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Marca cheia de atitude, adepta da beleza autêntica e jovial, vibrante, espontânea e, claro, cheia de tecnologia em seus produtos, a Yellow segue em uma curva ascendente de crescimento e surpreende até seus heads que, felizes, celebram este sucesso. Quem nos conta mais sobre esta história vencedora é Julia Alves, diretora de marketing do Grupo Alfaparf Milano Brasil

Deise Garcia (@deisegarcia)

O amarelinho não e mais aquele… Que bom! Está melhor ainda! O que mudou?

Em 2018 Yellow foi relançada e passou a ser global. Uma marca que nasceu no Brasil e alçou novos voos, se tornando presente não só no Brasil e América Latina, como também na Europa, com portifólio revisado e otimizado.

Yellow passou e vem passando não só por um banho de loja como uma postura mais altiva. Demanda, evolução ou só desejo de mudar mesmo?

É uma combinação da demanda com a essência da marca, pois Yellow sempre foi uma marca direcionada para o consumidor e com o tempo ela foi se transformando acompanhando a demanda do mercado. Considerando que faz parte da Yellow desenvolver os novos salões de beleza, ajudar os proprietários a conseguirem êxito profissional e lucro com seu negócio, a marca precisa estar sempre antenada às novas tecnologias, às tendências de mercado e em oferecer um portifólio inteligente, onde consiga fazer uma boa gestão de custo. Ou seja, que todo seu desenvolvimento tenha foco no custo x benefício e no estoque, com um portifólio que seja otimizado e versátil, onde o cabeleireiro possa investir um pouco menos, mas que tenha um resultado de excelência, superior ou semelhante ao das marcas líderes de mercado. O banho de loja veio em consequência disso, da necessidade de mudança, de se tornar uma marca mais próxima, acessível e jovem.

Como deixar algo que já tem espaço no coração do profissional e do consumidor melhor sem perder a essência?

Justamente escutando essas frentes, consumidores e profissionais, realizando todo trabalho de repeak e desenvolvimento de novos produtos a partir dessa avaliação dos usuários. E o Brasil é um hub de testes muito grande, então todos os desenvolvimentos de Yellow, inclusive lá atrás com a reformulação da coloração, nós lotamos nosso centro técnico de profissionais e usuários para que eles validassem essa nova fórmula. Então, desta forma conseguimos manter a essência sem risco nenhum de cortar o vínculo emocional que os consumidores ativos já tinham com a marca.

Qual o espaço da Yellow no grupo Alfaparf?

Para o grupo Alfaparf a Yellow é justamente a marca de entrada no mercado profissional. Então a gente entende que é marca muito importante para os novos entrantes, sejam eles profissionais que estão se formando ou investidores que querem trabalhar no salão de beleza. Além de ser uma marca com portifólio completo e essencial, por isso, apesar posicionarmos Yellow nos salões C já temos muitos clientes A e B, pois os profissionais estão fazendo contas e entendem seu custo x benefício. Um exemplo disso são as embalagens de 500ml, pois são preferência daquela família brasileira que tem mais pessoas e que gostam de dividir os produtos, então caracteriza-se como uma marca de alta rentabilidade.

Quem são os representantes da marca hoje e como estes artistas são escolhidos?

Hoje nós temos um mentor artístico Yellow, que é o Natan Moreira, que tem um olhar muito cuidadoso e combina muito com a marca. Pois além de ser um artista, ele investiu em treinamentos, então é um educador, um profissional que entende de desenvolvimento de produtos e é muito técnico, traduzindo tudo que a Yellow precisa. Temos também novos membros no time Yellow, como por exemplo, o André Sartori, que possui uma super comunicação com o público mais jovem, a Adriana Medeiros que é a representante da mulher dentro desse grupo. A chegada do Babu Barber que possui uma visão bem desconstruída de corte e cor, que é uma referência para a marca. A avaliação é feita em conjunto entre as direções artística, de marketing e comercial do Brasil, passando pela validação do corporativo. Buscando estar sempre atento aos nomes que estão surgindo no mercado para ver se aquele perfil realmente tem feat com essa marca tão expressiva e jovem que é Yellow. Essa escolha pode vir por duas frentes: de embaixador digital (representante da marca nas mídias digitais) ou AD Yellow (embaixador de palco, que faz apresentações e ministra cursos por todo Brasil) e nós recebemos essas indicações de diversas maneiras, por meio do comercial, do Instagram da marca, de parceiros, mas 100% do tempo estamos avaliando o mercado e de olho em nomes potenciais que possam surgir.

