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A Consultoria Euromonitor estima que o segmento de beleza masculina registre uma queda de 9% em 2020, movimentando aproximadamente 22 bilhões de reais. O resultado é fruto do período de isolamento que fez com que os homens diminuíssem as compras de produtos para barba e perfumes. E mais: eles ainda relutam nas idas às barbearias com a mesma frequência observada antes da Covid-19.

Mas a indústria é recheada de exceções. No caso, a startup de cosméticos masculinos, Dr. Jones só cresceu desde o começo da crise e projeta um faturamento de 5 milhões de reais nesse ano. O sucesso pode ser atribuído ao modelo de vendas focado no digital. A mudança, aliás, ganhou corpo em 2019, quando a empresa deixou de vender seus produtos em lojas físicas e online de terceiros para investir no próprio e-commerce.

A pandemia só acelerou as ações. A marca estava preparada para atender os consumidores digitalmente. Graças ao trabalho prévio, o faturamento cresce em média, 35% ao mês, desde fevereiro. A Dr. Jones foi criada em 2013 por André Popoutchi e Guilherme Campos, que trabalhavam como executivos do mercado financeiro. Essa proximidade com especialistas trouxe a certeza de que era imenso o potencial do mercado de beleza masculina no Brasil.

Antes da virada comercial, outros consultores foram ouvidos. Veio a certeza de que o modelo de venda direta ofereceria muitas vantagens. Sem intermediários, a rentabilidade sobre cada item produzido aumenta e a empresa consegue estabelecer uma conexão direta com os consumidores. Hoje, os canais digitais passaram a ser uma prioridade irreversível.

Para conquistar ainda mais clientes, a Dr. Jones captou agora em outubro um investimento de 6 milhões de reais, liderado pelo fundo Igah Ventures, com a participação da Norte Ventures. A Astella Investimentos e a Ignite Xl Ventures, que já apostavam na startup, acompanharam a rodada.

O montante será investido em três frentes: equipe, produto e marketing. Até o começo do ano que vem, a Dr. Jones deverá dobrar o número de colaboradores. Passará de 20 para 40 empregados. A empresa também planeja lançar produtos em novas categorias. Uma linha para tratamento de cabelos é uma novidade viável.

O restante do capital será aportado em marketing para atrair novos consumidores. Mesmo antes dessa rodada, a startup já vinha aumentando seus gastos. Em setembro passado, lançou um vídeo nas redes sociais convidando os consumidores a se libertarem das marcas tradicionais masculinas. Em uma alusão à data da Independência do Brasil.

O sucesso foi imediato: o vídeo teve cerca de 5 milhões de visualizações, o que fez as vendas subirem 114% nas últimas semanas do mês, além de incrementar o número de seguidores do Instagram da marca.

Fonte: Exame
Matéria de Caio 

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