Se reinventar é preciso! Busque o equilíbrio e aceite o desafio das mudanças - HM em Revista
 em Bernardo Mascarenhas, Colunistas

A vida nos oferece, ao longo do tempo, um aprendizado constante. O valor e a eficácia desse conhecimento só serão assimilados se a nossa reação diante dos fatos estiver em coerência com a própria realidade.

Quase que do dia para a noite tudo mudou. Fomos obrigados a enxergar a nossa vulnerabilidade como seres humanos e da pior maneira possível ter a certeza de que não controlamos nada nesse mundo. Há pouco tempo, antes do novo coronavírus, parecíamos habitar um mundo relativamente estável, onde muitos fatores eram conhecidos e previsíveis, e o sucesso era visto como a busca pela perfeição. Porém, em uma crise, quando a realidade muda a cada dia, ou até mesmo a cada hora, quando não sabemos ao certo o que vem pela frente, em um cenário de incertezas como esse que estamos vivendo, não há tempo para a perfeição.

A pandemia evidenciou ainda mais a importância da tecnologia no dia a dia das pessoas e provocou alterações em tempo recorde na forma de trabalhar, se comunicar e fazer negócios. Como essas mudanças vieram para ficar, empresas que investiram na construção de boas parcerias, deram prioridade a velocidade ao invés da perfeição e conseguiram tirar proveito da tecnologia, se adaptaram mais facilmente, ganhando vantagens competitivas para o pós-pandemia.

É fundamental agora que tenhamos a habilidade necessária para saber driblar cada situação inesperada que se apresente, termos agilidade na implantação de novos processos, saber se renovar, inovando na maneira de vender produtos e serviços, e saber lidar com as pessoas envolvidas em cada situação. Isso consiste em reconhecer o momento de mudar o jogo, adotar novas regras e estar preparado para enfrentar qualquer alteração em nossos planos.

Inovar nesse momento não quer dizer criar, e sim, recriar. É aprender a transformar, reinventando situações. É ressurgir, tal como a fênix – ave mitológica que, segundo a tradição egípcia, renascia das próprias cinzas – cada vez mais forte, carregado de experiências anteriores que irão te dar suporte para alçar um voo ainda mais alto.

Afinal, a vida é uma dinâmica onde nada é estático. Pelo contrário! É no renovar constante de forças que encontramos o caminho para atingir os nossos objetivos, tendo a certeza de que as lições que aprendemos com nossas falhas e adversidades da vida, serão sempre tão valiosas quanto as alegrias que tivemos com os acertos.

Que nossas ações permaneçam em harmonia com o nosso pensamento. A perseverança e a resiliência são Mestres valiosos nesse longo aprendizado que estamos passando.

Que Deus continue iluminando o caminho de todos nós. Dias melhores virão, com certeza!

#JuntosSomosMaisFortes

Bernardo Mascarenhas

Colunista

Bernardo Mascarenhas

Empreendedor, gestor empresarial e educacional, é CEO da Morais Mascarenhas, empresa especializada em educação e eventos para o setor de beleza, e diretor dos eventos The Make-up Experience, o maior evento de maquiagem da América Latina, The Hair Experience, evento voltado exclusivamente para profissionais do setor de saúde e estética capilar, e Barber Business, fórum de gestão de barbearias.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar