em Colunistas, Tania Trindade

Nos últimos anos o mercado da beleza na imagem, ganha novos olhares quando pensamos em imagem pessoal. Na linha do tempo, criamos padrões para vestir o corpo, usar maquiagem, escolher um corte, variações que acompanharam a época e o comportamento social.

A beleza é e sempre foi, influenciada de acordo com cada cultura, geração e as influências midiáticas. – O que sua imagem diz sobre você?

Por mais que pareça simples a pergunta, a resposta é subjetiva; uma vez que cada um tem um olhar ou mesmo faz uma interpretação sobre sua própria beleza.

Sentir-se bem e bonito refleti diretamente em nossa autoconfiança. Diante do olhar sobre a imagem projetada de uma pessoa, construímos paradigmas e pré-conceitos, que devem ser vencidos a partir do entendimento que nada esta desconectado da imagem. O cabelo, o look, a maquiagem, os acessórios, a barba são elementos que devem estar em harmonia, com a atividade social ou profissional, as características pessoais e a personalidade.

Neste cenário o Visagismo, desponta como a ciência que usa de uma ferramenta de análise de inteligência visual, gestual e comportamental, para promover e unir profissionais do Designer da Imagem. Lidar com pessoas é uma arte, por isso o Visagista, deve aprimorar as inteligências intrapessoal e interpessoal, como princípio fundamental para sua habilidade profissional.

O autoconhecimento clareia o entendimento sobre si e norteia os dois componentes básicos – autoestima e autoimagem, que sustentam as relações do “Ser” com sua imagem. Diante da desconstrução de um padrão de beleza que emerge na atualidade, a Consultoria Visagista, oferece para o mercado do embelezamento, uma oportunidade, para profissionais e clientes que buscam por projetos de imagem personalizados, que integrem estilo, beleza, personalidade e autoconhecimento.

Segundo o psicólogo Albert Mehabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, 55% do discurso da imagem é responsável pelo processo de comunicação e relação interpessoal. Este mecanismo é captado pelas expressões faciais, ritmo, movimentação e comportamento corporal. O olho humano é o instrumento que capta esta informação de visualização, levando ao cérebro para decodificar a mensagem da imagem. Estes aspectos de percepção visual é uma resultante que se somam ao nosso tipo físico, coloração pessoal, estatura e silhueta. Aspectos extremamente relevantes para o conhecimento de todos os profissionais de beleza.

É muito importante lembrar que quando conhecemos alguém, nos 10 primeiros segundos de convivência, mesmo sem falarmos absolutamente nada é feito um pré-julgamento que resulta em uma avaliação positiva ou negativa a respeito de alguém. Assim cabe refletir: Como é que eu acredito que as pessoas me veem?

Atualmente nos relacionamos total no cenário virtual, onde todos somos veículo de comunicação, e é interessante pensar sobre o comportamento e os excessos de ruídos quando nos colocamos diante de inúmeras Selfies e Lives, em ritmo diário da primazia da imagem. A mensagem silenciosa chega antes das demais interpretações, ficando para o tom da voz 38% desta capacidade, sobrando apenas 7% para as palavras que usamos para influenciar pessoas. Para quem lida com pessoas e com imagem pessoal, deve se apropriar deste conhecimento, uma vez que a interação entre o profissional e o cliente, sobrepõe a prestação de qualquer serviço.

Na Consultoria Visagista, o que vale é entender o desejo e a necessidade do cliente, saber o que ele quer comunicar com sua imagem, para que possamos traçar a estratégias dos projetos para que tenham aderência ao indivíduo.  Um dossiê personalizado posiciona o cliente diante de “si e do outro, de sua imagem pessoal, social, profissional e midiatica,  e esta é a expertise de um Visagista.

Vamos sair do automático, olhar – olho no olho, vamos nos colocar no lugar de nossos clientes e trabalhar a favor deles. Vamos olhar para dentro para depois olhar por fora. A historiadora Amy Herman, completa divinamente este pensamento dizendo: “vamos abrir os olhos simplesmente, ligando nossos cérebros, ficando antenado e prestando atenção a tudo. Aprendendo a ver o que realmente importa, pois isto também pode mudar o mundo’.

Tania Trindade

Colunista

Gestora de Inteligência em Projetos para o Birô de Visagismo, mestre em Comunicação AudioVisual, autora de livros sobre o tema, professora de Visagismo especialista em morfopsicoimagem, Coordenadora Pedagógica do MBA em Visagismo para Faculdade Monitor. Direção de projetos em Visagismo para a CNN Brasil, Luxxótica, World Comexx, entre outras;  e projetos educacionais para Academia Portuguesa de Estética, Universidade Estácio, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade São Leopoldo Mandic,Embelleze e Senac.

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