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PARTE 1 – O novo consumo  

 A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – realizou o seu encontro anual para um balanço do mercado, além da projeção do cenário pós-pandemia. Dessa vez, o encontro foi 100% virtual, no formato de lives.

A ideia central foi identificar se algumas ações desenvolvidas em tempos de quarentena devem ser mantidas. O diretor-geral da Perception, Rodrigo Toni, destacou que pesquisas identificaram novos hábitos e comportamentos dos consumidores. Surgiram formas de lazer doméstico, sempre guiadas pelo “Do it Yourself”, no qual atividades são realizadas sem ajuda de profissionais. Outra prática destacada foi o “Pampering”, ato de se auto presentear com itens como perfumes e maquiagem, por exemplo.

As pesquisas também identificaram questões que permeiam um futuro ainda incerto: o mundo vai continuar realmente mais solidário? Iremos voltar a um cenário no qual as pessoas podem interagir socialmente sem receios? As medidas de higiene realmente serão mantidas a longo prazo pela população? E ainda, os medos que afligem as classes sociais mais vulneráveis.

As análises apontaram que o isolamento social trouxe protocolos sanitários que se instalaram para sempre. Além disso, de acordo com Rodrigo Toni, “Serão bem-vindas as práticas que tragam bem-estar e equilíbrio; portanto, produtos e ingredientes que se relacionam a isso e que sejam sensorialmente prazerosos ganham oportunidades neste momento para a categoria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos”.

A analista sênior da Mintel, Amanda Caridad, apresentou resultado de estudos desde o começo da pandemia, detalhando insights sobre o comportamento do consumidor e a redefinição de prioridade na vida das pessoas durante esse período, assim como novas oportunidades no segmento da higiene e beleza.

Estudos da Mintel revelam que 67% dos brasileiros afirmam que o bem-estar mental se tornou a maior prioridade nos últimos meses. Os resultados também apontam que 93% dos consumidores relatam ser importante cuidar da aparência com o intuito de manter o bem-estar físico e mental. 36% estão interessados em produtos de beleza e cuidados pessoais que ajudem a aliviar a ansiedade e o stress. 29% afirmam ter interesse nos produtos que proporcionam mais energia.

Amanda Caridad ressalta a importância dos produtos que entregam benefícios holísticos. Esses itens, já disponíveis no mercado, se destacam pela formulação diferenciada. A consultora também analisa oportunidades no universo dos games e da realidade aumentada, que podem ajudar os consumidores a se desestressarem.

 

( em breve Parte 2… continua)

 

MAtéria de Caio Camargo 

Leia também :O setor de higiene pessoal fecha no azul o primeiro semestre. 

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