equipe;
  • Praticar Excelência no Atendimento;
  • Priorizar o trabalho em equipe;
  • Fazer acontecer.

QUEM É NOSSO ENTREVISTADO

Roni Romano é um paulistano nascido na Vila Matilde. Formado em Letras pela PUC SP, trabalhou no setor bancário para bancar os estudos. Vítima de um assalto traumatizante no local de trabalho, trancou a faculdade, pediu demissão, se matriculou em um curso de idiomas e foi conhecer Paris. Quando voltou, apaixonado pela beleza, começou a fazer cursos profissionalizantes (Llongueras em Buenos Aires, Vidal Sassoon em Londres, Wella, L’Oréal. Pós-graduado em Visagismo e Harmonização da imagem e negócios, hoje é dono do próprio negócio, o salão Roni Concept.

“Enxergamos na dificuldade a chance de construirmos nossa história, porque jamais teríamos tantas oportunidades como naquele momento”

“A vida é agora! A maior lição que a pandemia me deixou foi essa! Ame hoje, viva hoje, abrace hoje… Não sabemos o amanhã! Então, realize AGORA!!”

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar