em Colunistas, Gê Marques

Muitos empreendedores e empresários do segmento da beleza, pensam que contratar funcionários capacitados é a única medida que pode ser tomada como garantia, para a qualidade do atendimento dentro de um salão de beleza.

A verdade é que a rotina constantemente traz novos desafios que precisam ser superados, com isso nem sempre é possível encontrar pessoas tão completas a ponto de lidar com todas as adversidades.

Nesse caso é essencial investir no treinamento e capacitação da equipe, para melhorar a qualidade do atendimento e fidelizar seus clientes.

Motivação é um tema constante em todas as indústrias hoje. Manter equipes entusiasmadas é essencial para o êxito do negócio. E, quem gerencia um salão de beleza, vive isso diariamente. Sabem que colaboradores felizes e satisfeitos vestem a camisa, Gente Feliz vende mais.

Quais as vantagens de ter uma boa equipe?

Pode parecer óbvio, mas uma boa equipe é fundamental para o sucesso final de qualquer empresa, em especial de um salão de beleza.

Uma equipe capacitada, experiente e bem treinada vai ser muito mais produtiva, fazendo o trabalho mais rápido, com qualidade, e permitindo que mais clientes sejam atendidos no mesmo dia, falando menos “Não” aos seus clientes.

Para reter esses profissionais, é preciso motivação e boas condições de trabalho. Assim como você não quer perdê-los, faça com que sua empresa seja um local que eles também não queiram perder.

O salão precisa ter consumidores para garantir um bom faturamento e, consequentemente, atingir as expectativas dos seus profissionais.

A motivação vem de acreditar em algo. Quanto mais envolvidos a sua equipe estiver, mais acreditam no seu negócio e se mantem fiéis ao seu salão de beleza.

Os clientes são mais inclinados a se fidelizar ao profissional do que ao salão de beleza. Um dos maiores dramas que o proprietário do salão normalmente enfrenta é quando um de seus artistas decide sair. Nesses casos é muito comum ele levar grande parte da clientela. Além da consequente queda no faturamento, o salão tem que investir tempo e dinheiro para contratar novos profissionais e treiná-los. Também pode gerar problemas com outros funcionários e nas relações com clientes. Por isso, motivar e fidelizar a equipe do seu salão de beleza é tão importante.

O desempenho da equipe de profissionais é fundamental para o sucesso do salão, pois será através do serviço prestado que o cliente se sentirá mais ou menos satisfeito. É a relação de proximidade entre cliente e profissional que construirá a imagem do negócio, garantindo a fidelização do cliente, o aumento do consumo de serviços, aumento do tícket médio,aumento da relação de confiança,mantendo assim a equipe bem motivada e a saúde financeira do empreendimento, cada vez maior.

O papel do profissional na relação com o consumidor vai muito além da prestação de serviço, pois quem trabalha com prestação de serviço, é doação o tempo todo.

Como responsável pelo visual do consumidor, cabeleireiros, manicures e maquiadores são os principais elementos fomentadores do consumo de produtos, o que pode ser trabalhado pelo salão através da venda de itens que permitam o prolongamento do serviço em casa.

A relação entre profissional e salão é de parceira. Assim, para construir a equipe ideal, é necessário levar em conta não só as características profissionais (técnicas) como formação e experiência, mas também o perfil do colaborador e, suas características comportamentais, se ele ou ela se encaixa na cultura da empresa.

Quanto maior a integração entre profissional e negócio, mais chance de sucesso e longevidade terá a relação de trabalho.

Qual a dica importante para manter a equipe dos sonhos?

É apoiar os profissionais em seu crescimento, o que levará também a novos panoramas para o negócio. Incentivar a constante capacitação profissional, o empreendedorismo dentro do negócio e a inovação constante são ótimas estratégias para motivar e garantir o desenvolvimento dos profissionais e dos lucros, além de estabelecer uma relação em que todos ganham.

Gê Marques

Colunista

Gê Marques

Atua na área da beleza, há 34 anos, diretora e gestora da rede Gê Beleza, há 25 anos. Formada em MBA em MKT pela ESAMC Campinas e idealizadores de inúmeros projetos sociais do segmento. Para manter sempre atualizada se especializou nas melhores academias internacionais e é Co-Founder da WeGo Hub de Inovação.

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