Como a marca se posiciona hoje – em faixa etária, classe social e competividade?

No caso das consumidoras, são mulheres classe B e C, de 20 a 45 anos e que investem em produtos de tecnologia com custo x benefício. Quando falamos em salões são B e C.

Yellow sempre pareceu uma marca mais jovem. Faz sentido? E, se for mesmo, como ela se adapta para falar com a geração Z e a próxima?

Sim, a Yellow é a marca mais jovem do grupo e hoje ainda mais depois do repeak e é justamente através dela que queremos ter esse diálogo com as gerações Z, Alfa, com as gerações que estão por vir, desenvolvendo uma estratégia digital mais forte. Por isso, estamos lançando o Yellow Crew, um concurso que tem como objetivo engajar os alunos cabeleireiros e profissionais na criação de uma coleção, usando Yellow Color. Buscamos com o projeto tornar a marca mais próxima e torná-la conhecida não só entre os estudantes, como também futuramente nos salões de beleza em que eles irão trabalhar. Então, estamos em um processo de desenvolver parcerias com escolas e instituições aqui do Brasil e lançando esse concurso para incentivar que esses estudantes conheçam nossos produtos e descubram nossa marca antes mesmo de sua formação.

Quais os próximos passos da marca para 2022?

Um dos nossos principais passos em 2022 é seguir com a consolidação do nosso portifólio investindo nos heros, que são produtos versáteis que transformam o portifólio no salão de beleza, como por exemplo, o Tone on Tone Creator que baixa o PH da coloração Yellow Color, transformando-a em tonalizante, o Bond hero que é extremamente versátil, que pode ser usado tanto com coloração quanto para potencializar os tratamentos da marca e o Color Speed up, que é um acelerador de cor, que torna Yellow Color uma coloração Fast. Enfim, seguir focando em itens práticos e eficientes que facilitem o dia a dia do profissional sem perder a excelência no resultado.

Algum projeto especial?

Nosso grande projeto é o Yellow Crew, que irá nos aproximar tanto do profissional cabeleireiro que já possui uma rotina de clientes e salão de beleza, quanto dos estudantes e futuros cabeleireiros. A Yellow é uma marca que acredita muito na educação, então uma das premiações é uma mentoria com nossos especialistas e uma viagem para um grande show mundial que ocorrerá em Punta Cana no mês de outubro.

Quais os valores que definem a marca atualmente e como eles a diferenciam das outras do grupo?

Yellow é essa marca que traduz uma beleza autêntica e jovial. Entregamos isso por meio de nossas campanhas que passam muita energia positiva, beleza real, que mostram a verdade das mulheres sem filtro. E é desta forma que se diferencia do grupo, como uma marca mais vibrante, espontânea e jovem. Outro fator é atrelar tecnologia avançada com ingredientes naturais nas fórmulas de seus produtos, com pelo menos dois grandes ingredientes de alta performance e o Aloetrix como tecnologia transversal, sendo um grande diferencial que só Yellow carrega. Independente da categoria, coloração ou tratamento, a marca sempre vai entregar maciez e brilho através dessa combinação de ingredientes.

“Faz parte da Yellow desenvolver os novos salões de beleza, ajudar os proprietários a conseguirem êxito profissional e lucro com seu negócio, a marca precisa estar sempre antenada às novas tecnologias, às tendências de mercado e em oferecer um portifólio inteligente, onde consiga fazer uma boa gestão de custo”

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