em Colunistas, Telma dos Santos

Em 2023, as mudanças devem ocorrer em grande número. O ano, de verdade, só começou agora, em fevereiro, depois do Carnaval e, conscientes disso, precisamos nos preparar para o planejamento dos próximos meses. Para isso é necessário entendermos quais serão as abordagens, o que vamos criar para o nosso cliente. Nesse momento surgem as questões: como se dá o planejamento em um salão de beleza? Quais são as adequações que deverão ser iniciadas? E os nossos colaboradores?

Hoje o fundamental é passar experiência para todos. Saímos de vários períodos estressantes: a parada pela pandemia da Covid-19, a retomada lenta, com dificuldades. Atualmente estamos em um momento mais calmo, porém que pede adaptações. As pessoas começaram a ter outras facilidades, como agenda online, mas a clientela também passou a buscar outras coisas como um atendimento mais emocional, pois as pessoas estão mais sensibilizadas.

O que a gente tem que fazer de diferente? Temos que ouvir cada vez mais o nosso cliente, entender mais a necessidade dele. Na minha opinião, hoje existem duas classes: aqueles que desejam pagar pouco e outros que preferem pagar por um atendimento exclusivo. Mas todos querem ser atendidos por profissionais que tenham educação, que sejam elegantes, que saibam que elas não são mais aquelas pessoas que não tinham informação. Hoje isso está ao alcance da palma da mão. Hoje todo mundo sabe qual produto usar, qual produto que se enquadra melhor para o tipo de cabelo específico, qual a melhor cor de tendência.

Então, o profissional tem que se tornar um especialista, ter um maior controle e conhecimento profissional. Hoje, a educação para a área da beleza é fundamental. Lá atrás isso parecia supérfluo; a maioria achava que atuar no mercado da beleza significava ganhar dinheiro. Hoje isso mudou e o segmento cobra especialização, evolução do conhecimento. Essas mudanças estão sendo cobradas pelos consumidores nos salões de beleza do País.

Se tiver um cliente fiel e não fizer com que ele se sinta especial, receba algo novo, ele vai buscar algo novo em outro lugar, outro estabelecimento, com outro profissional. Hoje não há mais exclusividade. Ela deve ser cultivada sempre. O profissional deve criar engajamento e que torne o cliente especial, diferente. A clientela, atualmente, tem um controle diferenciado do mercado.

Telma dos Santos

Colunista

Telma dos Santos é co-fundadora e CEO da marca de produtos capilares Raiz Latina

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