em Colunistas, Paulo henrique

Há muito sabemos que nosso corpo reflete causas mais intrínsecas, as quais camuflamos.

Nosso organismo,  com toda sua sabedoria, vai nos dando sinais de que algo não está funcionando direito, mas, teimosos que somos, inflamos nosso ego, vestimos nossa capa de super herói, e seguimos adiante.

Tomemos por exemplo um relógio. Quantas engrenagens são necessárias para o seu perfeito funcionamento? Bata apenas uma pecinha minúscula entrar em desarmonia, e a marcação exata das horas ficará comprometida.

O que dizer de um organismo então, formado por mais de setenta TRILHÕES de células, como é composto nosso corpo humano. Como “harmonizar” todas essas engrenagens, para garantir o bom funcionamento deste organismo.

Calma, eu também não tenho essa resposta… mas a reflexão que quero efetuar é outra.

Vamos falar de um outro organismo agora…. nossa empresa…. e os negócios de beleza têem de ser encarados como empresa, legal e judicialmente constituída, gerida da forma correta, com relações corretas.

Como eu faço esta outra engrenagem “funcionar harmonicamente”?

Assim como um corpo saudável se constitui de uma boa alimentação, exercícios físicos regulares, hidratação constante e equilíbrio emocional, o organismo empresarial também precisa dos mesmos preparos. Mas o que temos feito para “alimentar” nossa empresa? Estamos nos abastecendo de fato com alimentos que contribuam para uma gestão correta, ou estamos consumindo “fast food” que só enganam a “fome”?

Fazemos exercícios constantes na empresa, ou queremos fórmulas mágicas e milagrosas que solucionem todos os nossos problemas da noite para o dia, assim como as dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido.

Temos nos hidratado com a busca constante do nosso aprimoramento, ou disfarçamos a fórmula por acharmos que é insípida demais, e assim, mascaramos o “gosto” das atitudes que devemos tomar.

E assim, mediante o caos  deste desequilíbrio emocional, criamos uma empresa e achamos que o simples fatos de sermos artistas na execução do ofício, nos garantirá o sucesso empresarial.

Por causa da pandemia, 2020 entrará para a estória como um ano das maiores transformações já ocorridas em todo o mundo.

Muitos organismos não resistiram e faleceram.

Muitos outros, tiveram suas peças avariadas, e estão tentando sobreviver.

E poucos, que já cuidavam de sua saúde, apesar do caos, estão conseguindo passar por todo este processo, mais equilibrados e serenos.

Não sabemos o que esperar dos próximos anos ainda…. a comunidade científica inclusive profetiza de que o Brasil poderá ser o celeiro de novos pandemias.

E qual a lição devemos tirar de tudo isso?

Como efetuar a manutenção constante do nosso organismo, físico e empresarial, para continuar a faze-los funcionar em harmonia.

Será que a pandemia revelou um desequilíbrio interior inédito, que ninguém conhecia?

Ou será que só refletiu um organismo doente, mas que insistíamos em tratar com paliativos, amenizando os sintomas, mas sem tratar a causa?

Paulo Henrique

Colunista

PH é gestor do programa de Beleza do Escritório Centro do Sebrae SP. Já foi empreendedor da área da beleza, sendo cabeleireiro e gestor do seu próprio salão entre os anos de 1996 à 2002, em Ubatuba – SP. Também atuou como técnico da Senscience entre 2003 e 2004.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar